
Nesta quinta-feira (24), Spotify reuniu profissionais do mercado publicitário em São Paulo para celebrar as campanhas mais criativas e eficazes desenvolvidas na plataforma ao longo do último ano. A terceira edição do Spotify Hits, premiação criada para reconhecer a excelência criativa e os resultados entregues por marcas e agências, reforçou o papel estratégico do Brasil dentro da operação global da empresa.
Durante o evento, Diana Ramírez, Head de Advertising do Spotify LATAM, destacou que o Brasil não apenas representa o maior motor de crescimento da região, como também lidera em maturidade, ousadia criativa e uso inteligente das ferramentas da plataforma. “Vemos no Brasil muita criatividade, o país está realmente aumentando o nível. O Brasil está cerca de cinco anos à frente de outros mercados da região”, afirmou.
Segundo dados da Comscore apresentados por ela, o país é o terceiro maior consumidor de podcasts no mundo. Além disso, o brasileiro passa em média 2,5 horas por dia no Spotify — um dado que reforça a relevância do país dentro dos 675 milhões de usuários ativos mensais que a plataforma possui globalmente.

Outro destaque da entrevista, exclusiva ao Promoview, foi a revelação de que o Spotify Hits foi criado no Brasil há três anos, como uma forma de valorizar a criatividade local. Desde então, o modelo foi replicado em outros países. A executiva também mencionou o lançamento recente do Spotify Ad Exchange (SAX) na América Latina, nova tecnologia que permite a compra programática de mídia em ambiente seguro e escalável.
Apesar de não haver planos concretos para ativações proprietárias ao longo do ano, a executiva adiantou que o time de Spotify Advertising tem presença confirmada como speaker em eventos de tecnologia, incluindo o Web Summit Rio.
Cases vencedores do Spotify Hits 2024

Os vencedores desta edição do Spotify Hits foram reconhecidos por ações que combinaram criatividade, impacto e mensuração de resultados. Alguns dos cases premiados também participarão de uma etapa global do projeto, com apresentação dos trabalhos em um evento internacional no México.
NO BEAT — Melhor campanha com uso de música
A Ipiranga se apropriou da frase mais dita em postos de combustíveis, “completa pra mim?”, para reforçar sua proposta de completude com uma campanha que misturou nostalgia, pertencimento e música popular. A marca apostou em artistas como Sidney Magal, Ana Castela e Olodum para criar jingles que conectam sua mensagem a diferentes gerações. No Spotify, veiculou em diversos formatos para garantir presença e impacto. O resultado foi uma comunicação afinada com o contexto e com os hábitos do ouvinte, transformando a ideia de “posto completo” em algo que também emociona, alcançando números expressivos em ad recall, brand awareness e intenção de compra.
WINFLUENCER — Melhor campanha com creators
Durante o mês do orgulho, a adidas criou uma campanha feita de dentro pra fora, com representatividade real: usando Pabllo Vittar como embaixadora, a marca lançou uma playlist com músicas feitas e escolhidas por artistas LGBTQIA+, criando um espaço autêntico de expressão e visibilidade. A campanha ganhou força ao trazer uma mensagem exclusiva da Pabllo para os fãs dentro da playlist, ampliando o engajamento da comunidade e gerando impacto direto em streams e seguidores. A ação foi tão relevante que pela primeira vez uma playlist regional foi incluída no perfil global da adidas.
AULAS — Melhor uso de formato
Com a campanha Uninterrupted Ads, a Budweiser encontrou uma forma brilhante de se conectar com os ouvintes no Spotify: em vez de interromper, ela entrou no flow. Com mais de 500 músicas citando a marca na plataforma, a campanha usou esses próprios trechos em anúncios de áudio segmentados para fãs de Trap, tornando a experiência super orgânica. Tudo foi pensado exclusivamente para o Spotify – desde o formato até o território musical das playlists patrocinadas. O resultado foi uma adesão massiva da audiência e um reconhecimento criativo digno de ouro, literalmente – ganhando 4 leões em Cannes, sendo 1 de ouro. Uma campanha que não só tocou a música certa, como fez história.
PODFALAR — Melhor campanha com podcast
O TikTok aproveitou o final do ano para mostrar que sua influência passa também, e muito, pelos livros e pelo incentivo à leitura. Na campanha Year On TikTok – BookTok, a marca criou o primeiro “Amigo Secreto Podcaster”, reunindo vozes queridas dos maiores podcasts do Brasil, como o É Nóia Minha, Bom dia Obvious, The News, Matando Robôs Gigantes e Para Dar Nome Às Coisas, para trocar indicações literárias e compartilhar histórias reais de descobertas feitas na plataforma. Usando apenas a rede de podcasts SPAN, a ação celebrou o poder da leitura e transformou o Spotify em ponto de conexão entre conteúdo, emoção e descoberta. Uma ideia simples, com produção ágil, execução original e impacto certeiro – tanto na audiência quanto na percepção de marca.
AO VIVO — Melhor ativação ao vivo
Para reforçar a disponibilidade de produtos acessíveis, com a tagline cativante “dá pra ir de Uber, é melhor ir de Uber”, a marca garantiu presença em grande estilo ao se tornar patrocinadora master do tributo “This is Marília Mendonça”, maior evento da história do Spotify e foi além da mídia: criou uma ativação ao vivo com lounge, distribuição de brindes e suporte logístico no local. A experiência foi ainda mais completa, onde a marca mobilizou motoristas para atender a região do Allianz Parque, garantindo uma jornada sem atrito para os participantes. A Uber também convidou alguns dos motoristas melhor avaliados na plataforma para curtirem o evento no camarote da marca — unindo produto, propósito e emoção em uma só entrega.
PULSO — Melhor campanha ligada a momento cultural
Para celebrar os 30 anos do Plano Real, a Inteligência Financeira, portal de notícias apoiado pelo Itaú, apostou no poder do áudio e escolheu o Spotify como casa dessa história. Em parceria com o estúdio Novelo, foi criado um podcast contando a história e bastidores da moeda brasileira. Com consistência nas ativações e conteúdo de altíssimo interesse, o podcast se tornou o 2º mais ouvido no país em sua categoria durante o período da campanha.
NA GRADE — Melhor estratégia de audiência
Para comunicar os benefícios de praticidade e economia de Uber Moto, a marca desenvolveu uma campanha que iniciou com criativos curtos, focados em divulgar os diferenciais do produto, como praticidade, rapidez e rentabilidade. A estratégia se apoiou na audiência de commuters e ganhou ainda mais potência com a chegada de Ludmilla, que gravou músicas e vídeos exclusivos para a campanha e estrelou sua playlist: This is Ludmilla. Com isso, os criativos foram otimizados de acordo com sua respectiva audiência – os focados em produto apareciam em momentos em que o usuário estava em deslocamento e, os de Ludmilla, para quem estava ouvindo a atriz em tempo real no Spotify. O resultado foi uma conexão autêntica com o público, alta performance nos formatos e mais uma prova de que o Spotify vai além da mídia: é parceiro de construção de marca.
AMPLIFICANDO — Melhor campanha com patrocínio
A parceria de Sicoob e Visa no TIMM uniu patrocínio de mídia e de experiência para impulsionar visibilidade das marcas, incentivando a aquisição dos cartões de crédito Sicoob Visa. Com um plano multiformato voltado para amantes de sertanejo, a ação engajou o público antes, durante e depois do evento — com destaque para o camarote exclusivo Sicoob Visa e um photopoint instagramável que viralizou nas redes. No Spotify, a campanha contou com assets roteirizados e produzidos sob medida, incluindo o patrocínio de playlists e de sessões de streaming.
NO PALCO — Melhor uso do The Stage
Para destacar os diferenciais da nova S10 no competitivo mercado de picapes, a Chevrolet uniu produto e cultura em uma campanha que estreou o formato The Stage no Brasil. A marca fez uma conexão criativa entre o gênero “sofrência” e os perrengues de dirigir sem conforto, criando playlists personalizadas com base na “sofrência” sonora dos usuários — tudo para reforçar que a S10 é, brutalmente macia. Com uma combinação inteligente de formatos e uma narrativa divertida, a campanha gerou alto engajamento orgânico e virou referência dentro e fora do Spotify.
SPOTIFÃ — Melhor uso dos formatos do Spotify
Para celebrar os 40 anos do Rock in Rio e reforçar sua presença como montadora oficial do festival, a Volkswagen criou três experiências personalizadas no Spotify, conectando passado, presente e futuro da música com diferentes gerações de fãs. Usando o formato The Stage e a API da plataforma, a marca desenvolveu jornadas sonoras para quem já foi, quem vai e quem ainda sonha em ir — tudo com foco em emoção, memória e identidade musical. A campanha explorou ao máximo os recursos da plataforma com uma estratégia multiformato que incluiu Audio Everywhere, Audio Headliner, Sponsored Session, Video Takeover, Overlay Mobile, MHPTP, SPAN, O&L e três The Stages. Criativa e eficiente, a ação gerou alto engajamento e ampliou a associação da marca ao festival.
PRA GALERA — Escolha do júri
Com base no insight de que a Geração Z busca referências do passado para reinventar e aprimorar sua própria realidade, a Trident promoveu um encontro icônico de gerações, unindo Rita Lee e Luísa Sonza na releitura do clássico “Esse Tal de Roque Enrow”. Trident traduziu esse conceito em uma experiência interativa dentro do Spotify, onde os usuários podiam medir o nível de rock’n’roll do seu perfil e receber uma playlist personalizada com ainda mais atitude. A campanha atingiu um excepcional número de impressões com um adrecall impressionante.