São Paulo - No começo de fevereiro, a Liga Nacional de Futebol – NFL – confirmou uma nova partida a ser realizada em São Paulo ainda em 2025. Hoje (19), uma das marcas com maior índice de fidelização de consumidores ofereceu mais detalhes sobre o seu retorno ao solo brasileiro.
O intuito é aproveitar o crescimento de público do futebol americano no Brasil: segundo a CNN, a partida da liga em 2024, entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, teve números bem expressivos, com a transmissão via ESPN registrando a terceira maior audiência do canal em um jogo da liga (224%), fora a TV aberta e streaming via CazéTV.
O crescimento do futebol americano no Brasil
O consumo do futebol americano no Brasil vem crescendo em margens interessantes. Segundo a plataforma de análise alemã Statista, é esperado que, em 2025, a indústria liderada pela NFL atinja um faturamento de US$ 99,39 milhões em ofertas – não só em São Paulo, mas sim no país todo – relacionadas a produtos (jerseys, bolas, itens customizados etc.). As projeções para 2029 ampliam esse número para US$ 111,5 milhões.
Pela mesma fonte, um outro levantamento indica que, nas projeções de mídia – onde são incluídas as transmissões das partidas – esses valores são igualmente interessantes: US$ 55,87 milhões em 2025, com salto para US$ 59,64 milhões em até 2029.
Embora as projeções exibam ganhos inferiores a 3% entre agora e o fim da década, é importante ressaltar que a NFL vem a São Paulo uma vez por ano – ao menos, é o que indica a tendência caso os crescimentos entre 2024 e 2025 se confirmem. Para quem faz apenas um evento no país, esses valores podem chamar a atenção.
Não à toa, a edição de 2024 contou com diversas ativações nacionais, com nomes como Centauro, Perdigão, Beats, Approve e Visa participando da ocasião.
NFL em São Paulo: onde será e como assistir o jogo em 2025
De acordo com a organização por trás do evento, a volta da NFL para São Paulo já tem data e local definidos, mas ainda faltam alguns detalhes.
A exemplo da partida de 2024, a Arena Corinthians (Neo Química Arena) será novamente o palco do certame, especificamente realizada no dia 5 de setembro de 2025. A data corresponde à primeira sexta-feira da Semana 1 da temporada regular do futebol americano neste ano.
Novamente, a realização será feita pela XP Investimentos, que patrocina a NFL no Brasil. Ainda não há, entretanto, informações sobre quais marcas vão promover ativações no evento – é provável que esses detalhes sejam decididos individualmente ao longo deste primeiro semestre.
Quanto aos times, sabemos de um deles: o Los Angeles Chargers agirá como o “time da casa” em 2025, sendo a primeira equipe divulgada para a partida da NFL em São Paulo neste ano. O adversário, no entanto, ainda não foi informado pela organização.
“Após um primeiro jogo bem-sucedido e memorável no Brasil em 2024, estamos muito felizes em confirmar o retorno da liga a São Paulo, com o Los Angeles Chargers como time designado, dando continuidade a essa incrível história no mercado brasileiro“, disse Luis Martinez, Gerente Geral da NFL Brasil. “Continuaremos fazendo história e estamos ansiosos para oferecer mais uma experiência inesquecível aos apaixonados fãs de futebol americano no Brasil.“
Já A.G. Spanos, Presidente de Operações Comerciais do Los Angeles Chargers, ressaltou a oportunidade que o time tem ao protagonizar o retorno da NFL a São Paulo: “é uma honra representar a NFL mais uma vez em um palco internacional. Também é uma grande oportunidade para ajudar a expandir o esporte e levar a marca dos Chargers a milhões de fãs na América Latina. O Brasil é um dos países mais incríveis do mundo, vibrante, dinâmico e culturalmente diverso, e mal podemos esperar para sentir o calor e a paixão do povo brasileiro durante nossa visita“.
Finalmente, o presidente do Corinthians, Augusto Melo, também comentou o anúncio: “é uma grande fonte de orgulho para o Corinthians sediar novamente um jogo da NFL. Isso exemplifica a grandiosidade do nosso estádio e a competência da nossa equipe, que torna possível recebermos eventos internacionais como este, transformando completamente o nosso espaço”.
“Ter um evento dessa magnitude acontecendo novamente em São Paulo só engrandece ainda mais a nossa cidade, e ter o Corinthians envolvido nessa parceria é extremamente importante para o nosso clube”, completou o dirigente.