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2ª semana de The Town: o que esperar e como se planejar para o festival?

Para a retomada das atividades na primeira edição, a cidade da música se prepara para receber 300 mil pessoas em mais 3 dias de evento, já com algumas adaptações e lições aprendidas para melhorias durante a edição vigente.


O The Town, maior festival de música, arte e cultura de São Paulo, começa oficialmente sua segunda semana amanhã, dia 7 de setembro. Os portões da Cidade da Música reabrirão às 14h, com várias opções de shows e entretenimento para o público que virá aproveitar os três dias restantes.

Depois de um primeiro final de semana marcado por shows de grandes nomes internacionais como Post Malone, Demi Lovato e Bruno Mars, o festival encarou grandes desafios como lentidão nas linhas do transporte público, grandes e demoradas filas para acesso do público e uma chuva torrencial no primeiro dia.

No entanto, para a retomada das atividades na primeira edição, a cidade da música se prepara para receber 300 mil pessoas em mais 3 dias de evento, já com algumas adaptações e lições aprendidas para melhorias durante a edição vigente.

Repercussão-do público nas redes sociais

Com reações mistas nas redes sociais, esta questão foi mais um desafio para a organização do festival, que somou diversas críticas no perfil oficial do Instagram e gerou 18 milhões de impactos só no primeiro final de semana.

Ao ser questionada sobre como estava sendo geridos os comentários negativos nas redes sociais, Ana Decacche, Diretora de Marketing da Rock World, revelou em palestra no evento Learning Journey by HSM na manhã da última terça (5) que a organização estava a par e estudando cada uma das críticas para revisão dos fluxos e melhorias se possível ainda nesta edição.

No entanto, também revelou que a repercussão do festival nas redes sociais, depois do primeiro fim de semana foi mais positiva do que negativa e que estavam sendo mapeadas por uma ferramenta específica de monitoramento. 

“Nossa ferramenta nos forneceu a estatística de que 90% das menções à marca The Town foram classificadas como positivas ou neutras, e 10% de fato foram negativas.” comentou a diretora que complementou dizendo que interações positivas estavam mais concentradas na rede social Twitter, e a maioria das negativas no Instagram.

Entre as críticas feitas pelo público, as principais foram relacionadas à demora na revista no momento de entrada; aos problemas causados pelas chuvas, uma vez que a cidade da música tem pouquíssimos espaços cobertos para o público geral; ao abastecimento nos bebedouros, que chegaram a ficar sem água; filas nos banheiros, no estandes e para comprar comida e bebida; equipe de apoio muito desinformada ou fornecendo informações desencontradas; desabastecimento das “mochilas” de cerveja dos vendedores ambulantes; e falta de informação para acesso às estruturas voltadas para a acessibilidade.

A-equipe Promoview fez contato com a Approach, assessoria de imprensa oficial do The Town para obter um posicionamento oficial sobre as críticas, mas até o fechamento desta matéria não foram respondidas. No entanto, a assessoria divulgou em release algumas informações e dicas para o público aproveitar da melhor forma possível a segunda semana do festival:

Ativações das marcas patrocinadoras e apoiadoras do festival

A primeira edição do The Town contou com 30 marcas e 220 experiências na Cidade da Música. Segundo Roberta Medina, “são as marcas que solucionam os desafios de um festival como o The Town e o Rock in Rio, sendo, juntas, as responsáveis por 50% do custo de toda a operação”.

Além de encher os olhos dos participantes do festival, as marcas buscam gerar experiências memoráveis aos presentes com ativações, brincadeiras e muitos brindes entre as atrações musicais.

Confira todas elas aqui, e quais empresas são responsáveis pela realização de cada uma delas.

ENTRADA: documentos exigidos, horários e itens permitidos

Para que todos tenham a melhor experiência, é preciso se programar para estar apenas com os itens permitidos entre os seus pertences, ter o documento de comprovante de meia-entrada (que está sendo exigido nos portões de entrada, um dos motivos apontados pelo público para a lentidão no ingresso ao festival) e o ingresso digital em mãos para passagem na catraca.

Os portões serão abertos às 14h, mas com a aglomeração de pessoas para entrada no The Town, que prevê 100 mil pessoas na próxima quinta, é bom se planejar para chegar ainda mais cedo.

O público também precisa estar atento ao que pode ou não entrar no festival. O importante é ficar confortável e, por isso, será possível levar mochilas e bolsas com itens indispensáveis para curtir a Cidade da Música. Durante o dia, protetor solar, capa de chuva, óculos escuros, bonés e cangas são uma boa pedida.

Ao entardecer o clima tende a esfriar, o ideal é não esquecer o agasalho. Em caso de chuva, a melhor forma de se proteger é com uma capa. Os guarda-chuvas não serão permitidos, bem como garrafas de água.

Considerando a segurança dos consumidores, é proibida a entrada de objetos que possam ser considerados perigosos, tais como: 

– objetos perfurantes ou cortantes (tesoura, estiletes, pinças, cortadores de unha, saca-rolhas); 

– copos térmicos, de vidro ou metal; 

– garrafas de qualquer gênero; 

– objetos de vidro, plástico ou metal (perfumes, cosméticos, inclusive desodorantes de qualquer tipo, pasta ou escova de dente); 

– bastão de selfie (extensor para tirar autorretrato); 

– drones.

Aplicativo do The Town é o mais completo para festivais do mundo

Outra dica para quem vem ao festival é fazer o download do aplicativo oficial. 

Ali, é possível planejar a programação do dia e ter acesso a informações importantes em tempo real, como o nível de ocupação dos banheiros, o que deve tornar mais fácil a busca por um dos 8 polos com maior número de cabines disponíveis dentre as 680 na Cidade da Música. 

Pelo app também acontece a venda antecipada de chope Heineken, com retirada das bebidas diretamente nos bares The Town e nas Beer stations da marca.

Com uma programação pensada para todas as tribos, a dica é se organizar para não perder nada. No aplicativo The Town o público consegue conferir os horários das atrações e criar uma agenda personalizada

O app conta com um mapa em realidade aumentada, produzido pela Context, que ajudará o fã a se localizar dentro dos 360 mil m2 de festival, com umas das principais funções, um “Google Street View” do The Town.

Como chegar e sair do The Town?

Devido aos bloqueios das ruas no entorno do Autódromo, táxis, carros particulares e de aplicativo não conseguem chegar a qualquer um dos portões de entrada. 

A ação tem como objetivo garantir maior segurança de moradores da região e do público que vai acessar o festival. Por isso, a organização reforça o uso dos transportes públicos, com trens e metrô funcionando 24 horas nos dias de The Town. 

O desembarque do trem acontece na “Estação Autódromo”, que fica a menos de 700 metros de distância do portão de entrada, equivalente a 8 minutos de caminhada até a entrada – passando por acessos e percursos já dentro do Autódromo, pensados para que o fã já tenha atrativos assim que atravessar as catracas. 

Também há a linha de ônibus oficial do The Town, com saídas a cada 20 minutos, de sete pontos de embarque diferentes e com desembarque a 300 metros do portão de entrada da Cidade da Música. Para reservar vagas de ônibus e transportes coletivos nos bolsões de estacionamento acesse aqui.

Pela primeira vez um festival tem o funcionamento 24 horas de toda a rede de metrô e trens de São Paulo. A partir da 00h00, durante os cinco dias de The Town, apenas a Estação Autódromo permanece aberta para embarque do público – sendo assim, todas as restantes funcionarão apenas para desembarque. 

Desta forma, o público não precisa se preocupar com a volta para casa, podendo aproveitar o festival até o fim e sair com segurança da Cidade da Música. Quem optar apenas pelo uso do serviço regular 24h poderá adquirir as passagens de ida e volta nas bilheterias físicas e nos demais canais oficiais do Bilhete Único e TOP até os dias de festival. 

As principais estações das linhas 4, 5, 8 e 9 oferecerão conexões com táxi e transporte por aplicativo durante todo o período de funcionamento. Além disso, algumas das estações terão disponíveis uma rede de estacionamentos integrados para ônibus fretados, vans e automóveis.

Outra novidade é a parceria com a ViaQuatro, ViaMobilidade Linha 5 e ViaMobilidade Linhas 8 e 9. Quem for ao The Town, além de poder utilizar as linhas 4, 5, 8 e 9 por 24h, terá alguns serviços especiais a disposição: a parceria prevê trens expresso para a ida e semiexpresso na ida e na volta do Autódromo. 

As passagens para os serviços especiais podem ser adquiridas apenas antecipadamente, através do site. Os passaportes expressos custam a partir de R? 40, enquanto os semiexpressos têm preços a partir de R? 15. Os valores contemplam os bilhetes de ida e volta.

No-momento da compra, será preciso escolher um dos serviços especiais, selecionando o horário de embarque e a estação de preferência. No dia do festival, as pessoas deverão apresentar o código da passagem para realizar o embarque e a validação para essas mobilidades será separada do serviço regular, por meio de QRCode. 

Os caminhos até a plataforma de embarque serão sinalizados e orientados por agentes das estações especialmente treinados, em áreas designadas nas plataformas das estações selecionadas, não interferindo no embarque dos passageiros dos serviços regulares.

Na volta, o expresso e semiexpresso serão unificados em um único serviço especial, possibilitando ainda que usuários possam desembarcar em estações diferentes daquelas usadas para seu embarque na ida ao evento. O código deverá ser apresentado na estação Autódromo para que todos retornem em segurança.

Outra forma de chegar à Cidade da Música é o serviço de ônibus oficial do The Town, que terá sete pontos de embarque em diferentes locais, com saídas a cada 20 minutos e desembarque a 300 metros do portão de entrada da Cidade da Música. Os valores das passagens de ida e volta custam entre R? 10 e R$50, de acordo com o ponto de embarque escolhido, e os bilhetes já podem ser comprados por meio do site.

O ônibus oficial do The Town, operada pela empresa RAAR, terá linhas expressas, ou seja, sem paradas no caminho, com 100% da frota adaptada para PDC. A compra da passagem é com horário pretendido, mas não obrigatório, sendo possível embarcar em um horário diferente do sinalizado. 

O bilhete será identificado por um QR Code e, no momento do embarque, o passageiro recebe uma pulseira que garante a volta. As partidas para a Cidade da Música acontecem entre 10h e 20h, com saídas a cada 20 minutos, e em sete pontos diferentes: Terminal Parque Dom Pedro II (Av. do Exterior, s/nº – SÉ), Terminal Barra Funda (Avenida Mário de Andrade ,664. Barra Funda. Junto à estação Palmeiras -Barra Funda), Aeroporto de Congonhas (Praça comandante Lineu Gomes – s/n, vila congonhas – São Paulo), Morumbi Parque (Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 16741 – Jardim Fonte do Morumbi), Terminal Vila Yara (V. dos Autonomistas, 500 – Vila Yara, Osasco), Terminal Itaquera – Shopping/Metrô (Avenida Dr. Luís Aires, s/n°) e Terminal Penha (Av. Cangaíba, 130 – Cangaiba).

Na saída da Cidade da Música, os ônibus estarão disponíveis para retorno a qualquer horário mediante a lotação do público. Todos os embarques serão encerrados e os veículos liberados mediante a capacidade máxima dos mesmos. O local de embarque será próximo do portão 9 do Autódromo de Interlagos, o mesmo do desembarque na chegada. Os passageiros receberão uma pulseira de identificação que será sua garantia de volta, portanto a mesma não pode ser violada.

Download e ativação dos ingressos

As pessoas deverão baixar seu(s) ingresso(s) diretamente no seu smartphone utilizando o aplicativo Quentro, onde os ingressos ficarão salvos e poderão ser transferidos, se for o caso.

O Quentro, único app de ingressos aceito no acesso ao festival, é compatível com os aparelhos Android e iOS. Além disso, o app conta com um alto nível de segurança, sendo anticópia, rastreável e muito fácil de utilizar. O QR Code é constantemente e automaticamente atualizado e não serão reconhecidos no acesso prints de tela e impressões. O app funciona de forma offline e não é necessário ter internet no telefone para acesso ao festival.

O ingresso no Quentro já vem salvo com o nome de quem vai acessar o festival. Se a compra foi feita com intuito de presentear outra pessoa, ele é transferível através do próprio aplicativo informando o e-mail do recebedor. Após a transferência e aceite, o titular da compra não terá mais acesso ao ingresso transferido. Importante lembrar que a transferência só poderá ser realizada até às 23h do dia anterior do dia do show.

Na entrada do festival, basta abrir o aplicativo Quentro e selecionar o ingresso referente à data em questão. Em seguida deverá posicionar a tela do seu celular com a parte do QR code de frente para o leitor da catraca. Após estes passos, o fã estará apto a entrar na Cidade da Música e aproveitar todas as experiências que o evento oferece.

Cada ingresso digital só permitirá um único acesso às dependências do evento. Após o primeiro acesso, novas tentativas com o mesmo ingresso digital não serão autorizadas.

Para saber mais, acompanhe a maior cobertura independente no Promoview, pelo Instagram (nos stories) e pelo Youtube, no nosso vlog que está mostrando a realidade de quem está frequentando o festival, garantindo muita informação e curiosidades para organizadores de eventos e para o público.

 

Fotos: Divulgação