A MSG Sphere, uma sala de concertos construída em Las Vegas, nos EUA, já é considerada a maior estrutura esférica e a maior tela esférica do mundo. A parte externa tem um telão de LED gigante, enquanto dentro do salão está o maior telão de LED curvo do mundo, com a mais alta resolução.
O edifício conta com 111,5 metros de altura e 157,3 metros de largura, com uma superfície externa coberta por 1,2 milhão de blocos de LED do tamanho de um disco de hóquei no gelo, com 48 LEDs cada um, exibindo 256 cores.
A tela gigante é capaz de exibir imagens dinâmicas. Apesar de a instalação ainda não ter sido inaugurada de modo oficial, a tela já mostrou a que veio durante as comemorações do o Dia da Independência dos Estados Unidos.
A tela vai mostrar um show todas as noites, com suas apresentações frequentemente associadas aos feriados. Por exemplo, no Halloween a esfera será transformada em uma abóbora gigante, e no Natal, se tornará um globo de neve.
A sala de concertos tem capacidade para receber 18.000 pessoas, e foi aberta em 29 de setembro com o primeiro dos 25 shows da turnê do U2 “UV Achtung Baby Live at Sphere”, que a banda irlandesa faz em tributo ao Achtung Baby, seu álbum de 1991.
Os ingressos custam o equivalente a R$ 140. O espaço também vai receber exibições exclusivas de Postcards from Earth, de Darren Aronofsky; o circuito de rua do Grande Prêmio de Fórmula 1 em Las Vegas em novembro; além de competições de boxe, artes marciais mistas e outros eventos esportivos e shows.
A sala de concertos ainda inclui uma tela de 76 metros com resolução de 19.000×13.500 pixels, mais 160.000 alto-falantes, para proporcionar um som de alta qualidade a todos, independentemente do local em que estiverem sentados. Os assentos têm atuadores táteis capazes de vibrar um terremoto aparece na tela. Por fim, o salão também conta com máquinas 4D capazes para simular vento, mudanças de temperatura e aromas.
Fotos: Divulgação