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Camarote Spaten, experiência inédita e festa "à brasileira": os bastidores da Oktoberfest Blumenau 2024

Em entrevista, Tiago Basso - o Kaká - CEO da Guru, conta os detalhes das entregas do grupo em um dos principais eventos do país

Oktoberfest Blumenau 2023
Última edição da Oktoberfest Blumenau. Foto: agência Guru.

Nesta quarta-feira (9), começa a Oktoberfest Blumenau 2024, que segue até o dia 27 de outubro transportando o público para a atmosfera de Munique. Um dos destaques do evento é o Camarote Spaten, que funciona nas sextas-feiras e sábados — dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de outubro. Nos bastidores deste evento está o ecossistema Guru, que entrega desde a cenografia e operação de comida e bebida da Oktoberfest, até a experiência de Spaten.

Tiago Basso, o Kaká, é CEO da agência Guru que entregou o Camarote Spaten da Oktoberfest
Tiago Basso, conhecido como Kaká, CEO do ecossistema Guru

O Promoview conversou com o Tiago Basso — o Kaká — CEO da Guru sobre essa mega operação. Entre os desafios, estão a entrega de 14km de cenografia para 19 dias de festa; a operação de mais de 500 mil litros de chope; a experiência do Camarote Spaten e o desafio climático da região. Em contrapartida, o contrato de seis anos com a Oktoberfest impulsionou o crescimento do grupo, que passou a incorporar soluções e hoje conta com seis empresas.

“Sem dúvidas a Oktoberfest foi um divisor de águas para gente. É um contrato grande e longo, então isso contribui para uma estruturação”, afirma Kaká.

Experiência Oktoberfest

Com o fim de proporcionar uma experiência fiel ao público, a agência Guru visita anualmente a festa original em Munique, na Alemanha. As referências “frescas” permitem trazer algo de novo para Blumenau a cada edição. Todavia, a versão brasileira está longe de ser uma cópia da Oktoberfest europeia, pois existem grandes diferenças culturais — inclusive na forma de consumir cerveja.

Enquanto a festa de Munique é marcada por um comportamento mais contido — com os visitantes consumindo cerveja sentados em mesas compartilhadas, sem a possibilidade de circular com o chope na mão —, a versão brasileira traz um toque de “carnaval”. Isso se traduz no estilo musical da festa em Blumenau, chamado de Chucrute Music: uma mistura de marchinha com a música alemã tradicional.

“A festa alemã é mais sóbria e muito bem organizada, mas o público brasileiro se comporta de maneira diferente”, comenta Tiago Basso. “Não adianta tentar recriar a tradição alemã em sua totalidade aqui. Precisamos nos adaptar, senão a experiência pode sair errada”, diz.

Toda essa atmosfera tem atraído um público diversificado. Os dados indicam que menos de metade das pessoas que frequentam à Oktoberfest são do Sul do país. Por isso, o evento é imprescindível para o turismo, sendo uma fonte de renda extra para os trabalhadores e negócios da região.

Desafio climático

A última edição da Oktoberfest em Blumenau foi marcada por enchentes, que afetaram a organização e a experiência dos visitantes. A chuva intensa obrigou a equipe responsável, liderada pela agência Guru, a desmontar e remontar a estrutura do evento em um curto intervalo de 72 horas.

Tiago Basso compartilha aprendizados da última edição e algumas medidas de contenção de danos em caso de crise climática . “Nós deixamos as linhas de chope em uma altura maior, de forma que, em caso de enchente, a água não afete o líquido. Também deixamos os equipamentos elétricos para o alto, pois seria impossível substituir 250 chopeiras de última hora. Dessa vez também teremos mais facilidade na montagem e desmontagem. Então são pequenos ajustes”, explica.

De acordo com o executivo, essas preocupações fazem parte do dia a dia de quem trabalha com eventos, principalmente na região Sul do país. “Na situação climática que estamos vivendo , esses cuidados serão cada vez mais comuns”, conclui.

Estratégia de Spaten

Apesar de ser relativamente nova no mercado brasileiro, a Spaten surgiu há mais de 700 anos em Munique. Por isso, foi a escolha “óbvia” da Ambev para um dos maiores festivais cervejeiros do país. A Oktoberfest tem desempenhado um papel fundamental para consolidar a marca no mercado de cervejas brasileiro.

Recentemente, Spaten começou a ocupar o território das artes marciais, com ações como a Spaten Fight Night. Ao Promoview, a Guru revelou que a boxeadora Bia Ferreira e a judoca Rafaela Silva, ambas medalhistas olímpicas nos Jogos de Paris 2024, estarão no Camarote Spaten para prestigiar a festa.

A experiência de camarote da Spaten é algo realmente premium, com uma imersão na marca e um conforto diferenciado do restante da Oktoberfest. O CEO da agência Guru conta que é um desafio entregar um espaço proprietário que tem um alto ticket médio — “fora” da realidade dos eventos do Sul — e conseguir agregar valor à experiência do público. Contudo, o espaço tem recebido elogios a cada edição e repetindo sucesso na bilheteria.

Ativação inédita da Bundesliga

A edição 2024 da Oktoberfest em Blumenau contará com uma ativação inédita da Bundesliga, a liga alemã de futebol, consolidando uma parceria internacional estratégica para aproximar o público brasileiro da competição. Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de assistir a transmissões ao vivo dos jogos da liga, especialmente aos sábados, além de participar de uma experiência interativa com brindes oficiais, como camisas e bolas autografadas.

A ativação, desenvolvida em colaboração com a agência Guru, também trará a presença de jogadores renomados da Bundesliga. “Será algo bem completo, vamos revelar mais detalhes nos próximos dias e quem estiver na Oktoberfest pode conferir”, convida Kaká.

Crescimento do ecossistema Guru

De acordo com Tiago Basso, que é o único sócio comum de todas as empresas do grupo, a história “Guru” começou com a produtora de eventos Sul Entretenimento. A partir da união da Sul com a KOI Comunicação, especializada em assessoria de imprensa, surgiu o impulso para a criação da Guru, com foco em experiência. A agência está em seu 8º ano de operação.

Dali em diante, havia o desejo de atender a demandas de fornecimento dentro de casa. A NetBar atende operações de alimentos e bebidas em eventos e está responsável por toda a operação da Oktoberfest. Além disso, a operadora detém os contratos dos estádios de futebol do Avaí, Figueirense e Joinville.

Outra empresa do grupo é a Lotus Cenografia, que nasceu um ano antes do grupo assumir a entrega da Oktoberfest e se desenvolveu muito junto à festa. “A Oktoberfest tem 14km de cenografia lineares, quem visita o Pavilhão Germânico antes do evento e depois não acredita em toda a transformação que é feita lá”, conta o sócio Tiago Basso.

Por fim, a última conquista deste ecossistema é a Insight Influencers, focada em Marketing de Influência. A recém-chegada está fazendo grandes entregas, inclusive no Rock in Rio 2024. Os diferentes braços do grupo proporcionam soluções integradas aos clientes, como Spaten e Oktoberfest, consolidando a Guru como um dos principais nomes do mercado de experiência no Sul do país.

Kássia Calonassi
Kássia Calonassi

Head de Conteúdo

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.