O The Town está acontecendo em São Paulo nos dias 2, 3, 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos, trazendo uma linha de artistas de renome internacional como Post Malone, Demi Lovato, Bruno Mars, Kim Petras, entre outros.
Além das atrações, festivais dessa magnitude sempre trazem inúmeras ativações de marcas que promovem várias experiências marcantes e interativas com o público. Além disso, essas ativações muitas vezes incorporam elementos de responsabilidade social, promovendo causas importantes e incentivando a participação ativa da comunidade.
A empresa também foi responsável pela montagem de estandes e estruturas, cenografia e comunicação visual dos restaurantes Gendai, Spoleto, Hot n’ Tender, Dickey’s Barbecue Pit e de dois bares da Pizzaria Domino’s.
A LPL Lighting Production é a empresa que comanda a iluminação de todos os palcos, incluindo todas as suas necessidades extras, artistas e todos os headliners.
Além dos palcos, a empresa também está encarregada da iluminação completa da área VIP, soluções de luz da tirolesa Heineken, alimentação, food court, Market Square, iluminação da Rota 85 e outras ativações. Este trabalho envolveu 150 profissionais, aproximadamente 20 viagens de carreta – cada uma com uma média de 15 a 20 toneladas – 580 moving lights IP65 e mais de 1000 moving lights de LED. Foram 6 meses de planejamento e quase 30 dias de execução em campo.
A Grupo Forte, empresa de elétrica e hidráulica para eventos, está responsável pela distribuição elétrica e aterramento do festival e algumas ativações de marcas.
E como de costume em todos os eventos e festivais do tipo, trouxemos detalhes sobre a ficha técnica dessas ativações aqui no Promoview. A seguir conheça as agências, marcas e espaços que estão agitando o The Town 2023:
3 Corações
Agência: Dot.Promo
Cenografia: Âmbar Cenografia
A 3 Corações, referência nacional no segmento de cafés, marca presença na primeira edição do The Town, o maior festival de música da capital paulista. Inspirada na crença de que o café está presente nos melhores momentos da vida, a 3 Corações leva à Cidade da Música ativações que celebram a bebida que é paixão nacional e garantem energia extra ao público.
No-espaço principal da marca localizado próximo ao market square, a 3 Corações recebe todos aqueles movidos a café e oferece uma ativação especial: um copo com refil ilimitado durante todo o evento do Café 3 Corações Gourmet Dark Roast, por apenas R$15.
A 3 Corações conta com mais dois espaços exclusivos dedicados à degustação e ativação de produtos. No espaço Power Whey o público terá a oportunidade de participar de uma brincadeira e conhecer o novo Cappuccino Pronto Power Whey, que oferece o sabor do cappuccino com 15g de proteína, nas versões Cookies’n Cream, Clássico, Doce de Leite Chocolate. Os convidados da área vip têm à disposição opções de expressos e bebidas cremosas em cápsulas para solução TRES.
Braskem
Agências: Publicis Brasil e Samba
Luz: LPL
Com base no conceito “Rock, Reuse, Recycle, Repeat”, a Braskem está no The Town com a “maior operação de copo reutilizável” já feita pela marca em festivais.
CCR / Via Mobilidade
Agência: Momentum
Tecnologia: MAXI, Áudio, Luz e Imagem
A ViaMobilidade está preparada para proporcionar a melhor rota para chegar ao festival. Adotando um formato operacional inédito em São Paulo, a companhia que gerencia as linhas 8 e 9 de trens metropolitanos está oferecendo viagens expressas e semiexpressas, operando de forma contínua durante as datas do evento. Após a meia-noite, aqueles que retornam do festival poderão embarcar na Estação Autódromo da Linha 9-Esmeralda, enquanto as demais estações funcionarão para transferências e desembarques entre linhas.
Chilli Beans
Agência: Vibes e Talz
A Chilli Beans, maior rede especializada em óculos escuros da América Latina, marca presença trazendo toda a energia do evento em três ativações exclusivas.
Além-da tradicional Capela Chilli Beans, onde foram celebrados inúmeros casamentos durante a última edição do Rock in Rio, a marca também leva a Ponte do Amor, em uma referência à ponte dos cadeados de Paris (“Pont des Arts”), cidade do amor, e o Óculos Gigante, que servirá como ponto de descanso. Os participantes do festival que passarem pelas ativações da marca ganharão um adesivo para colocar na lente do óculos e uma fitinha no estilo Senhor do Bonfim para amarrar na Ponte do Amor.
Club Social
Agência: Musicalize e PROS (ônibus)
Luz e Som: Apple Produções
Cenografia: Opção A
Imagem: Ledcom
Direção técnica: prod4u
Para trazer visibilidade à novidade e reforçar seu compromisso com a cultura urbana, Club Social leva à Cidade da Música uma série de experiências que prometem encantar os espectadores com muita arte, cultura de rua, criatividade e experiências imersivas.
Coca-Cola
Agência: Fibra.AG
Cenografia: Paleta Cenografia
Luz: LPL
Em parceria com a Braskem, Coca-Cola promoverá a sustentabilidade durante todo o festival incentivando o uso de copos reutilizáveis. O refrigerante oficial do The Town traz o Coke Studio, uma estrutura de 250m² e capacidade para 250 pessoas, com programação inédita de 60 horas de música e line-up poderoso composto por 30 artistas nacionais, incluindo DJ´s, dançarinos e cantores.
Colgate-Palmolive
Agência: estratégia integrada em parceria com as agências VMLY&R, BCW e o Grupo MM Eventos
Montagem: Grupo MM Eventos
Luz de fachada: LPL
A-Colgate-Palmolive participa no The Town com o lançamento da Colgate Luminous White Glow. A marca está com dois estandes com ativações instagramáveis, incluindo uma direção de cena para posts no TikTok e Instagram, além de impressão da foto na hora.
Estácio
Agência: Octagon Latam
Cenografia: – UN Cenografia
Técnica – Gama
Transmissão simultânea – H2
Tecnologia – Nex
Faculdade oficial do evento, a Estácio tem como foco unir pluralidade, diversidade e arte em um estande onde vai proporcionar entretenimento a todos os estudantes e àqueles que curtirão o show.
Com-uma cabine de glitter, um espaço de maquiagem e uma ativação com imagem personalizada, a Estácio ainda levará aulas com nomes especiais.
Gerdau
Agência: tm1 Brand Experience
Tecnologia: MAXI, Áudio, Luz e Imagem
O público do evento tem a chance de conhecer as ativações em dois espaços criados pela companhia na Cidade da Música. Quem visitar o estande principal, localizado no gramado com vista para os palcos Skyline e The One, encontra uma guitarra gigante de quase 6m de altura de tirar o fôlego, feita em aço, como referência para o espaço. Ali, a grande atração é a “garra humana”, na qual os participantes são içados e flutuam acima de uma piscina composta por diversos tipos de sucata metálica, como geladeiras e bicicletas, que podem ser reciclados e transformados em aço de baixa pegada de carbono novamente, reproduzindo o processo da reciclagem.
Na área vip do evento, a Gerdau contará com uma máquina de reciclagem, semelhante àquelas famosas máquinas para “pegar ursinhos”, mas com os mesmos materiais que são considerados sucata e reproduzidos no jogo da “garra humana”. Quem conseguir concluir a ação também receberá o pingente em forma de guitarra.
ibis
Agência: Musicalize
Projeto cenográfico: The Public House (PUB)
Cenografia: Opção A
Luz e Som: Apple Produções
Imagem: Ledcom
Direção técnica: prod4u
O espaço da ibis, aberto ao público, tem uma área de descanso para relaxar, carregar o celular e curtir os shows de um dos palcos do festival, o São Paulo Square.
ifood
Agência: DM9
Tecnologia: Apple Produções
Luz de fachada: LPL
O Ifood levou um restaurante em parceria com artistas nacionais, para gerar conexões e criar experiências.
Itaú
Agência: Todos. Projetos Especiais
Tecnologia: MAXI Áudio, Luz e Imagem
Conteúdo: Maze FX
Cenografia: Paleta Cenografia
Luz: LPL
Patrocinador de inúmeros eventos culturais no Brasil, o Itaú preparou diversas ativações para todo o público. O espaço celebrará as noites paulistanas festas temáticas, de acordo com cada line-up. O local também conta com DJ’s convidados que se apresentarão no rooftop do espaço, além da distribuição de brindes.
E a parte da fachada externa do espaço do Itaú será composta por paredes de LED de ultradefinição, com mais de 8 metros de altura, com conteúdos 3D e motion design, incluindo alguns gerados por inteligência artificial, inspirados na cidade, na música e em seus artistas.
Além disso, o Itaú levará sua tradicional roda gigante para o The Town.
Johnnie Walker
Agência: BFerraz
Montagem cenográfica: MChecon
Em sua ativação, Johnnie Walker convoca o público a caminhar sobre uma esteira, enquanto escuta uma música escolhida na playlist disponível. Cada participante ganha um par de meias exclusivo da marca como brinde individual e a soma da caminhada de todos destrava benefícios coletivos durante o festival.
KitKat
Agência: Samba
Conteúdo: Maze FX
Projeto cenográfico: The Public House (PUB)
Luz e Led: LPL
O espaço de KitKat traz, como principal inovação para o público, um conteúdo anamórfico, com uma tecnologia 3D que dá volumetria e a sensação de um filme que extrapola a tela. Fora isso, a marca também conta com três diferentes ativações, que se localizam em pontos diferentes do Autódromo.
A-principal, além de espaços para photo opportunity, conta ainda com um escorredor que lembra parques de diversão. As outras duas trazem novidades da marca desenvolvidas especialmente para o festival, além da distribuição exclusiva de brindes para o público.
Lagunitas
Agência: Atenas
A ativação da marca no The Town tem uma ambientação inédita construída com as características de uma nave extraterrestre em formato de um bar, utilizando os principais elementos que a marca comunica na campanha “Californian for Real”. A nave de Lagunitas oferece uma atmosfera única.
Além do espaço exclusivo, é possível encontrar o chope de Lagunitas em todos os bares do evento. A venda da cerveja acontece também em lata por meio dos backpackers que transitam pelo evento.
LATAM
Agência: BFerraz
Montagem cenográfica: MChecon
Além de distribuir 2,5 milhões de pontos LATAM Pass e compensar as emissões dos principais voos para a capital paulista nos dias do evento, a LATAM colocará literalmente o público para voar na Cidade da Música em seu estande de 80 metros quadrados distribuídos em dois andares.
McDonald’s
Agência: Octagon Latam
Cenografia: UN Cenografia
Led: Gama
Tecnologia: Nex
Conteúdo: Galeria.ag
O McDonald’s, além de lançar o McMelt The Town, construiu a sua maior operação já executada na América Latina, dentro do Autódromo de Interlagos. No total, são três cozinhas em uma área de 1.700 metros quadrados, com mais de 460 funcionários. A rede revelou que a megaoperação será a maior da história, cerca de cinco vezes superior à de sua primeira participação em um festival.
A-marca está com uma área de 1.500 metros quadrados de praça de alimentação e descanso para o público do festival. Na praça, o público tem disponíveis combos e itens avulsos do McMelt The Town, Big Mac, Cheddar McMelt e McFritas.
Além disso, há um espaço com ativações, como uma parede sensorial com os sanduíches e batatas em tamanho gigante e texturizada, e um jogo inspirado no clássico Pac-Man, em que cada jogador deve pegar a maior quantidade possível de itens passando pelo mapa no tempo determinado. O McDonald’s também vai distribuir brindes no local, além de uma estação para fotos. Na área VIP, a rede colocou uma piscina de bolinhas com brindes de Use Méqui.
Rádio Mix
Agência: Musicalize
Luz e Som: Apple Produções
Cenografia: Opção A
Imagem: Ledcom
Direção técnica: prod4u
Atenta a todos os momentos do The Town 2023 e com a missão de disseminar informação sobre música e entretenimento para o Brasil, a rádio oficial do maior festival de música, cultura e arte de São Paulo conta com um lounge de 50m² e 6 metros de altura.
Movida
Agência: ARC Brasil
Iluminação: R3
Cenografia: UN Cenografia
Luz e som: Apple Produções
No decorrer do evento, a empresa de aluguel de carros colocará todo mundo para dançar em um desafio que promoverá o plantio de árvores em áreas degradadas do Cerrado brasileiro.
Nissin
Agência: Mutala
Ao apresentar Cup Noodles como o macarrão instantâneo oficial do evento, a marca vai saciar a fome dos visitantes em apenas 3 minutos, garantindo rapidez, agilidade e preço acessível para que ninguém perca o seu lugar no gramado mais disputado de São Paulo.
Porto
Agência: Musicalize
Luz e Som: Apple Produções
Direção técnica: prod4u
Cenografia: Opção A
Imagem: Ledcom
Roda-Gigante: Mirabilandia Park
A Porto é patrocinadora oficial do evento e vai cuidar do público durante essa maratona sonora e visual com ativações especiais das verticais Porto Seguro e Porto Saúde, incluindo uma montanha-russa de dois loopings e um lounge, além de toda a operação dos ambulatórios do evento.
Red Bull
Operação: Sherpa42
A Red Bull leva ao The Town o novo Red Bull Summer Edition – Figo & Maçã. Com a surpreendente combinação de Figo e Maçã, a composição traz um sabor especial para se aproveitar a temporada mais quente do ano. No festival, o produto estará disponível nos bares e por meio de vendedores rotativos em toda a pista.
Riachuelo
Agência: Red Door
Cenografia: Live Arquitetura Promocional
Shimmer Wall: Shimmer Painéis
No total, a marca levou três espaços – o closet da Riachu, com cenários fashionistas para garantir a foto perfeita; uma pop-up store da FANLAB, marca geek da Riachuelo, que vai celebrar os 100 anos da Disney com produtos e espaços instagramáveis exclusivos; e um ambiente de descompressão estiloso e super confortável para recarregar as energias de Casa Riachuelo em parceria com a 3 Corações.
Seara
Agência: TV1
Projeto cenográfico: The Public House (pub)
Cenografia: BMarketing
Luz: LPL
Com os espaços Seara e Seara Gourmet, os lounges se destacam pelas experiências multissensoriais, além de uma linda iluminação em LED. Ambos os espaços serão repletos de detalhes instagramáveis. As experiências se completam com mezaninos com vistas privilegiadas para o palco The One, áreas vip e degustações oferecidas por chefs convidados.
Sephora
Chamado de Distrito Sephora, o estande será um espaço imersivo com uma atmosfera urbana que oferecerá experiências exclusivas onde será possível ganhar brindes, além de um serviço de maquiagem em um ambiente inovador.
Agência: Samba
Agência: Núcleo da Ideia (NDI)
TikTok
Agência: Musicalize
Luz e Som: Apple Produções
Direção técnica: prod4u
Cenografia: Opção A
Imagem: Ledcom
O TikTok é parceiro de conteúdo oficial do festival e tem uma série de iniciativas relacionadas ao evento.
O lounge da plataforma no festival foi pensado para a comunidade de criadores da plataforma e conta com uma programação especial para os convidados, interação com marcas, ativações e mais. Nele, os criadores vão poder acompanhar com vista privilegiada os shows do palco Skyline. Na fachada do lounge ainda há uma área dedicada para o público geral tirar fotos ou gravar vídeos como se estivesse dentro do feed “Para Você” do aplicativo.
Trident
Agência: Sherpa42
Led: Grupo Forte
Trident conta com um estande, operado pela agência Sherpa 42, que traz à vida ativações interativas para cada sabor da edição especial “The Town” que a marca trouxe para as embalagens de 14 unidades, já disponíveis no mercado.
Cada sabor homenageia um ponto turístico da cidade de São Paulo, tais como: Avenida Paulista, Parque Ibirapuera e Ponte Estaiada. A ativação será o ponto alto da campanha “Destrave o Play no The Town”, idealizada pela agência Leo Burnett Tailor Made, com foco total na cena musical. As referências aos pontos turísticos estarão nas cinco instalações com a estética e os cheiros inconfundíveis dos sabores de Trident Intense, Blueberry, Tutti Frutti, Melancia e Menta.
Vivo
Agência: Musicalize
Projeto cenográfico: The Public House (PUB)
Direção técnica: prod4u
Cenografia: Opção A
Luz e com: Apple Produções
Giroscópio: Scorplay
Imagem: Ledcom
Visando promover a diversidade, a marca irá destacar as ações e manifestações artísticas que são parte da cultura regional com o movimento Presença Preta.
A operadora conta com dois espaços no festival, um estande de 150m² de frente para o palco Skyline e outro de 50m² de frente para o palco Factory. No Skyline, a marca proporcionará experiências com photo oportunity.
Volkswagen
Agência: Atenas.ag
Projeto Cenográfico: The Public House (pub)
Luz: LPL
A Volkswagen do Brasil conta com quatro espaços de entretenimento para conectar o público do The Town 2023 no Autódromo de Interlagos.
Heineken
Agência: Atenas.ag
Projeto cenográfico: The Public House (PUB)
Luz e Led das tirolesas: LPL
Audio Visual/LED: Muzik
Ao todo, são 8 pontos de ativação para transmitir as mensagens da marca e o discurso da plataforma Heineken Green Your City, que reúne os compromissos de cultura e sustentabilidade da marca em um olhar para a vida noturna, música e relações com as cidades por meio de experiências relevantes e para ressignificação dos espaços urbanos com um objetivo central: pensar no futuro.
Fotos: Divulgação