Apresentado no youPIX SP Festival 2014 no dia 17/07, estudo do Conecta, comunidade on-line de pesquisa, mostrou que o jovem internauta brasileiro possui, em média, perfil em sete redes sociais.
As mais populares são: Facebook (96% possuem perfil), YouTube (79%), Skype ( 69%), Google+ (67%) e Twitter (64%).
Navegar nessas redes é um hábito de 90% dos internautas de todo o País com idade entre 15 e 32 anos. Outras atividades comuns na web são buscar informações (86%), acompanhar notícias (74%), assistir a vídeos (71%), ouvir música (64%) e trocar e-mails.
Foto: Divulgação.
“Engana-se quem já decreta a morte dos e-mails, já que esses jovens ainda recebem em média 2,8 e-mails diariamente.”, avalia Laure Castelnau, diretora-executiva do Conecta.
Boa parte do acesso às redes ocorre em dispositivos móveis. O aplicativo do Facebook está presente em 88% dos celulares dos jovens, seguido dos aplicativos de e-mail (84%), YouTube (81%) e WhatsApp (79%). Em tablets, o Facebook está instalado em 61%, os e-mails em 57% e o YouTube em 59%.
Em alguns casos, o uso desses aplicativos já se tornou um vício: 89% dos internautas estão continuamente conectados ao Facebook, 87% ao WhatsApp, 80% aos e-mails e 63% ao Instagram.
No caso dos aplicativos de entretenimento, serviços e informação, os mais usados são jogos (66% em celulares e 54% em tablets), previsão do tempo/clima (54%/29%), internet banking (39%/29%) e notícias (34%/28%).
Empresas e Internautas
De acordo com o estudo do Conecta, 47% dos internautas gostam de dar feedback às marcas e 40% querem interagir com suas marcas favoritas dando seus feedbacks.
Um terço dos jovens internautas brasileiros (34%) acreditam que as informações mais confiáveis sobre as empresa são as divulgadas em seus websites, porém 41% declaram que para encontrar informações confiáveis sobre marcas, produtos e serviços buscam outras fontes de informação.
Publicidade On-line
Banners irritam 43% dos internautas, mas, ao mesmo tempo, 49% prestam atenção e 44% concordam que essas peças contêm informações interessantes sobre promoções.
A pesquisa aponta também que 41%, na maioria das vezes, se cadastram impulsivamente para receber e-mails com novidades e depois acabam nem prestando atenção nessa comunicação.
Os cadastros mais frequentes para receber news letter ocorrem nos sites de e-commerce onde costumam realizar compras (47%), em sites de emprego (39%) e das marcas favoritas (36%). “É preciso estar atento à frequência de envios, já que para metade dos entrevistados, uma new sletter por semana é suficiente.”, afirma a executiva.
A pesquisa foi realizada entre os dias 02 e 09/07/14, com 1.513 internautas de todos os Estados do País, sendo 1.030 participantes do painel ConecTaí e 483 internautas da base do youPIX.