Experience Expo

Sustentabilidade é palavra-chave do 1º dia de feira que discute o setor de eventos

Além do evento ter adotado a compensação de carbono e utilizado materiais reciclados na montagem, a redução do impacto ambiental dos eventos foi tema recorrente de exposições e palestras

Quem passou pelo pavilhão do Distrito Anhembi, em São Paulo, nesta quinta-feira (1/8) deve estar inspirado a pensar na sustentabilidade como prioridade. Isso porque o assunto foi recorrente na 1ª edição da Experience Expo (EEX), iniciativa da Ubrafe – União Brasileira dos Promotores de Feiras com o fim de fomentar negócios no setor.

Auditório do Distrito Anhembi para a Experience Expo

Primeiramente, o próprio evento adotou medidas para reduzir o impacto ambiental. Os crachás, por exemplo, são feitos de papel reciclado e possuem sementes de rúcula aptas para o plantio. Com o mesmo fim, os cordões são de algodão orgânico.

Além disso, para produzir a estrutura do Carpete da EEX foram utilizadas garrafas pet recicladas e copo descartável. Outra ação bem perceptível para os participantes é a presença de caixas para descarte lixo orgânico e reciclado por todo o espaço.

Mas a medida mais impressionante da feira é o compromisso com o Carbono Zero. As empresas parceiras, junto à organização, se comprometeram de compensar a emissão de carbono do transporte de materiais do evento.

E, em segundo lugar, a sustentabilidade está presente em todos os painéis, mesmo quando não é o foco. Os expositores também estão engajados na causa e mostraram diversas soluções para reduzir o impacto ambiental do setor.

Reutilização de estruturas de estande

Até pouco tempo atrás, ao fim dos eventos as estruturas de estandes e ativações eram descartadas, gerando um grande volume de resíduos. Atualmente, os festivais possuem uma preocupação maior com esse impacto. O Rock in Rio, por exemplo, adota diversas medidas sustentáveis; e o Festival Interlagos revelou no podcast Na Escuta que comprou estruturas próprias para reutilizar a cada edição.

Essa pauta também foi tema da Experience Expo, com os expositores da Ecobooth, por exemplo. A cada hora, os promotores faziam uma demonstração da montagem e desmontagem rápida da estrutura feita com materiais mais sustentáveis. Até o final do primeiro dia de evento — e umas 6 montagens depois — a estrutura continuava apta para montagem. Dessa forma, mostra que não há necessidade de descartar a estrutura após o uso.

Demonstração da montagem da Ecobooth no Experience Expo
Demonstração ao vivo da montagem da Ecobooth no Experience Expo

Cases de Sustentabilidade nos Eventos

Na quinta-feira (1/8), a Francal, patrocinadora da EEX, encabeçou o painel “Modelo de Sustentabilidade dos eventos Bio Brazil Fair e Naturaltech”, no palco conteúdo. Os cases apresentados contaram com organização da Francal, que firmou parceria com a Carbono B — que também é parceira da EEX — para adotar medidas de compensação ambiental.

A empresa de eventos aproveitou a feira para comemorar seus 55 anos de atuação e é destaque no pavilhão. Ademais, retorna na sexta-feira (2/8) com o painel “Feiras de Negócios: Digitalização dos processos, Sustentabilidade e desenvolvimento de Comunidades são os grandes desafios dos promotores de feiras”, do Congresso, com participação de Fernando Ruas, CEO da Francal.

“É importante expor a nossa visão sobre o mercado com a apresentação do nosso case ESG em uma feira que tem a pegada ESG em seu DNA. Além disso, estamos animados para aprender com o que os outros players estão fazendo para reduzir o impacto ambiental”, diz Fernanda Sabino, Gerente de Comunicação e Marketing da Francal.

Espaço Arena Sustentável

No Espaço Arena Sustentável, aberto ao público-geral, há bate-papos gratuitos com organizações do terceiro setor para inspirar o mercado de eventos. Na quinta-feira (1/8), a própria EEX se tornou case, com apresentação de P.O. Almeida, da Ubrafe. Parceira do evento, Carbono C também fez uma exposição sobre a sustentabilidade em eventos e moderou as demais conversas.