O Latam Retail Show, o maior evento de varejo e consumo B2B da América Latina, começou ontem (17), com foco no uso da inteligência artificial no comércio e suas implicações diretas para os consumidores.
Organizado pela Gouvêa Ecosystem, o evento acontece até quinta-feira (19) e reúne mais de 250 palestrantes, entre nacionais e internacionais. São cerca de 100 horas de conteúdo, distribuídas entre atividades pagas e gratuitas. Ao longo do evento, também serão apresentadas 12 pesquisas, além do Prêmio Retail Experience Awards.
O público presente também terá a oportunidade de conhecer, com exclusividade, o conceito de loja futurista. O Shop AI Cacau Show Lab, um espaço inovador, explora as tecnologias mais avançadas do varejo. Com a integração da inteligência artificial, a loja transformará a maneira como os consumidores interagem com as marcas, proporcionando uma experiência única e imersiva.
Dessa forma, as soluções apresentadas têm o potencial de redefinir o futuro do comércio, demonstrando como a IA pode automatizar processos e personalizar o atendimento.
“O Latam Retail Show é uma plataforma estratégica para discutir e transformação do setor varejista de forma ampla. A tecnologia e o digital redefiniram a forma como atuar nesse setor e nosso objetivo é proporcionar um espaço onde essas mudanças são analisadas em profundidade e em âmbito global. Debater e entender essas inovações é essencial para que varejistas e seus fornecedores se preparem para esse futuro”, ressalta Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem.
Debates sobre o varejo traz grandes nomes do setor
Na área de congresso, o público terá acesso a mais de 60 palestras e painéis temáticos. O evento contará com a participação de Ryan McCarthy, Vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento de Negócios Globais da Circana, Marcelo Trevisan, Sr Dir Global Jordan Planejamento na Nike e Munir Trad, Diretor Sênior de Planejamento Integrado como palestrantes internacionais.
Além disso, o Latam Retail Show receberá Alexandre Costa, fundador da Cacau Show; Caito Maia, Fundador da Chilli Beans, Luiza Trajano, Presidente do Conselho de Administração da Magalu e Alexandre Birman, CEO da AZZAS 2154 no Mega Fórum, que trará para debate como as mega stores estão se destacando no varejo.
Levantamentos sobre os impactos nos setores de varejo e consumo
Da mesma forma, um dos grandes momentos aguardados no Latam Retail Show será a apresentação de pesquisas sobre o futuro do varejo e do consumo. Entre os estudos mais esperados, destaca-se a 5ª edição de “Consumidor do Amanhã”, conduzida pela Mosaiclab, que trará insights reveladores sobre as transformações no comportamento do consumidor.
Além disso, o evento reunirá outros nove estudos de peso, cobrindo temas essenciais para o setor. A pesquisa “Impacto do ESG nas Decisões dos Consumidores”, desenvolvida pelo IDV, revelará como a sustentabilidade tem moldado escolhas no varejo. Já a Mastercard apresentará o estudo “Oportunidades e Desafios do Retail Media para Marcas e Varejo”, explorando as novas fronteiras da publicidade no ambiente de compras.
Por fim, a Globo trará o “Panorama do Consumo – Black Friday 2024”, enquanto a WGSN se aprofundará na “Evolução do Mercado de Criadores para Marcas”. O estudo da Samsung Ads, “O Novo Consumidor de Conteúdo e Publicidade na TV”, revelará as mudanças no perfil de quem consome mídia em tempos de plataformas digitais.
Serviço Latam Retail Show – 9ª edição
Data: de 17 a 19 e setembro
Local: Expo Center Norte São Paulo