Cobertura Promoview

1ª edição do iFood Move reuniu lançamento de soluções e comunidade engajada

O primeiro evento proprietário da marca direcionou o foco para empreendedores e contou com grandes nomes do mercado

Pela primeira vez, o iFood criou um evento proprietário com foco em parceiros. O iFood Move aconteceu durante os dias 25 e 26 de setembro, reunindo empreendedores de restaurantes, grandes nomes do setor, como a ex-tenista Serena Williams, e negócios na área de alimentação. Os seis painéis simultâneos, acompanhados de perto pelo Promoview, abordaram temas como delivery, inovação, tecnologia, inteligência artificial e tendências de consumo.

Foto: Divulgação

Com o evento, o iFood busca se aproximar dos estabelecimentos que são parceiros do aplicativo, uma movimentação que acontece desde 2022. “Esse é um momento que conseguimos se encontrar fisicamente com esses donos de restaurantes que fazem o iFood ser o que ele é. A gente queria botar os 350 mil [restaurantes] em um lugar só, mas colocar 10 mil já é super histórico”, conta Beatriz Pentagna, Líder de Experiência e Marketing Restaurante do iFood.

Além dos painéis, rodas de conversas, espaço para networking e diversas trocas, o evento também foi palco de dois novos lançamentos da plataforma: iFood Salão e iFood Pago. “Estamos muito feliz com o que estamos conseguindo falar, ouvir e conversar. Então a ideia que a gente faça mais e melhor. Eu acho que a gente só tem a ganhar com o iFood estando perto dos restaurante. Esperamos muito que os restaurantes também sintam o mesmo”, complementa Beatriz.

Foto: Divulgação

Novidades de Ifood

O iFood está expandindo suas soluções para além do delivery e o evento foi o palco escolhido para anunciar as novas frentes de negócios focadas em otimizar a experiência dos restaurantes. Com o iFood Pago e iFood Salão, a empresa oferece tecnologias que prometem melhorar o atendimento, aumentar o número de vendas e facilitar a gestão financeira dos estabelecimentos.

iFood Salão

Da mesma forma, o iFood Salão oferece uma solução tecnológica integrada para otimizar o atendimento em restaurantes físicos, como o uso de totens que agilizam pedidos e reduzem filas, especialmente em horários de pico. A tecnologia já demonstrou impacto significativo, com 75% das transações sendo realizadas pelo totem nos testes iniciais, e a expectativa de atingir 1 milhão de pedidos até 2025.

“Todos os sistemas de tomada de pedido conectados ao iFood – seja pelo app ou pelo totem – vão ajudar a gerar uma rede de informações ao restaurante, que passará a entender cada vez melhor sobre o comportamento dos seus clientes (no mundo virtual e presencial). Isso vai poder ajudar os donos dos restaurantes a construírem estratégias eficientes de fidelização e aumento de pedidos”, afirma Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de Restaurantes no iFood.

iFood Pago

Bruno Henriques, CEO do iFood Pago. Foto: Divulgação

O iFood Pago, por sua vez, traz soluções financeiras voltadas para o setor de restaurantes, como conta digital, crédito e pagamentos. O destaque foi a nova “Maquinona” de cartões de pagamento. A ferramenta utiliza inteligência de dados e IA para sugerir campanhas, maneiras de fidelizar os clientes e outras diversas soluções.

“O iFood Pago é o banco do ecossistema dos restaurantes que oferece soluções financeiras para auxiliar o setor a crescer, sendo uma plataforma efetiva para este tipo de negócio, dedicada a atender necessidades reais e questões específicas deste mercado, incluindo os pequenos e médios. Queremos que o impacto e expertise do iFood cheguem a todas as instâncias da operação e, por isso, oferecemos uma plataforma única do app ao salão”, explica Bruno Henriques, CEO do iFood Pago.

Pesquisa Tendências de Consumo

Durante a coletiva de imprensa, a empresa lançou o Relatório para Restaurantes – Dados e análises sobre a operação de delivery no iFood, oferecendo, também pela primeira vez, transparência sobre os dados obtidos pela plataforma, como os relacionados ao consumo e perfils dos donos dos restaurantes.

Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de Restaurantes no iFood. Foto: Divulgação

“Ter acesso a dados e informações de qualidade nos ajuda a tomar decisões melhores. Ao chegar a 100 milhões de pedidos no mês, em agosto, tivemos certeza de que era a hora de dividir informações que podem ajudar os parceiros na construção de estratégias e apoiar o crescimento de todo o ecossistema de restaurantes”, explica o vice-presidente de Restaurantes do iFood.

Ativações

Além dos ambientes de iFood, várias marcas aproveitaram o espaço pra ativar. Os estandes tinham foco em gerar leads B2B, se aproximar de clientes e gerar awareness. Diversos nomes, por exemplo, Saipo e Politi Academy levaram estratégias dinâmicas para atrair o publico, incluindo roletas, jogos interativos e máquinas de garra. Sem esquecer dos brindes, é claro.

Por outro lado, nomes do setor alimentício, como Seara, Kibom e Ambev estavam com demonstrações e distribuição dos seus produtos. Assim, aqueles que passavam pelos locais puderam provar pizzas, sorvetes e refrigerantes.

Conteúdos

Os painéis simultâneos do iFood Move foram divididos em três tipos de espaços diferentes: Palcos Move, Arena e Academia de Delivery. Em geral, as palestras abordaram o impacto da tecnologia no setor de alimentação, destacando igualmente tendências globais e inovações.

Roberto Gandolfo, presidente de Food Delivery do iFood e Jay Livingston, CMO do Shake Shack. Foto: Divulgação

Assim, o iFood Move trouxe uma visão abrangente das tendências do setor de food service, destacando a apresentação da Mandala de Tendências Galunion para 2024/25. A pesquisa revelou 26 tendências essenciais, organizadas em quatro áreas principais: Tecnologia Onipresente, Modelos de Negócio, Experiência e Hospitalidade, e Oferta Culinária.

A reforma tributária foi debatida em um painel com a presença do senador Efraim Filho e representantes da ABF e da Associação Nacional dos Restaurantes. Ambos concordaram que a simplificação das regras será um grande benefício para os empreendedores do setor.

A importância do branding e da criatividade foi ressaltada em um debate liderado por Alexandre Guerrero, CEO da Eletromídia, e Ana Couto. O evento também abordou os avanços da tecnologia, com Fabricio Bloisi, CEO da Prosus Group.

Roberto Gandolfo, presidente de Food Delivery do iFood. Foto: Divulgação

Os palestrantes, incluindo Jay Livingston, CMO do Shake Shack, destacaram a importância de entender e priorizar as necessidades do cliente. Ademais, Luana Ozemeta, Vice-Presidente de Impacto e Sustentabilidade do iFood, também participou de um painel que discutiu o papel das empresas na educação.

Em seguida, o uso da Inteligência Artificial no setor foi explorado por Paulo Silveira, CEO da Alura. Além disso, especialistas abordaram a importância do marketing como uma ferramenta de crescimento.

O painel de Serena Williams

Serena Williams, ex-tenista e investidora, destaque no segundo dia do evento, conversou com Luana Ozemela sobre sua trajetória empreendedora e como as experiências no esporte a ajudaram a lidar com a pressão e superar obstáculos, tanto no esporte quanto no mundo dos negócios.

Luana Ozemeta, Vice-Presidente de Impacto e Sustentabilidade do iFood e Serena Williams, ex-tenista, empreendedora e investidora. Foto: Divulgação

No bate-papo descontraído, voltado para questões motivacionais, ela abordou a importância de enfrentar desafios e usá-los como oportunidades de crescimento, o papel da educação e da tecnologia na transformação das indústrias, a importância de ser disruptivo, estar à frente das inovações e da busca contínua por excelência.

Insights finais

Por fim, ao longo do iFood Move, entendemos que a transformação digital é um fundamental para o crescimento sustentável no setor. Da mesma forma, a combinação de soluções financeiras, tecnologia avançada e insights globais posiciona o setor de food service para um futuro mais eficiente e centrado no cliente​.