O Congresso Fenauto, o maior evento de revendedores automotivos do Brasil, realizou a 12ª edição nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Além de ser um ponto de encontro para networking, o evento também se classifica como um meio para aumentar os conhecimentos dos profissionais e aprimorar as práticas do setor.
A agência R8 Live foi encarregada pelo planejamento, estratégia, operação e a criação de espaços para merchandising. Para a edição de 2023, foi atribuída uma área total de 18.000 metros quadrados, com 10.000 visitantes somados nos três dias de evento. Em relação aos expositores, 70 espaços foram destinados para as empresas. Dentre elas, Santander, Mercado Livre, Localiza, Tecnol e Revenda Mais marcaram presença.
O desenvolvimento do projeto levou quase sete meses e mobilizou uma equipe de mais de 300 pessoas envolvidas na construção total. Foram três dias de evento, com alguns desafios, como a mudança de local do Congresso, que antes era realizado no Centro de Eventos Pro Magno e passou a acontecer no Expo Center Norte. A agência se preocupou com a distribuição das áreas dos estandes para garantir uma boa circulação e proporcionar conforto aos visitantes, expositores e plenárias.
“Por ser em um novo pavilhão, tivemos que se adaptar as questões impostas e realizar um estudo aprofundado para conseguir desenvolver uma planta que atendesse todas as necessidades do Congresso”, disse Pedro Wanderlei, membro da equipe R8 Live e arquiteto responsável pela planta do evento.
Em comparação com a edição anterior, o Congresso Fenauto deste ano teve números maiores. Além da mudança de pavilhão, a quantidade de estandes aumentou e a área destinada ao evento dobrou de tamanho. Em relação às plenárias, a principal teve um crescimento considerável de participantes, sendo 1531 e a muda com mais de 250 participantes. Um grande diferencial foi a adição de mais uma plenária, a secundária, com cerca de 296 participantes.
O Congresso contou com algumas ativações, principalmente a do estande do Santander em conjunto com Webmotors, que trouxe um quebra-cabeça interativo e brindes institucionais. A OLX inovou ao trazer um jogo de sorte para os participantes, que precisavam escolher uma bolinha numérica e jogá-las ao mesmo tempo. O dono da bolinha que cruzou a linha de chegada primeiro foi o ganhador.
Dentre os destaques da plenária, estiveram o historiador Leandro Karnal com o tema “Planejamento e estratégia: O futuro começa hoje, a jornalista Christiane Pelajo, que falou sobre “Inteligência Artificial e Comunicação” e o filósofo Mário Sergio Cortella com a palestra: “Cenários turbulentos, mudanças velozes”.
Fotos: Divulgação