Conceito lixo zero

Projeto de sustentabilidade do Arô Fest evitou o envio de cerca de 165 kg de resíduos ao aterro sanitário

Festival de música adotou diversas estratégias para minimizar o impacto ambiental que esse tipo de evento provoca

Conteúdo Especial

Além de entreter o público e promover o trabalho de artistas mulheres, o Arô Fest, 1º festival do interior de música brasileira com line-up 100% feminino, realizado em Ribeirão Preto, em 17 de agosto, criou um plano de sustentabilidade para que o show causasse o menor impacto ambiental possível, adotando práticas ecológicas desde o planejamento do evento até a destinação final dos resíduos sólidos.

Ecocopo do Arô Festival
Foto: Guilherme Fuzaro

A estratégia teve o intuito de minimizar o envio de resíduos para o aterro sanitário, valorizando toda a cadeia de gestão de resíduos e promovendo o conceito de lixo zero.

“É imprescindível que se leve a sustentabilidade em consideração, pois sabemos que esse tipo de evento gera impactos ambientais, mas é totalmente possível reduzir e, em alguns casos, até eliminar a quantidade de lixo produzido e foi exatamente isso que buscamos fazer”, afirma Drielly Bispo, produtora e idealizadora do festival, que contratou a consultoria Eco na Prática para elaborar um planejamento sustentável e global.

Durante todo o evento, realizado das 15h às 3h, foi feito o monitoramento dos resíduos, que foram encaminhamos para triagem na cooperativa CooperAgir. Ao todo, foram recolhidos 114,1kg de resíduos recicláveis, sendo 33,6% de metal, 27,4% copinhos de papel e vidro, 24,8% papelão e 14,1% plástico.

Também houve a gestão de resíduos orgânicos compostáveis resultantes de restos de marmitas, pizza, borra de café, guardanapos, recipientes biodegradáveis de cana-de-açúcar e restos das frutas dos drinks. No total, foram gerados 50kg de orgânicos.

O óleo usado pelos food trucks foi coletado e doado para a CUFA (Central Única das Favelas de Ribeirão Preto), que será transformado em sabão durante as oficinas educativas com a comunidade.

Também foram espalhados dez ecopontos para descarte de bitucas de cigarro, resultando num montante de 360 gramas que serão recicladas e transformadas em papel.

Os rejeitos, que são resíduos sólidos não passíveis de serem reciclados ou irem para compostagem, foram encaminhados para o aterro sanitário de Ribeirão Preto. A maior parte deles foi gerada na montagem do evento, totalizando cerca de 94 kg.

Todo o material de cenografia do Arô Fest também foi pensado para ter o menor impacto ambiental possível. A maioria do material usado foi proveniente de reuso, vindo de peças de cenografia de outros eventos, parte da estrutura foram peças locadas, como andaimes, que não são construídas especificamente para o evento e os itens como lonas e tecidos tiveram um novo destino que não o lixo, sendo direcionados a programas de reutilização/reciclagem.

O festival evitou o uso de copos plásticos de uso único em 100% das bebidas ao servir os drinks em EcoCopos, além de copos de papel e latas de bebidas.

Os food trucks usaram embalagens e materiais biodegradáveis da cana-de-açúcar e de papel, papelão, madeira ou bambu. A separação dos resíduos foi feita na fonte. Os rejeitos gerados por eles foram sachês de molhos e embalagens de hambúrguer não recicláveis.

Até mesmo o buffet que serviu os camarins e a equipe do festival fez o uso de louças ao invés de descartáveis e todos os resíduos orgânicos foram para compostagem.

Mudas para doação no Arô Fest
Foto: Guilherme Fuzaro

Além disso, mil mudas de plantas foram disponibilizadas para serem doadas ao público presente.

Segundo levantamento da consultoria Eco Na Prática, graças às ações implementadas, o Arô Fest evitou o envio de 164,46 quilos de resíduos para o aterro sanitário da cidade, além de promover a conscientização ambiental aos participantes, demonstrando que é possível integrar sustentabilidade ao mundo dos festivais.

“Tivemos grandes nomes da música brasileira no palco, como Céu, Helena Serena, Filipe Catto e Cynthia Luz, entre outras atrações e é muito gratificante produzir um evento com um line-up de tanta qualidade ao mesmo tempo em que trabalhamos uma questão tão importante como a sustentabilidade. Essa é a alma do Arô Fest, produzir cultura e conscientização sobre pautas importantes para a sociedade, finaliza Drielly.