Com o ano de 2022 chegando ao fim, é comum que as agências façam um levantamento dos bons resultados alcançados. E na Fluxxo Comunicação esse balanço foi extremamente positivo.
Durante o ano, a agência assinou campanhas de grande projeção nacional para empresas como L’Oréal, TV Globo, Essilor, BrasilCenter e Globonews e ações em eventos como RioOpen e Rio Gastronomia.
E essa atuação não setorizada não é à toa. André Serro, Head de estratégia da Fluxxo, revela que a agência se tornou superespecializada em uma atuação 360º.
“Nosso-pool de clientes é muito diversificado. Atendemos grandes empresas em diversos segmentos. E isso é possível porque nosso atendimento também é bastante diversificado. Criamos campanhas publicitárias e digitais, desenvolvemos e coordenamos ações promocionais, organizamos eventos e temos uma equipe de apoio que pode atuar e estar presente em todos os locais onde as marcas que atendemos precisam estar, seja em qualquer região do país”, aponta.
Na campanha da L’Oréal para o Dia dos Pais, por exemplo, a Fluxxo fez a coordenação da maior ativação da história da empresa para essa data.
A ação incluiu as marcas Azzaro e Giorgio Armani, que fazem parte do Departamento de Luxo (DL) da empresa. Ao todo, foram 18 ativações nos principais shoppings do Brasil, com stands para a Armani e carrinhos para a Azzarro.
“Ficamos responsáveis por todo o processo operacional para dar vida a ação nesta que é uma das datas mais importantes para o setor de fragrâncias, o Dia dos Pais. Nosso trabalho envolveu desde a negociação com os shoppings até o acompanhamento de todas as necessidades como ferramental, brindes, logística, staff e criativos da campanha”, declara Andrea Barreto, Head de Planejamento e Operações da Fluxxo, que foi responsável por liderar o projeto.
“Já em eventos, atuamos em vários projetos importantes, como Rio Open, onde a Fluxxo é a responsável por todo o staff para a organização e patrocinadores desde 2015, Produção do Style Colour Trophy, um dos mais tradicionais concursos de hairstylist do mundo, Prêmio Muito Mais, realizado em 09 capitais para condecorar os melhor colaboradores de 2022 para a BrasilCenter e fechamos o ano com chave de ouro, com a produção do 17o Prêmio Para Mulheres na Ciência, uma parceria entre a L´Oreal, Unesco e Academia Brasileira de Ciência, que premiou sete mulheres cientistas com o objetivo de promover e reconhecer a participação feminina na ciência. Foi um ano desafiador e cheio de projetos incríveis“, celebra Cecilia Antunes, coordenadora de eventos da Fluxxo.
A campanha da Essilor contra assédio, bullying e discriminação foi outro momento que marcou o ano.
A partir do slogan “É preciso SER – Solidariedade, Empatia e Respeito”, a ação foi criada para reafirmar para todos os colaboradores as práticas saudáveis de convivência no ambiente de trabalho e que devem ser levadas, também, para a vida pessoal daqueles que fazem parte do cotidiano da empresa.
“A campanha teve o objetivo preventivo e educativo sobre o tema, refletindo a política de tolerância zero da Essilor com atitudes de assédio moral, sexual e preconceito. Além disso, teve também a criação de canais de denúncia dentro da própria empresa. Esse trabalho foi extremamente importante porque também reforçou os valores da Fluxxo e que devem ser os de toda a sociedade, como respeito à diversidade, empatia, solidariedade”, destaca Serro.
No caso específico dessa campanha foi usada a ideia do acróstico para que todos lembrem sobre esses pilares – as iniciais das palavras Solidariedade, Empatia e Respeito que, juntas, formam a palavra “SER”.
Também relacionado à inclusão, a Fluxxo assinou uma campanha para a Globonews sobre a importância da atuação das mulheres na cobertura das eleições brasileiras.
A matriz no Rio de Janeiro e as regionais São Paulo e Brasília ganharam uma nova ambientação criada especialmente para a cobertura das eleições para a escolha dos deputados, senadores, governadores e Presidente do Brasil.
A ação ainda teve o detalhe de que, como a emissora tem 58% dos cargos ocupados por mulheres, enfatizou a importância delas na cobertura de notícias que podem mudar os rumos do país inteiro.
“Os brasileiros viram a maior cobertura da história, no maior canal de jornalismo do Brasil. E como as mulheres são maioria no time da emissora, nossa proposta foi criar uma campanha interna com foco nelas, que reforçasse seu papel essencial na sociedade, com destaque para o cenário político. O objetivo foi reconhecer a atuação das mulheres no setor e apontar as conquistas pelos direitos femininos na sociedade, além de valorizar a voz de cada mulher. Para isso, na prática, desenvolvemos uma ambientação interativa e lúdica, que mostrou a luta das mulheres na política, ajudando a potencializar todas as colaboradoras da emissora”, detalha Marcella Pereira, Gestora de Mídia e Atendimento, que assinou a campanha com Renata Takahashi, Diretora de Criação da Fluxxo.
A ambientação simulou uma exposição para valorizar as conquistas das mulheres, em que um túnel na entrada da emissora tinha um manifesto da GloboNews, escrito pela Denise Lacerda, Editora-chefe da Globonews/Brasília, com um olhar sobre o momento político e a atuação das mulheres neste cenário.
Desse modo, quando os colaboradores passavam por ele, entravam em uma exposição imersiva com painel.
“Esse painel mostrava os depoimentos das colaboradoras que responderam à pergunta “O que significa para você, mulher, contar a história de um momento decisivo para o Brasil?” e algumas frases de outras mulheres que têm muita representatividade na política ou na causa feminista”, acrescenta Renata.
A agência também inovou no modelo de trabalho em 2022. Com o que se chama Anywhere Office, a Fluxxo redefiniu o modus operandi da empresa, que já passava por mudanças desde o começo da pandemia, mas que acabou se tornando um padrão em 2022.
“Nesse modelo, percebemos que os nossos colaboradores passaram a produzir mais e melhor, com o sistema remoto de trabalho, pois, já não precisavam mais ficar se deslocando de suas casas e enfrentando algumas vezes congestionamentos. Além disso, também depois do início da pandemia, começamos a contratar profissionais de outros municípios e estados. E alguns membros da nossa equipe optaram por mudar de cidade, para terem mais qualidade de vida. Desta forma, resolvemos seguir com o conceito anywhere office definitivamente. Continuamos com nosso escritório para determinadas reuniões, encontros com clientes e algumas áreas, como Administrativa, Financeira, Gente e Gestão e Live Marketing, que precisam e estão presentes na agência, mas os outros setores seguem nesse formato mais híbrido”, disse Serro.
E essas ações, obviamente, têm como resultado números igualmente positivos.
“Em 2022, tivemos um aumento de 38% em nosso faturamento e contratamos novos talentos com diversas expertises para todos os departamentos da agência – Publicidade, Live Marketing e Digital. Este foi um ano de consolidação da retomada iniciada pós pandemia”, conclui Marco Lima, Diretor Financeiro da Fluxxo.