Capital da indústria automobilística nos anos de 1960, São Bernardo do Campo, em São Paulo, terá em 2018 seu primeiro evento internacional para o setor.
Em agosto, o município receberá um simpósio internacional que falará sobre a tecnologia na fabricação de carros com direito a exposição de veículos no Pavilhão Vera Cruz. Além disso, também haverá apresentação sobre o caça Gripen, que será fabricado na cidade.
O evento terá a participação de cerca de dez empresas internacionais e de todas as montadoras localizadas no município. Serão dois dias de evento, 14 e 15 de agosto, para tratar sobre diversos assuntos ligados à tecnologia da indústria automobilística no Exterior e realizar uma comparação com o que ocorre no Brasil. Entre os temas que serão debatidos estão: biogás; veículos autônomos; futuro da indústria brasileira; e a indústria 4.0.
“A ideia da Prefeitura de São Bernardo é fazer com que esse evento não seja apenas algo para um ou dois dias, mas que tenha um legado para as empresas que vão participar dessa história e também para os estudantes, pois queremos reunir os empresários, o poder público e também a academia que pode aprender muito mais nessa situação.”, explicou Sadao Hayashi, diretor de Assuntos Industriais/Inovação e Tecnologia, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo.
O Simpósio de Tecnologia da Área Veicular vai ser dividida em dois pontos. O primeiro será com as palestras sobre os mais variados temas com uma série de palestrantes, sendo que 50% deles serão estrangeiros. O segundo será a exposição dos veículos das empresas participantes. Segundo Sadao, industrias da China, Coreia do Sul e Alemanha já garantiram a participação no evento.
Por causa do apoio da Prefeitura a ação terá a entrada franca, apesar de não ter dinheiro público envolvido. “Foi uma luta grande para trazer esse evento para a São Bernardo. Ele já vem acontecendo há pelo menos seis anos em São Paulo. Mas São Bernardo precisava de algo deste tipo, pois somos o principal polo automobilístico do País e não existia eventos assim na cidade.”, disse Sadao. A organização do evento será da Autocluster-ABC.