ESG

Gerdau levará debate sobre soluções para déficit habitacional ao SXSW

Em primeira participação no maior festival de inovação e criatividade do planeta, empresa debaterá soluções que podem ser escaladas no continente americano.


A-Gerdau, maior empresa brasileira de aço com forte presença nos Estados Unidos, terá sua primeira participação no South by Southwest (SXSW) 2023, principal festival de inovação e criatividade do mundo. 

A companhia será parceria oficial do evento e vai promover um painel sobre inovação e soluções na habitação popular, fortalecendo seu compromisso em ser parte das soluções aos desafios da sociedade e sua capacidade de se transformar continuamente em seus 122 anos de história ao acompanhar as mudanças pelas quais o mundo passa.

Com a participação no SXSW, a Gerdau busca aproximar sua marca do ecossistema de inovação, debatendo soluções para um futuro mais sustentável para o nosso planeta. A Gerdau hoje é uma empresa ainda mais focada nas pessoas, inovadora, ágil, digital e sustentável, resultado de um período de profunda transformação cultural e digital”, disse Pedro Torres, líder Global de Comunicação Corporativa e Marca da Gerdau

Temos uma importante presença no mercado norte-americano, produzindo aço a partir de sucata metálica, o que torna a nossa participação no SXSW uma oportunidade de também nos conectarmos ainda mais com a sociedade americana”, acrescentou.

A Gerdau vai apresentar, no dia 13 de março, um painel chamado Housing Innovation for the Base of the Pyramid no SXSW 2023, que está na trilha de Habitação do festival e tem como objetivo discutir soluções habitacionais para a população de baixa renda que contemplem inclusão social e impacto positivo nas comunidades. A sessão terá a presença de Paulo Boneff, líder global de responsabilidade social da Gerdau, Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões, e Jorge Melguizo, ex-secretário de desenvolvimento social de Medellín (Colômbia), e terá mediação da jornalista Christiane Pelajo.

A habitação é um dos eixos da estratégia social da Gerdau e o painel reforça o nosso compromisso de promover ações e reflexões junto à sociedade sobre soluções para os desafios que cercam este tema, buscando a construção conjunta de um futuro melhor e mais justo para todas as pessoas”, destaca Boneff.

O déficit habitacional, quantitativo e qualitativo, é um dos principais dilemas nos países das Américas e a Gerdau tem uma atuação forte por meio de soluções para combater esse profundo desafio da sociedade. 

A Gerdau conta com o projeto Reforma que Transforma, que procura, em 10 anos, reformar mais de 13 mil residências vulneráveis no Brasil e vem atuando, em colaboração com a Gerando Falcões, em vários projetos de revitalização de favelas. A empresa também realiza trabalhos com diversos parceiros, em projetos de moradia na América Latina e América do Norte. A ideia do painel é mostrar que essas soluções podem ser ainda mais escaláveis em nível continental.

A Gerdau na América do Norte

A América do Norte representa aproximadamente 40% do faturamento anual global da Gerdau. A empresa tem 12 unidades de produção de aço na região, distribuídas entre Estados Unidos e Canadá. Em Midlothian, no estado do Texas, a companhia possui sua principal operação no País, com capacidade de produção de 1,4 milhão de toneladas de aço, incluindo barras e perfis estruturais. A Gerdau ainda tem uma planta de energia solar com capacidade de 80 megawatts adjacente à unidade, que permitirá que a usina da funcione movida a energia solar.