A IFA 2020 tem início hoje, 3 de setembro, e estende-se até 5 de setembro em Berlim, dentro das datas habituais mas num formato muito diferente do que temos acompanhado nos últimos anos.
Sem público, com uma lotação limitada a mil pessoas por dia em cada uma das várias áreas criadas, com um número muito mais reduzido de espectadores e a aposta num modelo on-line, a “nova” IFA 2020 pode ser um bom teste para outros grandes eventos que tiveram de repensar os modelos nos próximos meses.
Confira as principais feiras de negócios aqui.
Leia também: Alemanha faz ‘shows-pesquisa’ para estudar multidões e Covid-19.
O MWC 2020 foi a primeira grande baixa da crise provocada pelo Covid-19, e a organização ainda resistiu até finalmente desmarcar a conferência, poucas semanas antes da sua realização em março.
Depois disso, os cancelamentos e mudanças para modos on-line sucederam-se, e até a CES já confirmou que em janeiro de 2021 não vai haver conferências e feira em Las Vegas.
A Messe de Berlim tomou uma opção diferente em maio, decidindo manter um modelo de exposição e conferência pessoal para um grupo muito limitado de profissionais e jornalistas.
“Temos obrigação de ajudar a indústria a se recuperar.”, afirmou Jens Heithecker, vice presidente da Messe Berlin quando partilhou os planos para setembro.
Inicialmente, a ideia era fazer 4 eventos separados em Berlim, com um limite de 1000 participantes cada, mas os planos foram sendo alterados.
A IFA 2020 Special Edition integra a IFA Global Press Conference, para jornalistas, a IFA Business, Retail & Meeting Lounges e a Shift Mobility meets IFA Next.
Quem acompanha on-line tem uma experiência digital preparada com a FA Xtended Space, com apresentações em streaming, ferramentas de networking e demonstrações digitais de produtos.
A IFA Global Markets, dedicada aos fornecedores de eletrônica para o mercado B2B da indústria e OEM, acabou por ser cancelada por dificuldades de viagem dos principais participantes.
A organização acaba de comunicar que vão participar mais de 1.450 expositores, de 30 países, e que 150 vão estar presentes fisicamente.
A IFA 2020 Special Edition cobre uma área de 30 mil metros quadrados, nos primeiros pavilhões da Messe Berlin que tem habitualmente 27 pavilhões de exposição mais o City Cube.
Certo é que a forma como a IFA 2020 Special Edition vai correr pode marcar tendências para os próximas feiras e conferências, sustentando, ou não, a necessidade de grandes encontros presenciais ou a mudança para um modelo on-line.