A 15ª edição da Brasil Brau – Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, mais importante evento da indústria cervejeira no País, já tem data e local marcados: de 28 a 30 de maio de 2019, no São Paulo Expo, antigo Centro de Exposições Imigrantes.
Voltada a profissionais da área, a feira bienal reúne as principais novidades em máquinas e equipamentos, insumos, serviços, embalagem, consultoria e educação do universo da cerveja.
Quase seis mil visitantes e 73 expositores vindos de dez países diferentes participaram do evento em 2017, representando um crescimento de 30% em relação a 2015.
“Nosso objetivo para 2019 é prospectar novos segmentos, ampliando o escopo do evento para reunir fornecedores desde a produção do líquido até a apresentação do produto para o consumidor final, que envolve setores como logística, armazenamento e marketing.”, explica Luana Cloper, diretora de negócios da Brasil Brau, evento organizado pela Fagga GL events exhibitions.
O perfil do público, composto por profissionais com tomada de decisão – administradores e empresários, técnicos de cervejarias, comerciantes e consultores do segmento -, será ainda mais apurado. “Estamos empenhados em nos tornar o evento mais qualificado e produtivo do mercado.”, diz a diretora.
Para isso, a Brasil Brau vai expandir em 50% a área de estandes, passando a ocupar três mil metros quadrados do São Paulo Expo. O aumento na adesão de regiões cervejeiras também está no planejamento da edição de 2019, com uma divulgação massiva para atrair mais expositores do Centro-oeste, Nordeste e Sul do Brasil, além de outros países sul-americanos.
Novidade na feira, o "Brewer Lounge" é um espaço dedicado a duas ações. De um lado, haverá uma área de conteúdo em que expositores vão divulgar seus produtos através de apresentações e degustações em parceria com cervejarias clientes. Ao longo dos três dias, a área também abrigará degustações de cervejarias convidadas abertas ao público.
“O ambiente mais descontraído será uma nova ferramenta de conteúdo e comunicação para os expositores.”, explica Luana.
Prêmio Brasil Brau
Único do Brasil a premiar boas práticas da gestão do negócio cervejeiro, como design de embalagem, comunicação da cultura da cerveja, sustentabilidade e responsabilidade social, o concurso terá novas categorias para avaliação da banca em 2019: “Inovação tecnológica”, “Inovação em gestão” e “Excelência em exportação”.
Também serão incluídas categorias inéditas de júri popular, tanto para profissionais (“Profissional de destaque” – mestre cervejeiro e sommelier de cerveja) quanto institucionais (“Fábrica de destaque” – melhor cervejaria, melhor fornecedor de equipamentos e melhor fornecedor de insumos).
Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira
Para a 16ª edição do já consagrado congresso, que deve ter um crescimento de ao menos 20% de público participante, a intenção é agregar temáticas mais relacionadas à gestão do negócio cervejeiro. A parte técnica e a oferta de conteúdo internacional, elogiadas nos anos anteriores, serão mantidas pela organização – que busca, claro, trazer novos especialistas para compartilhar sua expertise no ramo.