A presença das marcas durante a CCXP 2024 é um exemplo concreto da união de dois pontos fundamentais do live marketing: imersão e criatividade. A feira, que começa oficialmente hoje (5), também traz o Fan Experience como adicional importante que pode, ou não, favorecer a construção dos ambientes imersivos.
O Promoview esteve na Expo São Paulo durante a Spoiler Night, e observou maneira como as marcas, mesmo aquelas que não fazem parte do setor de entretenimento, conseguiram se destacar com os seus estandes imponentes e luminosos na CCXP 2024. Até mesmo os espaços instagramáveis, que as vezes podem ser um destaque negativo, estavam bem encaixados nas estratégias.
Os produtos dos lançamentos recentes já estão disponíveis, mas é importante ir ciente de que na feira não existem muitos espaços com grandes descontos e promoções, muito pelo contrario. Além disso, os preços das refeições ainda seguem exorbitantes.
Experiências além das marcas
O público vai precisar ir preparado para enfrentar longas filas. Mesmo durante o pré-evento, boa parte dos ambientes acumulavam o espectadores em volta – e não estamos falando de nenhum dos palcos. Isso porque as ativações são atrativas além dos brindes, que costumam ser o principal chamariz. Podemos dizer durante a Spoiler Night que as cabeças criativas das marcas se empenharam para conquistar a atenção do público na CCXP 2024.
Falo não somente das ligadas ao entretenimento, como streamings e jogos, mas também, e principalmente, aquelas que não haviam, necessariamente, um cenário pré-existente para imergir seu público. Por exemplo, o Banco do Brasil levou um Bung Jump e flash tatto, enquanto a Mentos transformou o seu espaço em um verdadeiro flipperama e a Bis dividiu o seu mega estande entre suas gincanas e jogos interativos.
Sem falar da junção entre Três corações e Star Wars, com direito a trilha sonora e Stormtroopers e garra humana da Claro. A parceira com as marcas que já possuem um público jovem também foi uma maneira de se conectar com os visitantes do evento, como no caso da Cup Noodles, com o anime Attack on Titan e da Visa e Team Liquid, de e-sports.
“Embora a Liquid seja endêmica no mundo dos e-sports, sabemos que o público que frequenta eventos como a CCXP também consome cultura pop. Como animes, cinema e séries (…) Essa parceria com a Visa, por exemplo, é uma forma de rejuvenescer a base de clientes da marca. Ela não só viabiliza ativações importantes, mas também ajuda a amplificar o alcance das nossas ações”, contou Rafael Queiroz, general manager da Team Liquid no Brasil.
No quesito ativações, as marcas estão com duas máquinas de garra, onde os visitantes podem tentar ganhar brindes, incluindo um Nintendo Switch, que será sorteado diariamente, estações de gameplay com os influenciadores e uma “roda da fortuna”. Por fim, há ainda uma área de meet & greet, com encontros diários entre os fãs e influenciadores da marca.
As plataformas de streaming
Enquanto em eventos corporativos é fácil se perder entre tantos pequenos estandes, na feira as marcas aproveitam o seu poder monetário para quase ocupar as “avenidas” por completo. Nos espaços das gigantes do streaming, como Amazon e MAX é preciso reservar bastante tempo para conseguir visitar todas as instalações. A Globoplay não ficou de fora, com ambientes tematizados com suas obras e entregando ao público dinâmicas do Big Brother Brasil.
A Paramount estava com estandes menores, mas também imersivos e chamativos de Yellowjackets e Sonic 3, enquanto faltou um pouco de criatividade para a Apple TV. A participação da Disney foi voltada apenas para a venda de produtos.
Por fim, uma das maiores novidades da Spoiler Night ficou por conta da Netflix, que surpreendeu totalmente o público por não estar na CCXP 2024. Ao contrário dos anos anteriores. Este ano, o evento TUDUM da marca foi substituído pela distribuição de latas temáticas, mas sem previsões de ocorrer em um espaço físico.
Espaço de conexão
Estar em espaços offline é crucial para criar conexões e fortalecer a lembrança de marca. Ainda mais em eventos com o público segmentado que é o seu público alvo, ainda mais quando pensamos no setor varejista. A FANLAB, marca da Riachuelo, é um exemplo.
“Nossa participação na CCXP é essencial, especialmente porque a FanLab, como spin-off, nasceu dessa conexão com o público geek e a cultura pop. Participamos da Comic-Con há 9 anos como Riachuelo Geek, e há 3 anos, apresentamos a FanLab como uma marca independente”, explica Felipe Rocha, diretor de novos Formatos durante a Spoiler Night da CCXP 2024.
“Na CCXP, oferecemos uma experiência única para os visitantes. Aqui, as pessoas podem ver, tocar e experimentar nossos produtos, o que é um grande diferencial. Além disso, os visitantes que conhecem a FanLab aqui acabam se tornando embaixadores da marca, espalhando sua experiência para amigos e familiares. Isso fortalece nossa conexão com os consumidores e consolida nossa presença no mercado”, finaliza.