Festa de influenciadores

Cancelamento da “Farofa da Gkay” marca reviravolta inesperada no calendário de eventos de 2024

Tradicional festa de influenciadores seria aberta ao público pela primeira vez, mas foi cancelada por falta de patrocinadores

Conhecida por reunir vários influenciadores em uma festa bastante agitada, a Farofa da Gkay, teve seu cancelamento confirmado duas semanas antes da sua realização. Programada para os dias 3 a 5 de dezembro, a edição de 2024 tinha um diferencial significativo: seria a primeira aberta ao público, marcando uma transição do formato exclusivo para convidados para um modelo acessível a uma audiência mais ampla.

Segundo apurado pelo Terra, que obteve um comunicado da assessoria da influenciadora — nome real Gessika Kayane — o cancelamento está relacionado a desafios logísticos e financeiros: o portal afirmou que a organização sequer conseguiu fechar um hotel para realização do evento.

Imagem da influencer Gessika Kayane: dona da festa "Farofa da Gkay", que passou por cancelamento
Imagem: GKay/Reprodução, via Instagram

Cancelamento da Farofa da Gkay sinaliza revisão de prioridades de patrocinadores

Desde sua estreia em 2017, a “Farofa da Gkay” tornou-se um marco no mercado de influenciadores e celebridades, atraindo grandes nomes e abrindo espaço para sites de fofoca e cobertura digital. Antes restrito a convidados, a edição de 2024 seria a primeira aberta a público, mas o cancelamento da ocasião parece ser a conclusão de um longo percurso cheio de desafios.

Segundo apurado pela imprensa, a influenciadora já havia enfrentado dificuldades em fechar parcerias e garantir a infraestrutura necessária para um evento desse porte, a começar pelo local: comumente realizada no resort Marina Park, o estabelecimento decidiu ficar de fora da festa este ano, fazendo com que a organização da Farofa da Gkay corresse contra o tempo para assegurar um novo lugar. Diante disso, o cancelamento se tornou uma possibilidade mais evidente.

Em edições anteriores, marcas como Esportes da Sorte, LATAM Airlines e Listerine participaram do evento. Nenhuma outra marca se manifestou publicamente sobre o cancelamento da Farofa da Gkay até o fechamento desta matéria.

Neste quadro, a desistência foi a melhor opção para a organização, ao invés de se arriscar a trazer uma festa abaixo das expectativas, considerando que essa seria a primeira edição com participação do público.

Repercussões para o mercado de eventos e influenciadores

O cancelamento da “Farofa da Gkay” ressalta a crescente dependência de patrocínios para viabilizar grandes eventos no Brasil, especialmente aqueles promovidos por influenciadores digitais. Eventos de grande porte, como a “Farofa”, também servem como vitrines para marcas que buscam associar-se ao universo jovem e digital.

A ausência do evento em 2024 deixa um espaço considerável no mercado de ativações de fim de ano, tradicionalmente competitivo. Além disso, a decisão reacende discussões sobre os desafios que os influenciadores enfrentam ao expandir seus projetos além do ambiente digital, especialmente quando envolvem públicos massivos.