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The Town celebra sucesso de sua primeira edição

Durante a coletiva de imprensa realizada na Cidade da Música, os organizadores do evento divulgaram um balanço do festival que teve meio milhão de ingressos esgotados e atraiu milhares de pessoas ao longo de cinco dias, com mais de 235 horas de muita música distribuídas pelos seis palcos do espaço.


A festa parece não ter fim para a Rock World – empresa responsável pela organização e produção do The Town e do Rock in Rio. Logo após o encerramento da primeira e histórica edição do festival paulista, a companhia já inicia os preparativos para o ano de 2024 – quando serão celebradas as edições de 40 anos do Rock in Rio no Brasil e 20 anos do Rock in Rio Lisboa. 

Durante a coletiva de imprensa realizada na Cidade da Música, os organizadores do evento divulgaram um balanço do festival que teve meio milhão de ingressos esgotados e atraiu milhares de pessoas ao longo de cinco dias, com mais de 235 horas de muita música distribuídas pelos seis palcos do espaço. Nesse contexto, Roberta Medina também confirmou a próxima edição do maior festival de São Paulo para 2025.

“Chegar em São Paulo é um marco. Nos inspiramos na cidade e realizamos o maior evento já visto por aqui. Foi, de fato, emocionante ver tudo isso acontecer e as pessoas vivenciarem tudo o que construímos. Como o Roberto diz, chegamos para ficar, e em 2025 retornaremos com tudo para a segunda edição do The Town, trazendo um olhar especial para todos os aprendizados e como podemos proporcionar uma experiência ainda melhor para nossos fãs. O público mal pode esperar pelo que estamos preparando”, comentou Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, empresa que concebe e organiza o The Town e o Rock in Rio, além de produzir o Lollapalooza. 

Ela destaca ainda que “a partir de agora, todos os anos teremos pelo menos dois grandes festivais sob a chancela da Rock World. E o ano de 2024 promete muitas surpresas e novidades. Vamos celebrar marcos importantes: Rock in Rio Brasil e Rock in Rio Lisboa comemoram 40 e 20 anos, respectivamente. Teremos muita história para construir e para contar”.

Logo no início da coletiva, Roberta destacou os resultados alcançados pelo The Town até o fim do dia 09/09 e algumas projeções – que serão confirmadas mais para frente. Foram vendidos meio milhão de ingressos para um público que compareceu em massa nos dias do evento. Em relação aos transportes, com a operação inédita de trem e metrô funcionando 24 horas, 237 mil pessoas optaram por utilizar esses meios de transporte. Além disso, o The Town Express foi utilizado por 210 mil usuários. 

Dentro da Cidade da Música, o The Town – O Musical se destacou como uma das grandes atrações do espaço, e 460 mil copos reutilizáveis foram vendidos, economizando aproximadamente 10 toneladas de resíduos. Na loja de produtos oficiais, foram comercializados 100 mil itens. Em relação à tecnologia, houve 300 mil downloads do aplicativo, e o público deu uma nota 9.5 para o sinal 5G da Vivo. Nas redes sociais, o sucesso foi enorme: até ontem, foram conquistados mais de 270 mil novos seguidores nas redes do festival, mais de 80 milhões alcançados pelas campanhas de TV, 22 milhões de conversas geradas e 146 horas de destaque nos trending topics do Twitter.

De acordo com um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (Abih-SP), a ocupação dos hotéis na capital paulista entre os dias 2 e 10 de setembro, quando ocorreu o festival, ultrapassou os 85%, um aumento de 25,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. A organização do The Town também destacou que o impacto econômico em São Paulo foi de R$ 1.7 bilhão.

O Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, destacou o sucesso da primeira edição do The Town e celebrou o retorno do festival em 2025. “Quero registrar nossa satisfação em ter trabalhado ao lado de profissionais tão capacitados como a equipe de Roberto Medina. Vocês são excelentes, e tudo isso fez com que conseguíssemos trazer para a cidade de São Paulo o maior evento de todos os tempos”, agradeceu Nunes.

The Town 2025 terá Heineken assinando o evento

A Heineken, patrocinadora master do The Town 2023, também foi a primeira marca a confirmar sua presença na edição de 2025 e manterá seu status de patrocinadora master do festival. Eduardo Picarelli, diretor da Unidade de Negócios da Heineken, comemorou a parceria de longa data com a Rock World, que começou no Rock in Rio de 2011, e compartilhou seus pensamentos sobre a operação. 

“Quero começar parabenizando pela primeira edição fantástica. Lembro quando falamos pela primeira vez sobre esse sonho, e é incrível ver no que o The Town se transformou. Sempre falamos sobre cerveja, mas o The Town já é a maior operação de cerveja da Heineken em um festival em São Paulo. Começou grande desde o início”, conta. “Sinto orgulho ao ver a usina de energia solar que construímos para a Fórmula 1, para alimentar nossos estandes, e que também utilizamos no festival. É gratificante ver o legado cultural que estamos deixando num centro cultural de São Paulo, que é o Autódromo de Interlagos”, celebra.

A Rock World já está pensando nas próximas edições do Rock in Rio no Brasil e em Lisboa. Logo após o fechamento dos portões da Cidade da Música no último dia do The Town, a chave já começou a virar para o próximo ano que será de grandes celebrações. Em 2024 serão celebrados os 40 anos do Rock in Rio, no Rio de Janeiro, e os 20 anos do Rock in Rio Lisboa. A organização confirmou as datas da próxima edição no Brasil nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Rio de Janeiro, e reforçou as datas já anunciadas de Lisboa, que acontece nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024.

“Se 2023 marcou a construção de uma nova história e vi ficar de pé meu novo sonho, o The Town, para 2024 vamos celebrar também em grande estilo os 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo e será imperdível. Já temos data e já estamos debruçados na construção de tudo o que o público encontrará na Cidade do Rock. Podem se preparar. Será gigante”, afirmou Roberto Medina, criador e presidente da Rock World.

Rock in Rio terpa Itaú como patrocinador Master

Presente no Rock in Rio desde 2011 assinando o evento como patrocinador Master do festival, o Itaú mantém seu posto e, pela sétima edição consecutiva, segue de mãos dadas com a organização. Durante a coletiva, Rodrigo Montesano, superintendente de Brand Experience & Patrocínios do Itaú, celebrou mais um ano de parceria com o Rock in Rio e lembrou que o trabalho para o próximo já começa. 

“Essa é uma edição especial para nós, pois, assim como o Rock in Rio celebra os seus 40 anos, o Itaú comemora seu centenário”, conta. “O Rock in Rio é em setembro do ano que vem, mas a jornada começa antes, né? Já começa com a pré-venda. Então aqui, terminou o The Town, semana que vem a gente já começa o projeto Rock in Rio. É muito bom!”, conta.

O primeiro nome anunciado para se apresentar no festival carioca acabou de fazer um show arrebatador no The Town. Ludmilla irá se apresentar no Palco Mundo, na próxima edição do Rock in Rio, em 2024. A cantora, que também fez uma performance histórica no Rock in Rio em 2022 como headliner do Palco Sunset, conquistou a maior audiência do Multishow entre os nacionais daquela edição, além de ter dominado as redes sociais do festival, garantindo a maior repercussão em todos os pontos, seja maior audiência, menções, citações e ainda se tornou 1o lugar nos trending topics Brasil e mundo.

Ela promete agitar o público do Palco Mundo com os sucessos “Rainha da Favela”, “A Danada sou eu”, “Deixa de Onda”, “Invocada”, “Verdinha” e “Hoje”, entre outras faixas. Lud já foi indicada duas vezes ao Grammy Latino — vencendo uma, com seu quarto álbum de estúdio “Numanice 2” (2022) — seis vezes ao MTV Europe Music Award para Melhor Artista Brasileiro e diversas vezes ao Prêmio Multishow de Música Brasileira, saindo duplamente vitoriosa em 2019.

Foto: Diego Padilha