Feiras

Expo Favela é realizada em BH pela primeira vez

O evento acontece nos dias 15 e 16 de setembro, no Sebrae Minas, com extensa programação que traz nomes como Kondzilla, Gabriel Martins, Ana Justino e Dudu Nobre.


Pela primeira vez, Belo Horizonte recebe a Expo Favela Minas, que acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro, no Sebrae Minas. Um evento dedicado a construir pontes entre culturas da favela e do asfalto por meio do empreendedorismo. Muito mais do que uma simples feira, a iniciativa traz uma programação recheada de palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, área infantil, gastronomia, shows, e muitas outras ações criadas por moradores das favelas de Minas Gerais e do Brasil. O evento ocorre das 9h às 18h, com entrada a preço popular, disponível para compra na plataforma Sympla.

O evento conta com cinco espaços, sendo três auditórios, o palco Sesc e a cozinha Senac, que irão receber programações diversas. Dentro da grade estão palestras, workshops e shows com nomes de destaque como o fundador da produtora audiovisual e selo musical Kondzilla, Konrad Dantas; a assistente social CEO da Aquilombar Produções, Fatini; cineasta e diretor brasileiro que disputou uma vaga no Oscar 2023 de melhor filme internacional com “Marte Um”, Gabriel Martins; a atriz e apresentadora, Kayete; o rapper e compositor, Renegado; o influencer e humorista, Anderson Profeta; o autor dos best-sellers “Pega a visão” e “A favela venceu”, Rick Chesther; a influencer e consultora de imagem, Ana Justino; o cantor e compositor, Dudu Nobre; e os atores Ailton Graça e Sérgio Loroza.

Cerca de 120 empresas e empreendedores de várias partes do estado foram selecionados para esta edição e estão divididos em três categorias: startup, camelódromo e gastronomia. O objetivo do evento é dar visibilidade a estas iniciativas e, assim, promover um palco para encontros com investidores que possam acelerar estes empreendimentos e gerar negócios a partir das oportunidades que surgirão dele. Dessa forma, o evento proporciona uma possibilidade de negócios para que grandes empresas que se preocupam com a promoção da igualdade social, apoiem novas iniciativas nas periferias.

Minas Gerais conta com quase 2 milhões de empreendedores e cerca de 1.250 de startups que movimentam mais de R$ 84 bilhões anualmente. Parte desses números estão concentrados nas favelas e periferias do estado, só em BH e grande BH são mais de 732 favelas, aglomerados e quilombos que fazem parte da economia de Minas. Marciele Delduque, diretora da Expo Favela Minas, destaca a importância de trazer o evento pela primeira vez ao estado. 

“A Expo Favela Innovation São Paulo em 2023 foi um sucesso, e teve a transnacionalidade de 20 milhões de reais diretos e indiretos. A expectativa para o ano de 2024 é de 30 milhões de reais. E a Expo Favela Innovation Minas está vindo com toda força! Nesta primeira edição teremos 120 empreendedores, com a expectativa de público de 3 mil pessoas por dia”, afirma. 

Além disso, a Expo Favela Minas Gerais tem o objetivo de ser também o 1° Evento em Minas Gerais a obter a Certificação Lixo Zero do Instituto.

Diretora da Expo Favela Minas, Marciele Delduque está à frente da iniciativa que, neste ano, irá percorrer 21 estados mostrando o potencial econômico das favelas. Ela figura entre as três brasileiras vencedoras do Brics Women, e foi eleita pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil como uma das “Mulheres Brasileiras que fazem a diferença em 2023”. Fundadora da “Rede Marianas Mulheres que Inspiram”, ela também foi eleita “Mulher Além da Gerais”, pela Federaminas Mulher. Delduque também é coordenadora Nacional da CUFA e de Territorialidade na Comunidade Door, além de atuar como mentora de alto impacto do Sebrae Delas.

Foto: Divulgação