De 4 a 7 de julho de 2024, a primeira e mais importante vitrine mundial da cadeia produtiva e de valor da cachaça – a Expocachaça – chega a sua 33ª edição, desta vez, ocupando o novo espaço de eventos de Belo Horizonte: o Centerminas Expo (Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 – União, BH/MG).
Duzentos e cinquenta expositores de todas as regiões do Brasil apresentam uma variedade de mais de 2000 diferentes produtos entre cachaça, gin, cervejas especiais, queijo, azeite, vinho e doçaria mineira.
Há ainda uma forte participação de empresas fornecedoras de equipamentos e suprimentos para os setores como Moendas, Alambiques, Dornas, Caldeiras, Empresas de Garrafas, Empresas de Serviços, Laboratórios, entre outras. Mais dois eventos acontecem dentro da Expocachaça, que tem a tradição de ancorar outras cadeias produtivas: a 2ª edição do Minas+Doce e a 17ª BrasilBier.
Em sua 33ª edição, a Feira acumula números expressivos: público acumulado de 2 milhões e 243 mil visitantes; R$480 milhões de negócios realizados nas feiras e no pós-feiras, além de R$128 bi em mídia espontânea em todos esses anos. Para 2024, espera-se receber cerca de 20 a 25 mil pessoas, gerando um total de R$30 milhões em negócios.
“Realizar um evento de um produto que tem a mais alta carga tributária do Brasil é sempre um grande desafio. Principalmente agora em julho, que será discutido na Câmara dos Deputados o Imposto do Pecado, taxando ainda mais a cachaça e outras bebidas. Chegamos a pagar 81,3% de imposto e a Inconfidência Mineira aconteceu pelo Quinto do Ouro, que era 20%”, explica José Lúcio Mendes, presidente da Expocachaça.
Mesmo com a tragédia do Rio Grande do Sul, um estande coletivo da Aprodecana, com 10 expositores de cachaça, marcará presença na Feira; além da Secretaria de Turismo da Bahia , com doze expositores; da Agopcal de Goiás, com oito produtores; da APACS de Salinas com 26 associados, entre outros.
A Feira também apresenta a 17ª BrasilBier, unindo as cadeias produtivas de bebidas: a cachaça de alambique e as cervejas artesanais de nomes como Krug Bier, Laut Bier, Slod, Albanos, Verace, entre outras outras.
O evento conta com o patrocínio master da Cemig por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo de Minas e patrocínio do Sicoob Divicred; Apoio da Belotur e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.