A Microsoft está participando da Campus Party Brasil 2022, que está sendo realizada entre os dias 11 e 15 de novembro, em São Paulo.
Além do estande com ativações para o público, os campuseiros terão a oportunidade de assistir a palestras com os principais executivos da Microsoft, incluindo Tânia Cosentinho, presidente da Microsoft Brasil, e Fabio Hara, gerente de Marketing para audiência de Professional Developers.
A empresa também promoveu o Hackathon Imagine Cup Desafio Microsoft, que ocorreu entre os dias 12 e 14, e teve, entre os prêmios, três vagas garantidas para a final da etapa Brasil da Imagine Cup, a maior competição de tecnologia do mundo, promovida pela Microsoft.
A-Campus Party Brasil é o principal festival de tecnologia do mundo, que promove uma experiência tecnológica em internet das coisas, blockchain, cultura marker, educação e empreendedorismo.
“Ampliar o acesso à educação digital, estimular o empreendedorismo e promover a diversidade e inclusão fazem parte da estratégia da Microsoft para apoiar o desenvolvimento econômico sustentável do Brasil.”, disse Vera Cabral, diretora de Skilling-Educação da Microsoft Brasil.
“O país enfrenta um gap enorme de formação de mão de obra qualificada para atuar em setores estratégicos como tecnologia da informação e engenharias, entre outros. Eventos como a Campus Party são essenciais para ajudar a engajar as novas gerações no universo da tecnologia e da inovação e incentivá-los a ingressar nas carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.”, acrescentou a executiva.
No decorrer de todos os dias do evento os especialistas da Microsoft marcam presença no estande, em uma área aberta ao público, para conversar e engajar com a audiência.
No dia 12, Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, ministrou palestra para os campuseiros no palco principal “What Is Next”.
Tânia contou sobre iniciativas da Microsoft focadas em capacitação e recapacitação profissional, carreiras nas áreas de tecnologia, além de insight e reflexões sobre o futuro do trabalho.
No dia 13, Fabio Hara, gerente de Marketing para audiência de Professional Developers da Microsoft, esteve no palco Git Arena, conversando com os participantes sobre a Azure, solução de nuvem da Microsoft.
Entre os dias 12 e 14, a Microsoft ofereceu o Hackathon Imagine Cup Desafio Microsoft, a maior competição estudantil de tecnologia do mundo.
Desde a criação da Imagine Cup, em 2003, mais de 2 milhões de estudantes de 163 países desenvolveram projetos inovadores com o apoio de tecnologias da Microsoft. Entre eles mais de 200 mil brasileiros já participaram do torneio.
Este ano, a competição aconteceu em três rodadas. Os estudantes participantes da Campus Party tiveram a chance de concorrer a três vagas direto para a final Brasil.
Para isso eles tinham de participar do Hackathon proposto pela Microsoft no evento, e os três melhores projetos foram automaticamente inscritos na final nacional do Imagine Cup.
A Microsoft promove, há 21 anos, o Imagine Cup, uma competição global de tecnologia entre estudantes do mundo todo, a partir dos 16 anos, que estejam matriculados no Ensino Médio, Técnico ou Superior.
As inscrições para a próxima edição já estão disponíveis pelo site até 15 de janeiro. Com o tema “Todo estudante por ser um empreendedor”, a empresa vai premiar as propostas de tecnologias mais inovadoras, desenvolvidas por estudantes para resolver problemas ligados a quatro temas: Meio Ambiente, Saúde, Educação e Estilo de Vida.
Além do prêmio em dinheiro, os participantes vão receber apoio dos mentores do Microsoft Startups e terão a oportunidade de participar do Founders Hub.
Equipes, de até quatro pessoas, terão que desenvolver projetos baseados em quatro temas centrais: Terra, focado em soluções para preservação ambiental, agricultura e tecnologia verde; Educação, com propostas inovadoras para transformar a educação e a troca de conhecimento global; Saúde, com mapeamento de problemas para novos tratamentos para facilitar diagnósticos e redução de custos; e Estilo de Vida, com ideias inovadoras que irão transformar a forma como nos divertimos, jogamos e vivemos.
Após a inscrição, as ideias serão avaliadas e selecionados os finalistas em cada uma das quatro categorias. A competição acontece em três rodadas, on-line e presenciais, a depender da região, e os finalistas de cada categoria serão selecionados nas semifinais on-line e passam para as Finais Mundiais, que acontecerão em maio, no formato on-line.
Ao se inscrever, os estudantes passam a ter acesso a uma comunidade virtual no Discord, entram para o Microsoft Startups e Founders Hub, uma plataforma criada para apoiar as pessoas com ideais de empreendimento a lidar com os desafios mais comuns enfrentados pelas startups.
Com isso, eles contam com o apoio e mentoria dos especialistas da Microsoft, se conectam com fundadores veteranos do setor e tem acesso a treinamentos.