A São Paulo Oktoberfest, o principal festival da cultura alemã em São Paulo, já estabelecido como um evento importante no calendário da cidade, anunciou sua sétima edição, que acontecerá de 10 a 13 e de 17 a 20 de outubro de 2024. Este ano, marcado pelos 200 anos da imigração alemã no Brasil, o destaque do evento será a reintrodução do conceito original do festival de Munique.
O anúncio foi feito durante uma reunião entre os organizadores do evento e representantes das principais instituições alemãs no Brasil, incluindo Walter Cavalheiro Filho, fundador da São Paulo Oktoberfest; Alexander Seitz, embaixador da São Paulo Oktoberfest; Martina Hackelberg, cônsul-geral da Alemanha em São Paulo; e Claudia Bärmann Bernard, diretora jurídica da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e representante do Estado da Baviera no Brasil.
A São Paulo Oktoberfest, que começou no antigo Parque Anhembi, passou pelo Jóquei Club, Villa Alemã (Av. Chucri Zaidan – Morumbi) e foi realizada com sucesso nos últimos dois anos no Complexo do Ginásio Ibirapuera, desta vez será realizada em um espaço expandido no Parque Villa Lobos.
A programação será ainda mais cativante, com ênfase nas tradições germânicas, incluindo apresentações de bandas típicas e nacionais de diversos estilos para entreter o diversificado público da festa.
O Parque Villa Lobos foi escolhido devido à sua excelente infraestrutura e localização conveniente, garantindo fácil acesso ao público. O festival está planejado para oferecer diversão para toda a família e para visitantes de todas as idades.
Além disso, os ingressos para o evento deste ano serão mais acessíveis, com descontos especiais para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e grupos. Os preços variam de R$ 20,00 para o acesso ao Biergarten a R$ 400,00 para o acesso ao Camarote Open no primeiro lote de vendas.
Os horários do evento também foram ajustados para proporcionar entretenimento familiar, começando e terminando mais cedo: quintas e sextas-feiras das 16h às 23h, e aos sábados e domingos das 12h às 23h, com uma variedade de atrações musicais, gastronômicas, artísticas e culturais.
“A São Paulo Oktoberfest tem se consolidado como uma animada celebração da amizade, da alegria e da rica cultura alemã e com esse conceito o festival é um dos principais palcos da celebração dos 200 anos da imigração alemã, que muito tem contribuído para o desenvolvimento tecnológico e econômico do País”, disse Walter Cavalheiro Filho, Fundador e Presidente da São Paulo Oktoberfest.
“Para mim, um alemão com raízes brasileiras, é uma honra ser o Embaixador da São Paulo Oktoberfest pelo 2º ano consecutivo, especialmente nesse momento em que celebramos os 200 anos da imigração alemã no Brasil. A parceria entre alemães e brasileiros tem sido muito importante para o desenvolvimento econômico, tecnológico e cultural. Queremos expandir essa integração e a São Paulo Oktoberfest reúne tudo isso: o melhor da cultura e gastronomia alemã, com a música, a alegria e o povo brasileiro. Também estou animado com o novo local, o Parque Villa-Lobos, que deixa o evento ainda mais próximo, em termos de conceito e estrutura do festival original de Munique, na Bavária”, comemora Alexander Seitz, Embaixador da São Paulo Oktoberfest e Chairman Executivo da Volkswagen Região América do Sul.
“Atualmente os 800 associados de nossa instituição geram 10% do PIB industrial brasileiro e empregam 250 mil pessoas diretamente. Com pouco mais de 100 anos de história, em 2017, fomos positivamente surpreendidos pela iniciativa de um brasileiro e de um alemão de trazer uma das mais tradicionais festas do mundo, a Oktoberfest, para o maior polo industrial alemão fora da Alemanha, São Paulo”, disse Claudia Bärmann Bernard, Diretora Jurídica da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e Representante do Estado da Baviera no Brasil.
“De lá para cá, ficamos muito satisfeitos em ver o sucesso do evento que, neste ano, contará com um patrocínio extenso de companhias alemãs e será realizado em um formato muito similar à festa tradicional realizada em Munique”, concluiu.
Foto: Divulgação