O Nike Air Max Day, evento que prometia distribuir produtos Nike gratuitamente em uma loja no bairro do Paraíso, em São Paulo, atraiu uma grande quantidade de pessoas na noite de 26 de março.
Nos vídeos que tomaram as redes sociais dá para perceber a rua lotada e um grande tumulto em torno da loja Guadalupe, que estava realizando o evento junto com a marca Survival.
O Air Max Day é uma celebração anual da Nike, promovido há dez anos em colaboração com varejistas. A Kings Sneakers, uma rede de streetwear, também revelou a realização do evento em suas lojas em 2024.
Segundo a Polícia Militar, a confusão teve início aproximadamente às 19h30 na avenida Bernardino de Campos. Seis pessoas acabaram feridas e receberam socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A polícia não identificou as causas das lesões.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou que houve um incidente durante uma “promoção de venda de calçados”, no qual “alguns clientes foram pisoteados”. Seis pessoas foram encaminhadas para hospitais. A PM não informou o número de participantes do evento, mas a Survival relatou em seu perfil nas redes sociais que distribuiu 250 camisetas.
O evento estava marcado para começar às 19h, mas, de acordo com o portal Terra, as camisetas começaram a ser lançadas pela porta traseira de um caminhão lá pelas 20h. Nesse momento, a multidão percebeu que algumas camisetas continham vales para tênis, a serem trocados em 6 de abril no evento oficial de lançamento do Air Max DN. Isso desencadeou uma batalha pela obtenção das camisetas que davam direito aos tênis. Eram 250 camisetas e 100 vales.
Com a situação escalando de gravidade, algumas pessoas subiram no caminhão e na estrutura de proteção contra chuva de um ponto de táxi perto para tentar pegar as camisetas diretamente. Foi nesse momento que a coisa toda fugiu do controle, com as pessoas se espremendo em direção ao caminhão, com algumas delas caindo e sendo pisoteadas. A estrutura do ponto de táxi quebrou, e alguns jovens acabaram derrubados e também foram pisoteados.
No meio de todo o tumulto, o caminhão foi embora, e metade das pessoas foram atrás, ainda pensando ser parte da dinâmica do evento, enquanto as outras se retiraram, o que tornou possível perceber a quantidade de feridos e os tênis perdidos e rasgados.
As seis pessoas feridas foram levados para cinco hospitais diferentes nas redondezas.
As três empresas relacionadas ao tumulto que aconteceu na área do Paraíso, Nike, Guadalupe Store e Survival, divulgaram uma declaração conjunta afirmando que “o engajamento no evento foi além das expectativas iniciais“.
“É com pesar que relatamos que, durante o evento, algumas pessoas precisaram de atendimento médico. É importante ressaltar que, felizmente, nenhum dos casos apresentou maior gravidade“, afirma o comunicado.
As empresas também mencionaram que estão em comunicação com as famílias das pessoas impactadas, oferecendo apoio e assistência conforme necessário.
“Nossa prioridade é apoiar as pessoas que precisaram de atendimento médico para que se recuperem completamente.”, concluiu a nota.
Foto: Reprodução/Redes Sociais