Consolidada como a segunda maior casa dentre os 14 comitês presentes nas Olimpíadas de Paris, atrás apenas da anfitriã francesa, a Casa Brasil ficou com o lugar mais alto do pódio no que diz respeito à visitantes. Com média de mais de 5.800 pessoas por dia, a Casa atingiu a marca de mais de 100 mil visitantes ao longo dos 17 dias de funcionamento em 200 horas de programação.
Com patrocínio máster da Embratur, e patrocinadores como Governo Federal, Petrobras, Ministério do Esporte, Governo do Estado de Minas Gerais, Correios e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações – ApexBrasil, a Casa Brasil foi um pedacinho do Brasil idealizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Já sua produção e realização ficou toda a cargo da MChecon, juntamente com a agência EA, que reforça os aspectos culturais, musicais e gastronômicos da cultura brasileira em uma área de 5.000m2 no Parc La Villete, em Paris, na França.
“A Casa Brasil é um dos maiores cases que temos em nosso portfólio ao longo desses 20 anos”, conta Marcelo Checon, fundador e CEO da MChecon Cenografia. Ele reforça o quão complexo e desafiador é um projeto dessa magnitude, para clientes tão exigentes dentro do maior evento esportivo do planeta. “Uma responsabilidade imensa que fez com que tivéssemos que dedicar toda nossa energia e tomarmos decisões difíceis nesse processo, como, por exemplo, abrir mão do Rock in Rio desse ano”.
Durante todo o funcionamento da Casa Brasil, o ponto alto ficou com as transmissões dos jogos em dois grandes telões, um na área externa e outro na área interna, já a festa dos brasileiros dispensa apresentações. Além das transmissões, alguns dos principais medalhistas passaram pela casa, como Rayssa Leal, o time de judô, Gabriel Medina, Tati Weston, além de tantos outros que foram recebidos com festa, música e calor humano, característica peculiar e inconfundível do brasileiro.
Como embaixador da Casa Brasil, Galvão Bueno foi quem apresentou os medalhistas para o público lá presente, conduziu as cerimônias e eventos especiais. Agitando as redes sociais, muita criação de conteúdo com o squad da Play9, trazendo um line-up de 16 influenciadores como Fátima Bernardes, Tino Marcos, Valen Bandeira, Fabião, entre outros.
“O que nos deixou extremamente orgulhosos e satisfeitos foi quando recebemos inúmeros feedbacks ressaltando o quanto a casa Brasil é desejada e vista como referência entre todo movimento olímpico global. Isso nos faz já querer começar a nos planejar para Los Angeles, em 2028”, ressalta Gustavo Herbetta, Diretor de Marketing do Comitê Olímpico Brasileiro.