Uma marca é o ativo de maior valor de uma empresa, uma vez que leva em conta o resultado final de como uma organização é percebida pelos consumidores, fornecedores, colaboradores, comunidade e investidores. A interação com as pessoas tem sido um fator predominante para agregar e ampliar o valor do negócio.
Para isso o grande desafio dos profissionais de marketing está centrado no desenvolvimento de ações para construir relacionamentos e entregar uma experiência que supere as expectativas dos stakeholders. É por isso que grandes as marcas que atuam no Brasil fazem investimentos pesados na criação deste tipo de ação não só em eventos específicos, mas principalmente na hora da verdade que é o momento da compra.
Toda forma de contato entre um consumidor e uma empresa terá como resultado uma reação positiva ou negativa, o que depende de vários fatores, que podem estar além da alçada da marca.
E exatamente por isso é preciso apostar alto em oferecer sempre uma experiência incrível e inesquecível, processo que exige um esforço em equipe de todos os setores de uma empresa e, acima de tudo, de uma estratégia sólida e estabelecida, criada exclusivamente para o público-alvo.
O objetivo é transformar, ao longo do tempo, um contato inicial em um relacionamento verdadeiro. A sinceridade nesta conversa com as pessoas vai fortalecer a relação facilitando a solução de seus problemas atendendo suas necessidades, desejos e aspirações, que às vezes eles nem imaginam que possuem.
Para compreender essas vontades do cliente é necessário ficar próximo deles e escutar o que eles estão falando sobre sua empresa.
Aqui entra o grande poder do chamado customer experience, que hoje conta com o potente auxílio das ferramentas de Business Inteligence. Se aplicado com sucesso pela empresa, é criar consumidores defensores da marca.
No lugar de procurar competir com coisas quantitativas como preço baixo e maior quantidade, essas marcas resolveram melhorar as métricas qualitativas como apoio, aparência, empatia e comportamento, exatamente o que os clientes buscam e reconhecem.
Por fim, é preciso transformar o negócio com base na mentalidade do cliente em primeiro lugar, colocando o cliente no centro do negócio, do marketing, do ponto de venda e acompanhamento pós-venda.
O Papel das Ativações e Experiências
Promover experiências incríveis não é mais um luxo a que poucas marcas se dão o direito, mas sim uma expectativa dos consumidores. As marcas que fizerem isso direito terão como recompensa a fidelidade do cliente e negócios repetidos.
Experiências são feitas para agregar valor à imagem da marca sempre que uma pessoa tiver contato com ela. Os consumidores prestam cada vez mais atenção aos detalhes mais simples, que impactam na experiência com as marcas, que inclui todas as etapas em que ocorre contato com uma marca, seja indo à loja até realizando uma compra no e-commerce, fazendo uma avaliação, concorrendo em uma promoção ou participando de uma ativação.
Portanto, a experiência do cliente é um diferencial para toda empresa que pretende se destacar em sua área, já que os clientes com um nível de exigência cada vez maior e um bom atendimento já não é mais suficiente.
Com esse objetivo, são trabalhados fatores como conhecimentos, sentimentos e sensações que causam respostas comportamentais nos consumidores.
Conforme os consumidores estiverem mais satisfeitos com o negócio, maior fidelidade eles terão com a marca. Desse modo, a empresa que proporciona uma experiência eficiente e inesquecível conquista a confiança do público e alcança um lugar de destaque no mercado.
A percepção que os consumidores têm de uma marca pode melhorar e crescer com os investimentos em experiências ao vivo, como ações de brand experience e live marketing, que também podem contribuir para o aumento do valor e da interação com a marca. Dentro dessa estratégia, são criados estímulos relacionados para que o consumidor desperte essas atividades sensoriais, incluindo desde um design que traz uma identidade, até a comunicação, os espaços da empresa, e muito mais.
Por sua vez, uma estratégia direcionada para o brand experience costuma ter o sucesso medido pela avaliação de marca, engajamento dos clientes, apego, prazer e personalidade da marca, entre outras informações.
Esses trabalhos envolvem a percepção do consumidor em relação às marcas, em um esforço gradual e permanente, que pode ser executado em cada momento de interação ou consumo.
Cada etapa da interação tem sua influência na construção da percepção do consumidor, o que torna crucial o trabalho para que a impressão dele seja a melhor. Ações de brand experience e live marketing têm, como base, exatamente a proposta de elementos relacionados à marca que permitem atrair os olhares do público e gerar valor.
O consumidor 5.0, que é o perfil dominante no mercado atualmente, é fruto dos meios de comunicação que estão disponíveis nos dias de hoje.
Esse perfil de consumidor é marcado por um elevado nível de exigência, completamente adaptado ao digital e que acessa informação de modo amplo e fácil.
Atualmente, não dá para apenas comercializar um produto interessante, pois é crucial engajar os consumidores, usando os meios e plataformas corretas para alcançá-los.
Se até pouco tempo atrás se falava no Consumidor 4.0., desta vez, é preciso atender uma nova geração de consumidores, composta majoritariamente pela Geração Z, o Consumidor 5.0 que, por conta da pandemia e com o avanço tecnológico durante o isolamento social, aquele consumidor que tinha experiências dentro dela, neste pós-pandemia consolidou o hábito de usar a tecnologia no momento de se comunicar e divulgar suas demandas e aspirações.