Nesta quarta-feira (9), começa a Oktoberfest Blumenau 2024, que segue até o dia 27 de outubro transportando o público para a atmosfera de Munique. Um dos destaques do evento é o Camarote Spaten, que funciona nas sextas-feiras e sábados — dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de outubro. Nos bastidores deste evento está o ecossistema Guru, que entrega desde a cenografia e operação de comida e bebida da Oktoberfest, até a experiência de Spaten.
O Promoview conversou com o Tiago Basso — o Kaká — CEO da Guru sobre essa mega operação. Entre os desafios, estão a entrega de 14km de cenografia para 19 dias de festa; a operação de mais de 500 mil litros de chope; a experiência do Camarote Spaten e o desafio climático da região. Em contrapartida, o contrato de seis anos com a Oktoberfest impulsionou o crescimento do grupo, que passou a incorporar soluções e hoje conta com seis empresas.
“Sem dúvidas a Oktoberfest foi um divisor de águas para gente. É um contrato grande e longo, então isso contribui para uma estruturação”, afirma Kaká.
Experiência Oktoberfest
Com o fim de proporcionar uma experiência fiel ao público, a agência Guru visita anualmente a festa original em Munique, na Alemanha. As referências “frescas” permitem trazer algo de novo para Blumenau a cada edição. Todavia, a versão brasileira está longe de ser uma cópia da Oktoberfest europeia, pois existem grandes diferenças culturais — inclusive na forma de consumir cerveja.
Enquanto a festa de Munique é marcada por um comportamento mais contido — com os visitantes consumindo cerveja sentados em mesas compartilhadas, sem a possibilidade de circular com o chope na mão —, a versão brasileira traz um toque de “carnaval”. Isso se traduz no estilo musical da festa em Blumenau, chamado de Chucrute Music: uma mistura de marchinha com a música alemã tradicional.
“A festa alemã é mais sóbria e muito bem organizada, mas o público brasileiro se comporta de maneira diferente”, comenta Tiago Basso. “Não adianta tentar recriar a tradição alemã em sua totalidade aqui. Precisamos nos adaptar, senão a experiência pode sair errada”, diz.
Toda essa atmosfera tem atraído um público diversificado. Os dados indicam que menos de metade das pessoas que frequentam à Oktoberfest são do Sul do país. Por isso, o evento é imprescindível para o turismo, sendo uma fonte de renda extra para os trabalhadores e negócios da região.
Desafio climático
A última edição da Oktoberfest em Blumenau foi marcada por enchentes, que afetaram a organização e a experiência dos visitantes. A chuva intensa obrigou a equipe responsável, liderada pela agência Guru, a desmontar e remontar a estrutura do evento em um curto intervalo de 72 horas.
Tiago Basso compartilha aprendizados da última edição e algumas medidas de contenção de danos em caso de crise climática . “Nós deixamos as linhas de chope em uma altura maior, de forma que, em caso de enchente, a água não afete o líquido. Também deixamos os equipamentos elétricos para o alto, pois seria impossível substituir 250 chopeiras de última hora. Dessa vez também teremos mais facilidade na montagem e desmontagem. Então são pequenos ajustes”, explica.
De acordo com o executivo, essas preocupações fazem parte do dia a dia de quem trabalha com eventos, principalmente na região Sul do país. “Na situação climática que estamos vivendo , esses cuidados serão cada vez mais comuns”, conclui.
Estratégia de Spaten
Apesar de ser relativamente nova no mercado brasileiro, a Spaten surgiu há mais de 700 anos em Munique. Por isso, foi a escolha “óbvia” da Ambev para um dos maiores festivais cervejeiros do país. A Oktoberfest tem desempenhado um papel fundamental para consolidar a marca no mercado de cervejas brasileiro.
Recentemente, Spaten começou a ocupar o território das artes marciais, com ações como a Spaten Fight Night. Ao Promoview, a Guru revelou que a boxeadora Bia Ferreira e a judoca Rafaela Silva, ambas medalhistas olímpicas nos Jogos de Paris 2024, estarão no Camarote Spaten para prestigiar a festa.
A experiência de camarote da Spaten é algo realmente premium, com uma imersão na marca e um conforto diferenciado do restante da Oktoberfest. O CEO da agência Guru conta que é um desafio entregar um espaço proprietário que tem um alto ticket médio — “fora” da realidade dos eventos do Sul — e conseguir agregar valor à experiência do público. Contudo, o espaço tem recebido elogios a cada edição e repetindo sucesso na bilheteria.
Ativação inédita da Bundesliga
A edição 2024 da Oktoberfest em Blumenau contará com uma ativação inédita da Bundesliga, a liga alemã de futebol, consolidando uma parceria internacional estratégica para aproximar o público brasileiro da competição. Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de assistir a transmissões ao vivo dos jogos da liga, especialmente aos sábados, além de participar de uma experiência interativa com brindes oficiais, como camisas e bolas autografadas.
A ativação, desenvolvida em colaboração com a agência Guru, também trará a presença de jogadores renomados da Bundesliga. “Será algo bem completo, vamos revelar mais detalhes nos próximos dias e quem estiver na Oktoberfest pode conferir”, convida Kaká.
Crescimento do ecossistema Guru
De acordo com Tiago Basso, que é o único sócio comum de todas as empresas do grupo, a história “Guru” começou com a produtora de eventos Sul Entretenimento. A partir da união da Sul com a KOI Comunicação, especializada em assessoria de imprensa, surgiu o impulso para a criação da Guru, com foco em experiência. A agência está em seu 8º ano de operação.
Dali em diante, havia o desejo de atender a demandas de fornecimento dentro de casa. A NetBar atende operações de alimentos e bebidas em eventos e está responsável por toda a operação da Oktoberfest. Além disso, a operadora detém os contratos dos estádios de futebol do Avaí, Figueirense e Joinville.
Outra empresa do grupo é a Lotus Cenografia, que nasceu um ano antes do grupo assumir a entrega da Oktoberfest e se desenvolveu muito junto à festa. “A Oktoberfest tem 14km de cenografia lineares, quem visita o Pavilhão Germânico antes do evento e depois não acredita em toda a transformação que é feita lá”, conta o sócio Tiago Basso.
Por fim, a última conquista deste ecossistema é a Insight Influencers, focada em Marketing de Influência. A recém-chegada está fazendo grandes entregas, inclusive no Rock in Rio 2024. Os diferentes braços do grupo proporcionam soluções integradas aos clientes, como Spaten e Oktoberfest, consolidando a Guru como um dos principais nomes do mercado de experiência no Sul do país.