Com um faturamento de R$ 43,9 bilhões, o segmento de live marketing vem sendo um dos principais aliados para as empresas enfrentarem o revés econômico do país. Reflete a decisão de compra em tempo real dos consumidores nos pontos de venda. E há perspectiva de crescimento com a expansão do conceito de ativar experiências de marca que a tecnologia digital permite. Esse universo da comunicação envolve CRM, incentivo, trade, ponto de venda, eventos, convenções, feiras e até mesmo ações B2B para a aproximação de negócios.
Uma pesquisa realizada pela Agência 96, que ouviu no primeiro semestre deste ano 800 consumidores para compreender sua motivação em relação à disciplina, mostra que a promoção é um caso de amor dos brasileiros e está em fase de crescimento.
“É um fato que a promoção faz parte da nossa vida. Esta pesquisa mostra que o envolvimento aumentou em tudo: existem mais promoções no mercado, mais pessoas participando, mais consumidores ganhando e, é claro, mais marcas gerando bons resultados. O mercado está crescendo e as empresas ficando mais confiantes para realizar promos”, resume o estudo da 96.
O-Banco Santander reuniu em um dia no Allianz Park, em São Paulo, evento, convenção de metas e marketing motivacional
A análise revela que a Caixa, que precisa emitir autorização para promoções por meio de sorteio, registra crescimento desde 2013, quando foram liberados 2.600 certificados. No ano seguinte, o da Copa do Mundo no Brasil, subiu para quatro mil. Esse evento, aliás, é um dos que fomentam o crescimento de 41% do negócio nos últimos quatro anos. Ainda não há o resultado da Copa da Rússia, mas, certamente, gera impacto positivo nas agências, fornecedores de serviços especializados e na plataforma de trade dos anunciantes.
A curva de elevação indica que de 2015 a 2017 a Caixa realizou 10.626 outorgas para atividades promocionais no mercado brasileiro. Casa, dinheiro vivo, viagens e carros são os prêmios preferidos. Os meios para participar preferidos são urnas, sites, chatbots, aplicativos, SMS e WhatsApp.
Wilson Ferreira Júnior, da Ampro, destaca a importância estratégica da disciplina
Uma pesquisa realizada pela Ampro detalha as ferramentas de live marketing mais utilizadas: 77% são para eventos, feiras e congressos; 62%, para ações promocionais; 56%, para projetos de marketing de incentivo; 47%, para ativação; 38%, para trade marketing; e 9%, para outras atividades relacionadas à disciplina de brindes. O encolhimento econômico amplia a necessidade de ações de incentivo, mas com novo formato.
“O mercado está mudando. Os clientes cansaram de fazer campanhas de incentivo que apenas distribuem prêmios, o que dá o resultado é o pertencimento, trazer o participante sabendo por que ele está fazendo aquilo e o papel dele em todo o contexto. As marcas estão percebendo que o engajamento é tudo. Não é sobre prêmio, mas sim o quanto mais próximo da marca o participante está, entendendo os valores e refletindo isso no dia a dia”, observa Cristiano Miano, CEO da agência Digi e vice-presidente de convergência da Ampro.
“Os novos profissionais buscam fazer parte de algo maior de verdade e esse é o novo jeito de fazer comunicação. Quando construímos uma campanha de incentivo, primeiro criamos a comunidade, ou seja, angariamos os participantes. Para que esta primeira etapa tenha sucesso, precisamos entender o que esta comunidade busca, quais são seus gostos, hábitos, preferências etc. O próximo passo é fazer a comunidade interagir e acompanhar o passo-a-passo dessa interação para aumentar o engajamento. Isto dá muito mais resultado para uma campanha do que simplesmente premiar, além de reduzir o custo para o cliente em mais de 50% se comparado ao investimento em uma campanha tradicional com foco em premiações”, finaliza Miano.