Eventos

Curitiba vai sediar o Smart City Expo 2022

Depois da interrupção dos eventos presenciais pela pandemia, a feira de negócios retorna em 2022 para o Expo Barigui.

Curitiba volta a receber, nos dias 24 e 25 de março de 2022, a edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. 

O Smart City Expo Curitiba, organizado na Capital desde 2018 pelo hub curitibano iCities Smart Cities Solutions, tem apoio da Prefeitura de Curitiba, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Vale do Pinhão.

Confira as principais feiras de negócios aqui.          

Depois da interrupção dos eventos presenciais pela pandemia, o Smart City Expo Curitiba retorna em 2022 para o Expo Barigui.

“Curitiba-voltara a ser a capital mundial da inovação, no próximo ano, reunindo especialistas, governos, empresas e profissionais de todo o mundo, que debaterão e buscarão soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades neste pós-pandemia. Temos a obrigação de provocar a inovação e este evento internacional integra as ações do município e do ecossistema de inovação da capital, o Vale do Pinhão, dentro do Plano de Retomada Econômica de Curitiba.”, afirma o prefeito Rafael Greca.

O Smart City Expo Curitiba tem a chancela da Fira Barcelona, responsável pelo Smart City Expo World Congress, o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, que ocorre anualmente na Espanha.

Conexões

O tema da terceira edição do evento será “New cities for new humans”, que vai abordar o impacto das conexões globais e inteligentes na retomada da vida e da economia no pós-pandemia. 

“As conexões nunca foram tão importantes, tanto as interpessoais quanto as tecnológicas e as do plano pessoal, do indivíduo consigo mesmo. Mas agora elas se expandem e voltam para a cidade, principal palco da vida em sociedade. É por isso que as cidades inteligentes se destacam como referências da retomada econômica e busca pela qualidade de vida, ao utilizar com eficiência os recursos tecnológicos, a criatividade e o planejamento urbano e social.”, diz Beto Marcelino, sócio-fundador e diretor de relações governamentais do iCities.

A expectativa de público do evento em 2022 é de 15 mil pessoas, somando o público presencial e o que deve acompanhar a programação digital. Em 2019, última edição presencial, o evento teve a participação de 7 mil pessoas.

Para Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, as conquistas da capital com o Vale do Pinhão, nos últimos quatro anos, a credenciam a ser sede da edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. 

“Desde 2018, Curitiba é ranqueada entre as três cidades mais inteligentes do país e tem sido finalista do World Smart City Awards, maior premiação de cidades inteligentes do mundo. Além disso, foi eleita a melhor capital do país para se viver, de acordo com o Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM), e é a única cidade brasileira e da América Latina a integrar a lista Top7 Intelligent Communities of 2021, realizada pelo Fórum de Comunidades Inteligentes (ICF).”, justifica.