Entre os dias 7 e 11 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, acontecerá o 11º Salão do Artesanato, maior vitrine do artesanato brasileiro. No encontro estão previstos cerca de 60 mil visitantes e mais de 1000 artesãos que estarão expondo e comercializando o que há de melhor na produção artesanal brasileira.
Serão milhares de produtos da mais alta qualidade e com grande valor cultural agregado, trabalhos executados em madeira, barro, cerâmica, fios, tecidos, sementes, fibras, capim, bambu, prata, metais, couro e muitos outros elementos transformados em objetos de decoração, utilitários, móveis, roupas, joias, bijouterias e acessórios, à disposição dos visitantes.
Além disso, o visitante poderá participar de oficinas, assistir a shows de danças e músicas regionais, desfrutar os pratos da culinária típica de todas as partes do Brasil. A entrada é franca nas três primeiras horas do evento.
O evento, aberto ao público das 11h às 22h de quarta a domingo, contará com uma programação variada e atrativa. Destaque para as oficinas gratuitas, presença de mestres artesãos fazendo suas peças ao vivo, shows com artistas regionais, apresentações de danças tradicionais e folclóricas, e ainda gastronomia típica apresentada no Festival Brasil na Panela.
O 11º Salão do Artesanato, organizado pela Rome Eventos, promotora das maiores e mais tradicionais feiras comerciais de Brasília, Rio de Janeiro e de outros estados, tem como proposta valorizar a importância cultural do artesanato para a preservação das raízes históricas dos povos e incentivar a venda de produtos, colaborando assim para geração de emprego e renda de famílias que fazem do artesanato a única forma de subsistência.
De acordo com Rômulo Mendonça, diretor da Rome Eventos, 2018 é um ano de profundas mudanças e novas perspectivas para este segmento. “O salão pode contribuir significativamente para a comercialização de peças artesanais para lojistas e consumidores finais, já que este evento oferece, aos líderes de cada setor envolvido, todo o apoio necessário para que se mantenham no mercado e consigam expandir seus negócios”, reforça Rômulo.
O diretor aponta ainda que, por meio da realização em grande escala para lojistas, é possível firmar parcerias, fechar acordos comerciais e ampliar o networking. “O 11º Salão do Artesanato São Paulo chega para atender à demanda de boa parte dos artesãos que entendem que São Paulo é uma porta comercial importante. Nesta edição, contamos com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) para viabilizar o encontro na capital paulista”, afirma o dirigente.