Após revolucionarem o mercado de entretenimento, as marcas gigantes do streaming estão inovando no mercado de experiências. Ações estratégicas de live marketing realizadas por marcas como Netflix, Max (anteriormente HBO Max), Spotify e Deezer estão redefinindo a forma como o público interage com filmes, séries e música.
As plataformas eliminaram a quarta parede que separa os espectadores das produções, criando interações que vão além das telas. Além da exposição pura, as companhias estão trabalhando em ativações que engajam os fãs e fazem com que se sintam parte da história ou melodia.
Prevista para abrir em 2025, a Netflix House promete elevar as experiências das marcas de streaming a um novo patamar, criando um espaço físico onde os fãs poderão mergulhar ainda mais no universo de suas séries e filmes favoritos. O espaço, localizado em Los Angeles, será um ponto permanente onde os visitantes poderão viver experiências únicas, como cenários interativos, degustações inspiradas em séries e até encontros com personagens e influenciadores.
Somente este ano, passaram pelo Brasil ações como Stranger Things Experience, Game of Thrones & House of the Dragon Experience, Mundo Pixar, Scape Room do Irmão do Jorel e Baile Funk de Bridgerton. Já o Spotify realizou a 1ª edição do “Spotify Podcast ao Vivo”, enquanto Deezer promoveu a experiência Purple Door em Salvador. O anúncio foi feio de forma divertida, com a instalação de portas roxas pela cidade de Salvador. Elas não estavam distante das instalações “um tudum para cada um”, da Netflix, que ocupou quatro capitais brasileiras em outubro.
Manual de sucesso?
Seja por iniciativas proprietárias ou parcerias, essas marcas estão investindo em peso em criar interações presenciais com o público-alvo. O offline faz com que os participantes tenham maior lembrança de marca, além de criar conexões profundas e fidelizar o público mais facilmente.
Os eventos, ativações, festivais e instalações têm alto potencial de bilheteria e compõem uma fatia cada vez maior do mercado. Outro ponto interessante é que essas marcas têm o interesse de sair do eixo São Paulo – Rio. Levando a experiência para diversas regiões do Brasil, como, por exemplo, Curitiba e Salvador.