Feiras

FIN Brasil gerou mais de R$100 milhões em negócios

Maior feira multissetorial da América Latina, consagrou-se em Santa Catarina como uma das principais conexões comerciais internacionais na atualidade e anunciou edição 2024 quatro vezes maior.


A segunda edição da FIN Brasil, maior feira multissetorial da América Latina, foi realizada na última semana de março em Florianópolis, com um volume de negociações na casa de R$100 milhões e perspectiva de, pelo menos, mais R$ 500 milhões em negócios futuros através das 4 mil conexões registradas na feira. 

O evento, que também acontece nas cidades de Porto, em Portugal, e Macau, na China, trouxe para o Brasil representantes institucionais e comerciais de 45 países e foi visitada por mais de 3 mil pessoas nos seus dois dias, 28 e 29 de março. 

Dezessete estados brasileiros estiveram presentes na FIN tanto com produtos expostos na feira, que teve mais de 200 estandes com empreendedores de pequeno, médio e grande porte, quanto com a presença de políticos e autoridades. 

Foi o caso do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri. e o Senador Laercio Oliveira, representante do mesmo estado, que estiveram na abertura do evento que também foi prestigiada pelo prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e pela vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, a qual teve um papel de destaque durante a FIN conectando Santa Catarina, e o Brasil, com os países presentes.

Aminata-Sana Congo, embaixadora no Brasil de Bukina Faso 

“A feira foi um sucesso, por isso a edição de 2024, que segue em Florianópolis, será quatro vezes maior e com participação de mais países num aspecto ainda mais comercial”, revela Jatyr Ranzolin, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal/SC organizadora da FIN Brasil

O destaque do evento foi a presença maciça de países africanos”, já que estiveram reunidos no evento os representantes de Mali, Moçambique, Burkina Faso, Senegal, Guiné Bissau e Marrocos.  Outra presença expressiva foi a de Portugal, que trouxe 30 prefeitos para a FIN, mais seu embaixador, Luís Faro Ramos, que se uniu aos outros 10 embaixadores que circularam pela feira”, acrescentou.

Negociômetro e Aplicativo próprios

Algumas particularidades transformaram a FIN Brasil numa feira de conexão e, sobretudo, conectada. O Negociômetro, um placar que indicava o número de negócios que iam sendo fechados, era apenas um dos recursos do Observatório de Negócios da FIN para catalogar presenças e resultados. 

Para 2024, o Observatório de Negócios da FIN Brasil também já foi confirmado e será aprimorado acompanhando o progresso da feira.

As informações e conectividade da próxima feira terá como foco a experiência do usuário, e o produto todo será ainda mais inteligente e colaborativo”. Nesta edição foi possível registrar os países que fecharam negócios, o número de conexões comerciais, o público da feira e outras particularidades”, disse Fabiano Mello, cientista de dados da iNortz Dados, empresa especializada em segurança de dados e adequação à LGPD que desenvolveu o Observatório de Negócios da FIN Brasil

Já o aplicativo da FIN funcionou como um facilitador de network, uma das essências da feira. Ao ler o QR Code exclusivo de cada participante exposto no crachá, os dados de contato automaticamente já ficavam armazenados no aplicativo. Mesmo quem não participou da FIN também pode acessar o aplicativo que tem um painel de imagens postadas pelos usuários aos moldes de uma rede social, gerando integração.  Programação completa, informações sobre os palestrantes, registros da FIN na imprensa e agenda de autoridades também são recursos do aplicativo desenvolvido pela D3T, empresa com foco em desenvolvimento de sistemas de web e aplicativos personalizados.

Com realização da Câmara de Comércio Brasil – Portugal/SC, Instituto Jovem Exportador, Associação dos Jovens Empresários Portugal-China, Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e Câmara de Negócios da Região de Beiras, a FIN Brasil 2023 teve correalização da Prefeitura Municipal de Florianópolis e SEBRAE/SC.

Fotos: Divulgação