Em 2023 o Promoview divulgou uma lista dos eventos definidos como “estratégicos” pela Prefeitura de São Paulo, contendo desde festas comemorativas a festivais de música. Sendo SP um dos principais pilares quando o assunto é evento B2B (Business to Business), a gestão municipal finalmente deu destaque ao setor e em parceria com a Ubrafe lançaram um calendário com as feiras e congressos mais importantes de 2024.
Para Paulo Octavio, Diretor Executivo da Ubrafe, os eventos com foco na geração de negócios possuem uma ótima característica para serem bem recepcionados por qualquer município que queira recebe-los, isso porque são recorrentes, acontecendo em uma determinada época do ano e possuindo um padrão de repetição.
“Existem casos na cidade de São Paulo de eventos que acontecem aqui há mais de 40 anos, sempre na mesma data. Estes eventos funcionam como encontros das respectivas comunidades de negócios que eles representam. Você até pode não conhecer as marcas dos eventos no caso de não fazer parte da respectiva comunidade, mas se conhecer essa marca será a sua referência para atualização, negócios, networking e geração de insights“, explica Paulo.
De acordo com dados da UBRAFE, no ano de 2023 somente na capital paulista aconteceram 1.286 eventos de grande porte (acima de 700 participantes). Tais eventos atraíram cerca de 6,6 milhões de participantes (70% moradores do estado SP e 30% de outros estados/países), gerando uma receita de quase R$ 10 bilhões.
“A cidade de São Paulo reconhecer essa importância e incluir no calendário de eventos estratégicos da cidade uma relação de 27 feiras é um passo fundamental para o setor iniciar uma discussão com o poder público municipal sobre formas e ferramentas para incentivar e expandir esta indústria na cidade e no Brasil. A relação das feiras estratégicas muda a cada ano pois existem feiras bianuais que acontecem somente em anos pares e outras que acontecem em anos ímpares”, destaca.
Confira abaixo o calendário dos eventos de negócios 2024:
Fevereiro
- ABCASA Fair artigos para casa e presentes
Março
- Feira Internacional de brinquedos – ABRIN setor de brinquedos
- Intermodal South America – INTERMODAL setor de logistica e intralogistica
- Feira Internacional de Soluções e Acabamentos – EXPO REVESTIR
Abril
- FEICON – setor da construção civil
- ANUGA BRAZIL – setor de alimentos
- FRUIT ATTRACTION – São Paulo setor de frutas
- M&T Expo – construção pesada e mineração
Maio
- Feira Internacional de Maquinas e Equipamentos – FEIMEC
- APAS Show – setor supermercadista
- Feira de Calçados Brasileiros – BFSHOW
- HOSPITALAR – setor hospitais e clínicas
Junho
- Exposição Internacional de Tecnologia para indústria coméstica – FCE COSMETIQUE
- Feira Internacional de Segurança – EXPOSEC
- FISPAL FOOD SERVICE E FISPAL SORVETES – alimentação fora do lar
- GAMESCON LATAM – setor de jogos eletronicos
- NATURAL TECH – setor produtos naturais e nutrição esportiva
Julho
- ELETROLAR SHOW produtos eletro eletronicos
- MEGA ARTESANAL artesenato e economia criativa
Agosto
- ESCOLAR OFFICE BRASIL – setor de artigos escolares e escritórios
- INTERSOLAR SOUTH AMERICA – setor energias renováveis
Setembro
- BEAUTY FAIR 2024 – setor de beleza
Outubro
- PRO WINE SÃO PAULO – setor de vinhos
- FUTURECOM – setor de telecomunicações
- BRASIL GAME SHOW – setor de games
Novembro
- REATECH – setor de reabilitação acessibilidade e inclusão
- FENATRAN – setor de transporte rodoviário de cargas
“Integrar os crachás de participação dos eventos com o sistema publico de transporte e agilizar a emissão de alvarás para realização dos eventos são exemplos de ações que podem ser implementadas pelo poder público municipal e estadual para potencializar a realização de mais eventos com foco B2B na cidade de São Paulo. São Paulo pode e deve ser uma referência mundial na atração e realização de eventos de grande porte devido a infraestrutura existente e a atratividade do mercado Brasileiro“, finaliza.