A partir de 27 de abril

Itaú discute adoção da IA no aprimoramento de serviços bancários no Web Summit Rio

Evento conta com apoio financeiro e institucional do banco, que levará o CEO Milton Maluhy Filho para falar da tecnologia bancária a serviço da inovação

Rio de Janeiro - O Itaú vai participar, pela terceira vez, do Web Summit Rio, um dos eventos mais tradicionais sobre inovação da América Latina. Para a edição de 2025, o banco vai apresentar um painel dedicado à aplicação da inteligência artificial (IA) e outras tecnologias emergentes na melhoria de serviços bancários.

O banco não apenas será um dos painelistas, mas também atua como apoiador institucional e financeiro, assinando o Web Summit Rio como um de seus principais patrocinadores.

Bem-estar financeiro por meio da IA é a pauta do Itaú no Web Summit Rio

Imagem conceitual de um dos espaços do Itaú no Web Summit Rio 2025
Imagem: Itaú/Divulgação

O painel apresentado pelo Itaú promete ser um dos maiores do Web Summit Rio: não apenas pela apresentação ficar sob encargo do CEO do banco, Milton Maluhy Filho, como também por abordar um tema que já está bastante atrelado à rotina do consumidor.

Poucos usuários se dão conta, mas serviços de open finance já usam a inteligência artificial para analisar perfis de investimento, recomendando carteiras e ações que auxiliem o cliente na busca pelo bem-estar financeiro.

Vale lembrar que, na edição do ano passado, a IA também foi tema de algumas das apresentações.

A ideia do painel é entender como a tecnologia pode ser levada além disso:

“O Web Summit é uma oportunidade estratégica de mostrar como a tecnologia tem sido incorporada de forma real ao nosso negócio. Desde soluções para grandes empresas até funcionalidades no Superapp, a inovação no Itaú é aplicada com um propósito: promover o bem-estar financeiro das pessoas”, afirma Rodrigo Montesano, Head de Experiência de Marca e Patrocínios do Itaú Unibanco.

Além do painel principal, Itaú estará em palestras conjuntas com Vivo, Visa e terá arena tecnológica

Imagem do CEO do Itaú, Milton Maluhy Filho
O CEO do Itaú, Milton Maluhy Filho (Imagem: Itaú/Divulgação)

Outros destaques que o Itaú levará ao Web Summit Rio incluem a Arena Itaú, com uma agenda intensa voltada à tecnologia, inovação e sustentabilidade. O espaço recebe especialistas do banco e convidados nacionais e internacionais em discussões sobre temas estratégicos para negócios e sociedade.

Na programação, estão o painel sobre segurança digital com participação da Vivo e TikTok, e a presença de Jonathan Kolozsvary, da Visa, debatendo o impacto da Creator Economy. A agenda inclui ainda a palestra “Aquecimento COP-30”, conduzida por Luciana Nicola.

O banco promove também a Orange Hour, iniciativa do Itaú BBA para clientes selecionados. O encontro contará com dois painéis sobre aplicações práticas da IA generativa em setores como entretenimento e tecnologia, com presença de representantes da NVIDIA, Microsoft, AWS, LiveMode e Rock World.

“Acreditamos que a inovação e impacto social se encontram para transformar a experiência dos nossos clientes e gerar valor para a sociedade. O patrocínio ao Web Summit faz parte da nossa estratégia de estar onde as grandes conversas acontecem — conectando o Itaú aos protagonistas da nova economia e antecipando tendências que moldam o futuro dos negócios”, afirma Montesano.

“Queremos ser o principal banco do cliente. Porque, se uma pessoa abrir o celular hoje, ela provavelmente terá o app de dois ou três bancos. Um dos meus papéis em experiência de marca é pensar como eu trago benefícios tangíveis para que o cliente escolha o Itaú como seu banco principal.”

Rodrigo Montesano, Head de Experiência de Marca e Patrocínios do Itaú Unibanco
Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.