Patrocinadora oficial do Rock in Rio 2024, a Volkswagen do Brasil leva ativações imperdíveis e iniciativas ESG, com foco ambiental e social ao festival. A Volkswagen também é co-patrocinadora da área temática Rota 85 e conta com o automóvel oficial do evento: o Polo Rock in Rio.
Trata-se de uma versão especial do carro de passeio mais vendido do País que celebra os 40 anos do festival e os 13 anos da parceria com a VW. Montadora oficial do Rock in Rio pela 5ª vez, a Volkswagen também patrocinou o festival nas edições de 2011, 2013, 2015 e 2022.
“O território da música é estratégico para a Volkswagen do Brasil, que já tem seu nome gravado na rota dos grandes festivais. Nessa 40ª edição do evento, lançamos o Polo Rock in Rio, apresentaremos o Golf GTI (MK 8,5) pela 1ª vez no Brasil e teremos ativações imperdíveis. O público poderá estrelar uma campanha publicitária fictícia da Volkswagen, tatuar sua história com a marca, compor a própria música e comparar sua força à da Nova Amarok”, diz o vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil, Roger Corassa.
A Volkswagen do Brasil marcará presença no Rock in Rio 2024 com estandes no Palco Mundo e no Palco Favela e diversas ativações em pontos estratégicos da Cidade do Rock. Todas as ações de Volkswagen no festival foram criadas e executadas pela ATENAS.ag, agência nacional referência em brand experience.
No estande do Palco Mundo, VW mostra SUV inédito
Vem aí o mais novo ícone pop da marca, que será apresentado pela primeira vez no Rock in Rio. O SUVW, confirmado para o mercado brasileiro em 2025, que é 100% desenvolvido e produzido no Brasil chegará para reforçar ainda mais a Família SUVW.
O público poderá ver de perto o teaser do SUVW inédito na entrada do estande da Volkswagen no Palco Mundo. A intenção é dar um spoiler, exibindo seus primeiros detalhes. Além de uma camuflagem especial, o modelo está envolvido por uma redoma de LED glass, tecnologia que combina transparência e luminosidade com efeitos holográficos. Neste primeiro momento, o público conhecerá a assinatura dos faróis, lanternas e a silhueta lateral do SUV. A ideia é revelar o carro, pouco a pouco, até seu lançamento.
Ainda no estande, em uma ativação criativa, o público tentará adivinhar, em uma tela touch, um nome para batizar o novo SUVW com até cinco letras. E o mais importante e também divertido: só valem sugestões improváveis.
Seja uma “Estrela da Volks” no estande da marca
Os VW Lovers brilharão muito no estande da Volkswagen do Brasil no Palco Mundo. Na ativação inédita Estrela da Volks, os fãs da marca vão sentir o gostinho de atuar em uma campanha publicitária fictícia de lançamento do Polo Rock in Rio, a versão especial do carro de passeio mais vendido do País e o carro oficial do evento. Veja que incrível: a área da ativação terá cenografia de estúdio, onde os participantes serão recebidos por um produtor e um cinegrafista.
A gravação será transformada em um comercial de 15 segundos e, em minutinhos, o vídeo já estará pronto para compartilhamento nas redes sociais. É possível participar sozinho ou em até três pessoas.
Na Rota 85, VW apresenta o Golf GTI
Na ativação da Volkswagen na área temática Rota 85, espaço que tem a marca como co-patrocinadora, as memórias afetivas vividas ao lado de um Volks podem ser registradas na pele em tatuagens temporárias ou permanentes no Design Tattoo Studio.
Para marcar a paixão na pele, é só escolher um dos modelos de Flash Tattoo (tatuagens pequenas) da cartela, que inclui desenhos alusivos ou não à Volkswagen, e aguardar a vez com o nosso tatuador para desfilar seu estilo Volks por aí. É importante ficar de olho para não perder o agendamento e chegar com 15 minutos de antecedência.
A ativação da marca na Rota 85 também faz uma homenagem ao Design Volkswagen em uma exposição unindo modelos que marcaram época e que continuam revolucionando o setor automotivo e registrando a história da Volkswagen como uma Love Brand.
Ao lado da ativação, os VW Lovers viverão esse momento de inovação e nostalgia ao vivo: estarão por lá o Golf GTI (MK 8,5), em sua primeira aparição pública no Brasil, fazendo par com um Golf Geração 1 de colecionador; além do ID.Buzz (Kombi elétrica) e da Kombi clássica camuflada.
Crie sua música com o Novo T‑Cross no Palco Favela
A bordo do Novo T‑Cross, o SUV mais vendido do Brasil, tudo soa como música para os ouvidos dos VW Lovers. No estande da Volkswagen no Palco Favela, a ativação Novo T‑Cross Revolucione o seu caminho convida o público a criar sua própria música dançando sobre o teclado do piso sensível ao toque que ativa as notas musicais, compondo de um jeito muito divertido. A ideia é se jogar, dançar e compor à vontade. O cenário é inspirado nos pôsteres lambe-lambe, unindo história e inovação.
Compare sua força com a da Nova Amarok no Palco Supernova
A Nova Amarok convida os participantes do Rock in Rio a colocarem para fora toda sua força e potência. No espaço Nova Amarok Power, no Palco Supernova, o público vai usar um martelo para bater no medidor com força máxima e ver o quão perto chega da Nova Amarok V6. Tem coragem de encarar o motor 3.0 V6 de 258 cv, com função overboost até 272 cv? É ele que garante à Nova Amarok o título de picape mais potente do segmento.
Participe das ativações e ganhe uma shoulder bag Volkswagen
Nada melhor do que uma shoulder bag (bolsa de ombro) para levar suas “coisinhas” com conforto para curtir o line-up do Rock in Rio. Esse é o brinde para todas as pessoas que participarem das ativações da Volkswagen do Brasil no festival.
As bags foram produzidas por costureiras apoiadas pelo projeto “Costurando o Futuro”, da Fundação Grupo Volkswagen. Além do uso da matéria-prima de tecidos de bancos de carro, valorizando o upcycling, a produção dos itens gerou renda para mais de dez pequenos empreendedores.
Volkswagen leva ações ESG ao Rock in Rio 2024
O “Costurando o Futuro” capacita profissionais das comunidades em costura, design e empreendedorismo. Em seus 15 anos de história, o projeto já reaproveitou mais de 100 toneladas de resíduos têxteis.
Parte dos materiais utilizados nos estandes da Volkswagen no Rock in Rio 2024 foi reaproveitada de eventos anteriores e após o festival, toda a lona utilizada nos espaços da marca será doada ao projeto “Costurando o Futuro”. Todos os materiais de serviço (copos, talheres, pratos) utilizados nos estandes são biodegradáveis e encaminhados para destinação ambientalmente adequada após o festival.
A Volkswagen do Brasil também está calculando sua pegada de carbono no Rock in Rio para subsidiar a organização do evento com essa informação para fins de compensação e definição de medidas de redução.
Volkswagen é selecionada para o Prêmio Atitude Sustentável do Rock in Rio
A Volkswagen do Brasil acaba de receber o selo de patrocinador “Selecionado” para o Prêmio Atitude Sustentável do Rock in Rio. O selo revela que a marca está entre os cinco finalistas da categoria patrocinador que concorrem ao prêmio.
O Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável destaca as empresas alinhadas na missão Por um Mundo Melhor, que caminham junto com essa importante iniciativa e ajudam no trabalho do festival em prol da sustentabilidade.
Fundação Grupo Volkswagen apoia o projeto social Favela 3D
A Fundação Grupo Volkswagen, ao lado da Gerando Falcões, Gerdau e Instituto Entre o Céu e a Favela, é parceira do Rock in Rio no projeto Favela 3D, que leva iniciativas sustentáveis ao Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ). O projeto é um marco nas comemorações dos 45 anos da Fundação Grupo Volkswagen, comemorado em 2024.
O Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), que já foi implementado com sucesso na Favela do Haiti, em São Paulo, durante o The Town 2023 — festival que também teve a Volkswagen do Brasil como patrocinadora oficial —, chega ao Rio de Janeiro para atuar por dois anos nas regiões do Buraco, Sessenta e Ladeira do Faria, no Morro da Providência. O projeto busca transformar a realidade de 250 famílias, promovendo o desenvolvimento social e gerando renda.
As obras em duas importantes áreas, na Praça do Buraco e na Praça Sessenta, começaram em julho deste ano. Com a previsão de serem concluídas neste mês de setembro, as melhorias vão revitalizar e transformar esses espaços em pontos de entretenimento e lazer para reunião e encontro de moradores com brinquedos para as crianças, paisagismo, instalações artísticas, bancos, iluminação em led, remanejo e organização do lixo com descarte consciente e coleta seletiva, pintura de fachadas, melhora dos pisos e calçadas, entre outros elementos.
Após o diagnóstico realizado com os moradores da região para identificação do cenário atual e priorização de melhorias urgentes, o Dignômetro – painel de acompanhamento dos avanços de indicadores de dignidade – aponta que 75% de crianças e jovens estão matriculados, 22% de pessoas qualificadas e 59% empregadas no mercado de trabalho, além de 85% de pessoas alfabetizadas. A meta é atingir 100% em todos os indicadores levantados. Os próximos passos incluem urbanismo social, empoderamento feminino, geração de renda, acesso à saúde, educação e cultura de paz, sempre em diálogo com os moradores locais.
“Com essa parceria, transformamos áreas essenciais para o desenvolvimento social e econômico da comunidade, em linha com o propósito da Fundação Grupo Volkswagen: Juntos pela Mobilidade Social. O impacto dessas intervenções reforça nosso compromisso com a mobilidade social por meio da inclusão produtiva e do fortalecimento das comunidades”, afirma Vitor Hugo Neia, Diretor Geral da Fundação Grupo Volkswagen.