Cultura

Curitiba será sede da 1ª Bienal Internacional do Livro do Paraná

Evento está programado para 2025 e promete receber grandes profissionais da literatura mundial

Curitiba vai receber a 1ª Bienal Internacional do Livro do Paraná. O evento, que também acontece em São Paulo e Rio de Janeiro, será em setembro de 2025 e compromete-se a reunir grandes nomes da literatura.

A 1ª Bienal Internacional do Livro do Paraná promete ser um marco no cenário cultural de Curitibadiz Lis Alves, responsável pela curadoria. O local contará com as Oficinas do Salão Profissional do Livro, cursos e seminários temáticos.

Bienal internacional do Livro acontecerá em Curitiba
Bienal Internacional do do Livro do Rio de Janeiro, em 2023. Foto: Divulgação

“Este evento irá integrar culturas, inovação, arte, literatura e mercado, trazendo para Curitiba novas realidades e discutindo comportamentos e novas formas de leitura na era da educação interativa e da tecnologia”, explica a profissional.

Ao mesmo tempo, junto à Bienal, também acontecerá o I Salão Internacional Profissional do Livro, da Leitura, Literatura e das Bibliotecas. Dessa forma, o espaço reunirá profissionais da produção e comercialização de livros, como editores, bibliotecários, representantes de direitos autorais, livreiros, agentes e autores

Além disso, também se juntarão importantes nomes e marcas do mercado editorial, como editoras, escritores, agentes literários e até produtores de cinema interessados em possíveis adaptações literárias.

O evento será em formato híbrido, reunindo líderes internacionais da indústria e formadores de opinião durante três dias para discutir novos desafios e analisar tendências.

Da mesma forma, I Bienalzinha de Curitiba estará no local, sendo direcionada ao público infanto-juvenil. Inspirada no clássico “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll, a iniciativa criará um espaço exclusivo para atender aos pequenos leitores e suas famílias.