A GSK, com o objetivo de conscientizar a população sobre o risco do herpes zoster no Brasil inteiro, apresenta a evolução da Casa Zoster por meio do Zoster Truck. A instalação, que conta com ambientes inspirados nos relatos de dores dos pacientes que desenvolveram o herpes zoster, se tornou itinerante.
O Zoster Truck está rodando pelo Brasil com visitas gratuitas ao espaço, passando por cidades como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Curitiba e Porto Alegre.
O herpes zoster, chamado também de “cobreiro” é causado pelo vírus varicela-zoster, o mesmo vírus causador da catapora. Ao ser adquirido, esse vírus pode ficar adormecido no organismo durante toda a vida do indivíduo. A doença é mais comum em pessoas com mais de 50 anos de idade e adultos com sistema imune enfraquecido, por isso é tão importante estar informado sobre a existência da doença e seu impacto.
O Zoster Truck tem um espaço conjugado, representando sala e cozinha, e todos os seus objetos e texturas ilustram as principais dores dos pacientes, que incluem queimação, choque e sensação de perfuração.
O caminhão itinerante já começou sua jornada passando por São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro e seguirá a viagem passando por Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Curitiba e Porto Alegre.
Fotos: Divulgação