Os alunos do projeto “Alfabetização Cidadã – da digital ao digital”, iniciativa da Samsung que contribui com educação dos brasileiros por meio da alfabetização de adultos que trabalham com descarte de resíduos, estão prontos para começarem uma nova etapa em suas vidas.
No último sábado (28/07), eles participaram de uma cerimônia emocionante para receber o certificado de conclusão do curso após seis meses de aulas realizadas em cooperativas de São Paulo.
A festa para a entrega do diploma deu início a um novo ciclo na vida de cerca de 300 adultos, entre 18 e 83 anos de idade, que aprenderam a ler e escrever com a ajuda da tecnologia da Samsung, aliada com a metodologia de ensino do Instituto Paulo Freire e do aplicativo Palma Escola, da IES2, que combina imagens, sons e letras para ajudar no desenvolvimento da aprendizagem.
Para Juliana Silva, aluna e oradora da turma da Cooperativa Vitória do Belém, participar da iniciativa foi uma ótima experiência. “É muito gratificante ver que meus colegas já sabem ler e escrever. Todas as pessoas merecem a chance de voltar a estudar.”, contou.
“Fui aprendendo a ler no dia a dia. Comecei a entender as letras, os pontos, comecei a formar as palavras. Ter aprendido a ler e a escrever me fez ter mais respeito pelas pessoas. Agora, quero fazer supletivo para poder ensinar o próximo.”, declarou Leonardo Ricardo, um dos alunos do projeto.
O projeto “Alfabetização Cidadã” integra o Samsung Social, iniciativa da marca que patrocina Institutos e Fundações para um mundo mais inclusivo e sustentável, além de ajudar na democratização do acesso à educação, esporte, inovação e cultura.
“A Samsung acredita que o uso da tecnologia conecta as pessoas ao conhecimento e por isso investe em projetos como o ‘Alfabetização Cidadã’. Esses alunos mudaram suas histórias e agora têm pela frente um novo mundo de oportunidades que o conhecimento é capaz de proporcionar. Temos certeza que essa iniciativa vai inspirar mais pessoas a desafiarem barreiras e irem além.”, afirma Camila Pádua, gerente de Marketing Corporativo da Samsung Brasil.
“Estamos falando de inclusão social e digital, o resultado final foi muito mais do que a alfabetização dessas pessoas”, finaliza Camila.