Rio de Janeiro - O Itaú vai participar, pela terceira vez, do Web Summit Rio, um dos eventos mais tradicionais sobre inovação da América Latina. Para a edição de 2025, o banco vai apresentar um painel dedicado à aplicação da inteligência artificial (IA) e outras tecnologias emergentes na melhoria de serviços bancários.
O banco não apenas será um dos painelistas, mas também atua como apoiador institucional e financeiro, assinando o Web Summit Rio como um de seus principais patrocinadores.
Bem-estar financeiro por meio da IA é a pauta do Itaú no Web Summit Rio

O painel apresentado pelo Itaú promete ser um dos maiores do Web Summit Rio: não apenas pela apresentação ficar sob encargo do CEO do banco, Milton Maluhy Filho, como também por abordar um tema que já está bastante atrelado à rotina do consumidor.
Poucos usuários se dão conta, mas serviços de open finance já usam a inteligência artificial para analisar perfis de investimento, recomendando carteiras e ações que auxiliem o cliente na busca pelo bem-estar financeiro.
Vale lembrar que, na edição do ano passado, a IA também foi tema de algumas das apresentações.
A ideia do painel é entender como a tecnologia pode ser levada além disso:
“O Web Summit é uma oportunidade estratégica de mostrar como a tecnologia tem sido incorporada de forma real ao nosso negócio. Desde soluções para grandes empresas até funcionalidades no Superapp, a inovação no Itaú é aplicada com um propósito: promover o bem-estar financeiro das pessoas”, afirma Rodrigo Montesano, Head de Experiência de Marca e Patrocínios do Itaú Unibanco.
Além do painel principal, Itaú estará em palestras conjuntas com Vivo, Visa e terá arena tecnológica

Outros destaques que o Itaú levará ao Web Summit Rio incluem a Arena Itaú, com uma agenda intensa voltada à tecnologia, inovação e sustentabilidade. O espaço recebe especialistas do banco e convidados nacionais e internacionais em discussões sobre temas estratégicos para negócios e sociedade.
Na programação, estão o painel sobre segurança digital com participação da Vivo e TikTok, e a presença de Jonathan Kolozsvary, da Visa, debatendo o impacto da Creator Economy. A agenda inclui ainda a palestra “Aquecimento COP-30”, conduzida por Luciana Nicola.
O banco promove também a Orange Hour, iniciativa do Itaú BBA para clientes selecionados. O encontro contará com dois painéis sobre aplicações práticas da IA generativa em setores como entretenimento e tecnologia, com presença de representantes da NVIDIA, Microsoft, AWS, LiveMode e Rock World.
“Acreditamos que a inovação e impacto social se encontram para transformar a experiência dos nossos clientes e gerar valor para a sociedade. O patrocínio ao Web Summit faz parte da nossa estratégia de estar onde as grandes conversas acontecem — conectando o Itaú aos protagonistas da nova economia e antecipando tendências que moldam o futuro dos negócios”, afirma Montesano.
“Queremos ser o principal banco do cliente. Porque, se uma pessoa abrir o celular hoje, ela provavelmente terá o app de dois ou três bancos. Um dos meus papéis em experiência de marca é pensar como eu trago benefícios tangíveis para que o cliente escolha o Itaú como seu banco principal.”
Rodrigo Montesano, Head de Experiência de Marca e Patrocínios do Itaú Unibanco