A partir desta sexta-feira (17), a cidade de Saquarema-RJ recebe a segunda etapa anual do Aloha Spirit Festival, um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo. Até 27 de maio, o evento oferece um cronograma variado, com um modelo que interliga competições de nove modalidades diferentes de esportes aquáticos, atrações musicais e diversas opções gratuitas de entretenimento para competidores, turistas e público local.
No primeiro fim de semana, acontecem as disputas de cinco modalidades ao todo. Neste sábado (18), a Lagoa de Saquarema recebe três provas da Maratona Aquática (3.8 Km, 2 Km e 1 Km) com início às 6h30. A partir das 13h, haverá um almoço com a nadadora brasileira Betina Lorscheitter – detentora do recorde de tempo da travessia do Leme ao Pontal – além de ativações promovidas por patrocinadores e bate-papo com convidados.
Já no domingo (19), a partir das 7h, o público poderá acompanhar a prova “Triângulo de Fogo”, que apresenta um formato de disputa à distância de canoas havaianas, com baterias na categoria mista. Às 8h, acontecem provas de Apneia, nas categorias masculina e feminina. Por fim, na parte da tarde, o festival promove o Stand Up Paddle Dog, atividade na qual os participantes têm a oportunidade de praticar o esporte acompanhados de seus animais de estimação, de forma gratuita.
A partir da próxima segunda-feira (20), os participantes poderão se instalar na Vila Aloha Spirit Itaúna, implementada na Praia de Itaúna. O começo da semana também representa a abertura da “Semana de Bem-Estar”, dando início a clínicas e palestras com temas relacionados ao esporte, meio ambiente e cultura, além de práticas de yoga com grandes mestres, rodas de conversa, festival de cinema ao ar livre e shows musicais.
“É uma grande satisfação realizar esta etapa do Aloha Spirit Festival novamente em Saquarema. Há mais de 15 anos, o festival procura unir esporte, entretenimento e consciência social. E desta vez, em uma etapa inédita com 10 dias de duração, não será diferente. Queremos oferecer atrações e experiências únicas para atletas, colaboradores e público que comparecer ao evento durante este período, além de impactar a cidade de maneira positiva”, afirma João Castro, ex-atleta de esportes aquáticos, biólogo de formação e CEO da Ecooutdoor, agência idealizadora do Aloha Spirit Festival.