Qual é o fator que assegura o sucesso de um evento de marketing? Por que algumas marcas criam experiências tão memoráveis, enquanto outras passam despercebidas na memória dos fãs e consumidores?
De acordo com um estudo da MckInsey, 71% dos espectadores esperam que as marcas entreguem experiências mais personalizadas. Não à toa, o trabalho de um time de marketing envolve a criação e realização de eventos que funcionam como chave para conectar marcas, produtos e público. Diferente de uma interação com a imprensa, essas ocasiões são mais direcionadas aos consumidores, e têm o objetivo de gerar uma conexão mais emocional, além de engajar e trazer fidelização.
Essa é uma correlação importante de se entender para quem trabalha na área: saber o que são os eventos de marketing e como eles se diferenciam de outros formatos é essencial na construção de relacionamentos duradouros.
A pergunta, no entanto, é “como” fazer isso…
O que são eventos de marketing?
Em termos práticos, os eventos de marketing são iniciativas planejadas para promover produtos, serviços ou a própria marca por meio de experiências interativas. Diferentemente de eventos convencionais, como reuniões corporativas, eles focam em gerar emoção e valor agregado para o público.
Ocasiões desse tipo são planejadas e executadas por um time dedicado de marketing, que conceitualiza a ideia de uma determinada ação, as atividades que ela apresenta e como ela pode trazer uma imersão do público à marca por trás do evento.
Entretanto, eventos de marketing não pertencem “só” ao marketing, e suas realizações, por muitas vezes, envolvem o trabalho de vários departamentos, como times de redes sociais, comunicação e assessoria de imprensa e, em diversos casos, até mesmo tecnologia.
A importância dos eventos de marketing para as marcas
Experiência Imersiva e Conexão com o Público
Nos anos mais recentes, os eventos de marketing têm prezado por ativações de marca mais interativas, ampliando a participação do público e gerando uma sensação de “pertencimento” para o consumidor.
Um bom exemplo disso é a Brasil Game Show, cujos expositores costumeiramente empregam atividades de realidade virtual em seus estandes, além de interações ao vivo e ambientes temáticos para envolver os participantes. Esses elementos sensoriais criam uma conexão emocional, tornando a marca mais evidente na memória.
Construção de relacionamentos
Marcas como a Red Bull utilizam eventos para aproximar-se de nichos específicos, fortalecendo a confiança e gerando advocates da marca. Este é um ponto interessante, já que a marca em si tem participação em diversos nichos esportivos, mesmo não sendo, ela própria, um produto de esportes.
Alguns exemplos interessantes disso são a Red Bull Air Race e a Red Bull Showrun, voltadas, respectivamente, a fãs das acrobacias aéreas e entusiastas de carros. Essa forma da empresa trabalhar cada parte do ramo esportivo de maneira específica também é uma forma inteligente de conduzir eventos de marketing, gerando pertencimento em vários campos distintos.
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Tipos de eventos de marketing
Eventos corporativos
Eventos corporativos ainda trazem um toque do marketing na divulgação de produtos ou discussão de temas. Esses servem a propósitos multifacetados: não só demonstra os produtos ou soluções de uma empresa, mas facilita a captação de leads que podem se tornar novos clientes.
- Exemplo: UpFront 2025
- Dica: Use workshops para educar o público enquanto promove sua solução
Eventos digitais
A pandemia da COVID-19 acabou fortalecendo um conceito bastante tecnológico de promoção de eventos de marketing: as reuniões virtuais se tornaram bastante comuns para a exibição de produtos e soluções quando os encontros presenciais não eram possíveis.
- Exemplo: Webinars com especialistas e recursos de chat ao vivo para engajar participantes globalmente
Eventos de live marketing
Eventos focados em Live Marketing adicionam uma experiência mais personalizada para os fãs de uma marca. Isso porque o Live Marketing é uma vertente do marketing presencial, que proporciona experiências que aproximam e criam conexão emocional entre marcas e consumidores.
- Case: Heineken Village 2024, com ativações de tributo a Ayrton Senna, durante o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1
Como os eventos de marketing criam experiências imersivas
A imersão de quem participa de um evento é um dos objetivos primários de qualquer marca. É por meio dela que, quando uma pessoa sai de uma ativação, a lembrança dela ainda seguirá com ele por dias, meses, talvez até anos. E saber trabalhar essas sensações é um diferencial que coloca qualquer empresa à frente da concorrência.
A Budweiser e a Claro são ótimos exemplos disso: durante o Lollapalooza 2024, a “Bud” levantou a sua estrutura de modo a priorizar uma visão 360º do festival, com muitos espaços instagramáveis e DJs conduzindo sons ambientes.
Já a operadora de telefonia e internet promoveu uma ação de realidade virtual durante o MARTE Festival, onde por meio de um óculos 3D, os visitantes de sua estrutura puderam “viajar” pelo festival a bordo de um foguete.
Mas claro, a visão, a audição e o paladar são apenas algumas das sugestões para se criar uma experiência memorável em qualquer evento de marketing. A aplicação tecnológica permite que a marca “brinque” com todo o espectro sensorial de uma pessoa, o que abre espaço para ativações verdadeiramente únicas.
Ativações de marca em eventos de marketing
- Estratégia: Use tecnologia (ex: QR codes em pontos estratégicos) para guiar o público por uma jornada personalizada.
- Exemplo: A Nike usou estações de treino interativas em maratonas para promover novos tênis.
Assim como a produção, a escolha do lugar para eventos de marketing memoráveis também é de extrema importância. Saiba o que procurar na busca pela venue ideal para a sua celebração em nosso e-Book: “10 lugares incríveis para organizar eventos“.
Melhores eventos de marketing que acontecem anualmente
Principais Eventos para Participar
- CES (Consumer Electronics Show): Referência em inovação tecnológica
- Cannes Lions: Celebra criatividade e estratégias de marketing global
Eventos presenciais vs. digitais
A participação em eventos de marketing não é necessariamente atrelada à presença física. A pandemia da COVID-19 mostrou que é possível conduzir experiências memoráveis à longa distância.
Entretanto, é interessante considerar que cada formato tem suas vantagens e desvantagens na busca pelo sucesso de uma ação.
- Presencial: eventos que requerem a presença física (como o SXSW, por exemplo) têm a vantagem do famoso “olho no olho”. A interação direta, humanizada, é sempre a melhor forma de criar uma conexão emocional. Entretanto, esse formato tem uma limitação logística e financeira: há custos de aluguel de espaço, montagem, contratação de pessoal, treinamento; fora as questões de lotação máxima e uma dificuldade maior em coletar e tabular dados de engajamento.
- Digital: eventos virtuais, ou “digitais” (como o Meta Connect), ganharam projeção durante o isolamento causado pela pandemia, e o formato permaneceu quando esta se tornou mais flexível. Ao contrário da contraparte presencial, os eventos digitais de marketing trazem dados mais precisos, uma capacidade de público maior por meio da estrutura online e tende a ser mais barato, haja vista que custos logísticos são praticamente anulados. No entanto, são poucas as experiências que verdadeiramente garantem uma ocasião memorável se feita apenas por uma videochamada.
Planejamento de eventos de marketing
- Passo 1: Defina objetivos claros (ex: gerar leads ou fortalecer branding)
- Passo 2: Escolha a plataforma ideal (presencial, híbrida ou 100% digital)
- Ferramentas: Use apps como Eventbrite para gestão de ingressos e Mailchimp para nurture pós-evento
Conclusão
De uma forma geral, os eventos de marketing são mais que táticas passageiras. Considerando todo o investimento, esforço e capacidade técnica necessários para executá-los, eles são investimentos de grande porte em relacionamentos e experiências que consolidam marcas.
É por meio deles que a sua marca não apenas se torna conhecida e lembrada, como também o público é capaz de interagir com ela dentro de uma perspectiva mais intimista e próxima, levando ao engajamento e identificação pessoal.
André Moretti, CEO da Modale Cenografia e colunista do Promoview, já afirmou que “nenhum evento começa no dia da montagem“. Para ele, o sucesso está nos detalhes planejados semanas ou meses antes. “Um bom planejamento não elimina os imprevistos, mas minimiza riscos e aumenta a capacidade de resposta”.
Também colunista, a diretora-geral da Cross Networking e sócia e membro do conselho da Holding Club, Tati Oliva, fala em “love brands”, ou seja, marcas que conseguem estabelecer uma conexão tão aprofundada com seus fãs, que acabam gerando uma relação além do consumo – existe uma fidelização por identificação pessoal.
“Essa relação, baseada em valores, crenças, atitudes e até opções estéticas compartilhadas, cria um sentimento de confiança e admiração, que resulta em consumidores mais leais e com maiores chances de recomendar os produtos ou serviços de determinada empresa”, ela argumenta.
O fato é que ambos os especialistas tocam em pontos que ressoam bastante com a realização dos eventos de marketing: nenhum espectador vai se lembrar de uma ocasião simplista, que não o faz se sentir como o foco da atenção da marca. Por essa razão, apostar em todas as experiências vistas ao longo deste texto – e se ajustar conforme a sua demanda vai ficando mais específica – pode ser a chave para que o seu produto encontre o sucesso absoluto.
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