Consolidada como o maior e mais importante evento para geração de negócios, lançamentos e inovação da América Latina, a Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial registra crescimento de 25% já na segunda edição, agendada para o período de 7 a 11 de maio, no São Paulo Expo.
Numa área de 55 mil m², 750 marcas nacionais e internacionais vão apresentar o que há de mais moderno e inovador nos segmentos de Acessórios (Dispositivos e Componentes), Automação Industrial, Robótica, Controle de Qualidade Integrado à Fabricação, Equipamentos Hidráulico e Pneumático, Válvulas, Bombas e Compressores, Equipamentos para Movimentação e Armazenagem, Ferramentas Manuais de Corte, Máquinas, Equipamentos, Máquinas-Ferramenta, Corte e Solda, Manufatura Aditiva, Prototipagem e Impressão 3D.
Na avaliação da diretora da Informa Exhibitions, Liliane Bortoluci, parte desse crescimento se deve aos bons resultados obtidos pelas empresas expositoras na edição inaugural, em 2017. “A Expomafe aconteceu nos primeiros meses da recuperação da economia. A feira abriu uma janela de oportunidades para os empresários que buscavam atualizar suas plantas para ganhar competitividade naquele início de retomada do consumo.”, explica.
Ao mesmo tempo, a organização colocou em prática uma agressiva estratégia de divulgação da feira no Brasil e Exterior, com presença marcante em algumas das principais feiras mundiais da indústria metalomecânica: IMTS – Intenational Manufacturing Technology Show e Fabtech – Metal Forming, Fabricating, Welding and Finishing Expo (ambas nos Estados Unidos), EMO – The World of Metalworking (Alemanha), Fimaqh – Feria Internacional de la Máquina Herramienta y Tecnologias para la Producción (Argentina) e FIB – Feira Internacional de Bogotá (Colômbia).
Em decorrência disso, a Expomafe 2019 está ainda mais internacionalizada que na primeira edição, com pelo menos três pavilhões estrangeiros confirmados até o momento – Alemanha, Estados Unidos e China – e estandes individuais de empresas de sete países: Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Suíça, China, Argentina e Japão.
A divulgação internacional mirou também nos compradores, e a expectativa é que a feira receba visitantes de pelo menos 30 países. Ao todo, 55 mil profissionais devem visitar a Expomafe 2019, das áreas de engenharia, industrial, manutenção, produção, qualidade e manufatura, além de instrutores e alunos de instituições de ensino técnico que comparecem ao evento para conhecer as mais modernas inovações industriais.
Inovação
A inovação ganha destaque nesta segunda edição da Expomafe. Junto às novidades apresentadas em primeira mão pelas empresas expositoras para continuar provendo a indústria de maior produtividade e competitividade, a inovação estará presente numa programação técnica de alto nível, em eventos como o Estande Temático, Parque de Ideias, Seminários e Palestras.
Dentre os confirmados, destaca-se o seminário da VDI (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha) com o tema “Indústria 4.0: diretrizes e padrões oficiais do modelo alemão”.