O calçado brasileiro terá espaço especial no pavilhão brasileiro da Expo Dubai 2020, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 2 e 5 de novembro.
Localizado no distrito da Sustentabilidade, o pavilhão do Brasil será um dos mais de 190 países que estarão representados na exposição e recepcionará exposições, ativações de marcas brasileiras e espaços de experiência para fortalecer a imagem do País.
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A participação do calçado brasileiro é organizada pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A analista-de promoção comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destaca que o Brazilian Footwear apresentará seu reposicionamento como importante player no setor calçadista mundial e apresentará seu perfil de uma cadeia calçadista sustentável, trazendo também exemplos de sucesso de empresas calçadistas brasileiras que vêm incorporando a sustentabilidade como estratégia em seu negócio.
Além disso, será reforçado o ineditismo de o setor contar com a única certificação de sustentabilidade da cadeia calçadista, o Origem Sustentável. “Teremos um espaço de destaque com uma exposição sobre a sustentabilidade no setor calçadista para visitantes do pavilhão que virão do mundo inteiro. E em um dos dias faremos uma recepção especial para compradores convidados pelas próprias calçadistas que farão parte do grupo participante. O potencial de divulgação da imagem do calçado verde-amarelo é muito relevante.”, avalia Paola.
As inscrições, que são limitadas e contam com critérios de participação relacionados à sustentabilidade, estão abertas até o próximo dia 10 de setembro pelo e-mail [email protected].
Origem Sustentável
Com um projeto piloto lançado em 2013 e uma versão reformulada a partir de 2019, o Origem Sustentável é a única certificação no mundo voltada às empresas produtoras de calçados e insumos do setor calçadista.
Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue indicadores de cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade e vem ganhando visibilidade não somente no Brasil, mas no mercado internacional.
O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, comenta que muitos compradores internacionais já procuraram a Abicalçados em busca de empresas certificadas em sustentabilidade.
“Cada vez mais os consumidores, especialmente da Europa e Estados Unidos, estão atentos não só à origem, mas ao perfil das marcas e empresas que compram, e isso vem impactando diretamente nos critérios de seleção de compradores internacionais.”, frisa.
O Origem Sustentável já tem nomes como Vulcabras, Piccadilly, Bibi, Boxprint e Caimi & Liaison certificadas, e outras em processo de implementação, caso da Schutz, Usaflex, Ramarim, Beira Rio, Via Marte, Redeplast, Calçados Ala e Bebecê.
Com auditorias credenciadas pela SGS, Bureau Veritas, ABNT e Senai, a certificação conta com quatro níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumpram o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%).
Foto: Reprodução.