As crises, vem e vão, e com elas novos pensamentos, novas formas de ver o mundo também. São nas crises que as ideias surgem, sempre com foco em resolver problemas.
O Covid-19 foi algo que ninguém esperava que poderia vir e fazer o que fez, entretanto a crise que esse vírus causou fez com que o brasileiro exercesse qualidades inerentes no DNA do nosso povo: Compaixão e se reinventar.
Confira as últimas novidades sobre live marketing aqui.
Leia também: HZ Eventos apresenta a HZ Influencer.
“A pandemia mostrou o lado criativo do brasileiro. As marcas precisaram se reinventar e aqui na HZ Eventos não foi diferente. Nunca deixaremos de lado o nosso trabalho com eventos, mas com essa pausa temporária, tiramos da gaveta um antigo projeto. O sonho se torna realidade.”, comenta Adriane Zagari, CEO da HZ Eventos.
Enquanto-muitos rezam pelas trágicas mortes que tivemos, outros se reinventam para manter os empregos, necessários para que a economia volte a crescer como estava antes da pandemia. Todos se ajudando, o país sairá mais rápido desse momento.
Dentro desse cenário, Adriane Zagari lançou no mercado a sua nova área de negócios. Com uma base com mais de 22 mil modelos cadastrados, era preciso se reinventar para que esses modelos não ficassem sem trabalho, foi nesse momento em que uma ideia que vinha amadurecendo se tornou realidade.
HZ Influencer
A HZ Eventos agora tem uma unidade de negócios focada em micro e nano influenciadores, a HZ Influencer, um projeto que já vinha crescendo nos últimos anos, porém, como o digital cresceu muito devido a pandemia, muitas marcas começaram a buscar essa estratégia de mídia para divulgar seus produtos, marcas e serviços.
Segundo a MB8, agência de marketing responsável pelo planejamento digital da HZ Influencer, a taxa de engajamento com essa estratégia pode ser 60% maior versus ações com grandes influenciadores, isso porque, o micro e o nano tem uma tendência maior de ter um público mais engajado com a sua mensagem.
Uma pesquisa do Ibope, que embasa o planejamento, mostra que o mercado aqueceu pois uma grande parcela dos brasileiros segue algum tipo de influenciador e está propenso a ouvir e seguir o que esse diz, isso animou o mercado a buscar essa estratégia.
A Agência MB8 faz parte do grupo JRC. José Rubens, CEO do grupo, acredita que esse é um mercado em franco crescimento e que a Adriane Zagari lançou o projeto no momento certo.
“Segundo a nossa pesquisa, o mercado de moda é o que mais utiliza a estratégia dos micro e nano influenciadores. A base da HZ Eventos é uma das maiores do país, estamos muito felizes em poder ajudar mais um projeto de sucesso, sendo esse mais um case de sucesso da MB8.”
Era do diálogo
Para Felipe Morais, diretor de planejamento da MB8, que comandou a pesquisa e planejamento junto com o time, o marketing vive um momento chamado “era do diálogo” em que as marcas precisam ouvir mais para depois criar a comunicação, é preciso entender mais e falar depois.
“Analisamos algumas tendências da área e vimos que acabaram algumas fases, como da compra de seguidores, só marcas falando, a busca do like e a busca por grandes audiências dos influenciadores. A Era do diálogo, traz a provocação para o segmento que está mais pautada no resultado, cocriação, negócios e conversas, tudo isso tendo como base a segmentação. A nova era do marketing digital caminha para isso.”
Pesquisas mostram que esse mercado de influenciadores teve um grande aumento na busca de de empresas para divulgar sua marca, o que fez com que a HZ Influencer tivesse seu lançamento antecipado, para atender as demandas, principalmente de marcas que precisam comunicar confiança e inspiração, dois dos conceitos que as pessoas mais buscam ao seguir um influenciador, conceitos esses, muito trabalhados no mundo da moda, onde as modelos da HZ Eventos atuam com mais frequência.
“Hoje, todos nós somos canais de mídia. Todos nós temos o poder de influenciar pessoas que nos seguem. Todos nós temos Redes Sociais com uma determinada quantidade de seguidores. Uns mais, outros menos, mas isso não significa especificamente que influenciam mais ou menos pessoas. O que vamos fazer é potencializar esse conceito junto aos nossos modelos. Já estamos fazendo lives para falar com o mercado e preparando cursos para ajudar no posicionamento dos modelos como micro e nano influenciadores. Acreditamos que não é apenas falar de uma marca, para influenciar é preciso que o influenciador esteja engajado com a marca, que faça parte do seu dia a dia, que agregue algo a quem o segue. Credibilidade é a palavra-chave desse jogo. E estamos aqui para ajudar nossos mais de 22 mil modelos a jogar esse jogo.”, comenta Adriane Zagari
Credibilidade é a palavra-chave
O planejamento da nova unidade de negócios mostrou que os conteúdos de credibilidade, precisam ser verdadeiros e espontâneos afinal, ninguém mais acredita no influenciador que fala de uma marca que ele não tem uma história com ela ou mercado que essa marca atua.
Os recentes escândalos envolvendo grandes influenciadores estão fazendo com que as marcas olhem para os micro e nano influenciadores de uma outra forma, entendendo que audiência não é tudo, mas relevância, credibilidade e inspiração sim, e para isso, não é preciso ter milhões de seguidores, mas é preciso que o influenciador tenha uma personalidade única para se comunicar com seu público, independente do tamanho que seja.
Visitar lugares indicados, comprar roupa e maquiagem estão entre as ações que as pessoas mais fazem depois de ouvir dicas dos influenciadores, isso se torna um ponto relevante para trabalhar nesse mercado, e atentos a isso, a HZ Influencer está preparando os modelos.
A empresa não tem intenção de entrar no mercado para ser apenas uma plataforma de escolha de modelos pelo gênero e número de seguidores, isso já ocorre, para se diferenciar no mercado é preciso ter sempre aquele “algo a mais” que surpreende a todos.
“A ideia é oferecer aos clientes que já confiam na HZ Eventos uma nova forma de divulgar a sua marca, baseado no que o mercado aponta como uma das ferramentas mais importantes do varejo, o digital, onde influenciadores são um dos pilares para construção de reputação de marca.”, finaliza Adriane Zagari.
Foto: Divulgação.