A maior festa cervejeira das Américas chegou a terceira semana e já recebeu mais de 340 mil pessoas no Parque Vila Germânica. Para reforçar o compromisso diário na frente de Consumo Responsável de bebidas alcoólicas, a Ambev, patrocinadora oficial da Oktoberfest Blumenau, anuncia campanha para estimular o consumo de água.
Toda a operação de comida e bebida do festival, assim como a cenografia do evento, é entregue pelo ecossistema Guru. A agência de live marketing Guru, parte do ecossistema, assina também as experiências do Camarote Spaten na Oktoberfest Blumenau.
Música “chope e água”
Uma das iniciativas foi uma canção do tipo chiclete, criada em parceria com o grupo de música alemã, Banda Cavalinho, trazendo as tradicionais raízes do festival com uma melodia divertida e fácil de ficar na cabeça. Além disso, a coreografia, inspirada na cultura e a tradição da Oktoberfest, também será apresentada durante o show da banda, com o ritual de brinde com água.
Na nova versão, o verso “Chope ja ja, chope chope ja” (chope sim sim, chope chope sim, em tradução livre) é substituído por “Chope e água, chope, chope e água”, reforçando ao público que para moderar não existe segredo e intercalar o consumo de uma bebida alcoólica com água é a melhor forma de prolongar a diversão.
“Com o consumo responsável, todo mundo ganha e na Oktoberfest não vai ser diferente. A moderação é compromisso aqui na Ambev e, durante o evento, vamos incentivar nosso público a curtir com muito mais responsabilidade para prolongar a noite. A música vai nos ajudar a reforçar a mensagem com muito mais diversão e tradicionalismo que a data pede”, comenta Rodrigo Moccia, Diretor de Relações Institucionais da Ambev.
Open de água
Este ano, a companhia repete a iniciativa de sucesso da edição passada da Oktoberfest Blumenau que realizou em parceria com a Veolia, líder global em soluções sustentáveis de gestão de águas, para oferecer dois pontos com torneiras de água ultrafiltrada, nos pavilhões Blumenau e Munique, para o público encher suas canecas gratuitamente, quantas vezes for preciso.
Nestas estações já foram consumidos mais de 21 mil litros de água, aproximadamente 100 mil copos servidos. No Camarote Spaten, espaço exclusivo da cerveja oficial da festa, também tem open água em todos os bares.
A ação também reflete o compromisso das empresas com a sustentabilidade e o bem-estar dos visitantes. Além de proporcionar hidratação ao público, a oferta de água ultrafiltrada contribui para a redução de lixo. Estima-se diminuir em 10% o consumo de garrafas plásticas durante o evento, contribuindo significativamente para um menor impacto ambiental.