A National Retail Federation 2023: Retail’s Big Show começa no domingo,15 de Janeiro, e está com o foco principal nas experiências do cliente em lojas físicas.
Isto não quer dizer que o E-commerce não será assunto, mas na NRF deste ano, realizada no Jacob K. Javits Convention Center de Nova Iorque, o comércio físico será o grande tema da feira.
O evento foi virtual em 2021, mas voltou ao presencial em 2022. Segundo o presidente e CEO da NRF, Matt Shay, 20.000 pessoas estiveram presentes nessa edição, mas o público deste ano está estimado na casa de 35.000 pessoas.
Embora o tema oficial da exposição deste ano seja “Break Through”, outros tópicos importantes serão abordados na NRF. Um deles são os problemas de pagamento e outras questões relacionadas às compras físicas.
“A realização de pagamentos é um instrumento importante, mas toda a tecnologia dos métodos de pagamento não resolverá realmente os problemas até que tenhamos mais opções além das duas principais redes, que se recusam a competir”, disse a Conselheira Geral da NRF e Diretora Administrativa Stephanie Martz referindo-se à Visa e ao Mastercard.
Como no ano passado, a taxa de roubo de cartões é a principal questão política que a NRF quer abordar para 2023.
“A prioridade máxima este ano é conseguir que o Congresso aborde a questão das taxas de roubo de cartões de crédito”, disse Martz. “Estas taxas estão fora do controle devido à falta de concorrência, e precisamos de obter a aprovação da Lei da Concorrência de Cartões de Crédito para corrigir isso. Esta questão é particularmente importante este ano, uma vez que os políticos tentam controlar a inflação. Como porcentagem da transação, as taxas de swipe sobem automaticamente à medida que os preços sobem, atuando como um multiplicador da inflação.”
Confira a galeria oficial com fotos do primeiro dia da NRF 2023, a National Retail Federation
Numa conversa com o site PYMNTS, um representante da NRF comentou um pouco mais sobre o evento: “Estamos falando de experiências na loja que irão impulsionar as vendas. Sabemos que a experiência do cliente mudou. Os consumidores querem voltar às lojas, mas quando regressam, esperam experimentar o produto de forma diferente”.
A transformação digital está no centro disso. O uso da robótica no espaço físico é um dos fatores que pode fazer a diferença, em lugares, por exemplo, como restaurantes ou mercados.
“Isto será generalizado? Não”, disse o representante. “Mas se não experimentar agora, e não ver como vai isto vai afetar o seu negócio e mudar a experiência do cliente, você não vai estar preparado para o futuro. Portanto, certamente, a transformação digital também é tema na NRF”.
O atendimento automático também será discutido. Por exemplo, a Amazon vai exibir a sua tecnologia de pagamentos ‘Just Walk Out’, que possibilitará lojas físicas sem atendentes. “Estamos vendo que assim que o consumidor experimenta a Just Walk Out, ele se pergunta porque isto não está disponível em todos os lugares”, comenta.
Além disso, a pesquisa por produtos através da voz ou imagens é um dos focos na área de eCommerce da NFR 2023. “A pesquisa em linguagem natural é agora quase uma questão de estado, mas há muitas empresas que ainda estão aprendendo sobre isso”, finaliza o representante.