Seis dias, 18 palcos, mais de 1.100 palestrantes, um público de 41.442 pessoas e a certeza de que a criatividade humana, que nos caracteriza e dá origem a artes, tecnologias e indústrias, continua sendo nosso principal patrimônio e aposta de futuro.
Foi isso que aconteceu na 5ª edição do Rio2C, maior encontro de criatividade da América Latina, que povoou a Cidade das Artes de 11 a 16 de abril, com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, shows, ativações e experiências imersivas. O conceito de soft power, que se traduz,na forma como uma nação projeta culturalmente a sua imagem para o resto do mundo, foi o tema norteador desta edição.
“Estamos em um momento de inflexão e temos de nos voltar cada vez mais para o nosso diferencial enquanto espécie: nada mais humano do que a arte, a cultura, a criatividade.”, acrescentou.
Outra característica marcante desta edição foi o otimismo dos participantes com o momento de retomada cultural do Brasil, palpável nos painéis, encontros e conversas, bem como nas mais de mil reuniões de negócios que envolveram 550 executivos entre players, investidores e mentores de mais de 30 países.
“O Rio2C tem esse olhar muito forte para a criatividade como indústria, e seu impacto na geração de emprego e renda. A pujança do evento é um reflexo da esperança e do otimismo que o mercado está projetando para o que está vindo por aí. Acreditamos que existe um caminho próspero à frente, e que muitas oportunidades estão se abrindo”, disse Lazarini.
Além de grandes temas, a edição deste ano trouxe para os palcos grandes nomes da música, como Angélique Kidjo, Gilberto Gil, Lyor Cohen, Ludmilla, Seu Jorge, Dilsinho e Ivete Sangalo;, do audiovisual, como Fernando Meirelles, Tony Ramos, Adriana Esteves, Lázaro Ramos, Juliana Paes, Ingrid Guimarães, Jantje Friese e Baran bo Odar; do universo digital, como os streamers PlayHard e Coringa, os influenciadores Felipe Neto e Cherrygumms e o empresário Kondzilla; dos esportes, como Rubens Barrichello, Fernanda Garay, Carlos Burle, Fabiana Murer e Bob Burnquist; do jornalismo, como Fátima Bernardes, Pedro Bial, Aline Midlej, Sonia Bridi e Poliana Abritta; e da moda, design, arquitetura e artes, como Lenny Niemeyer, Fred Gelli e Marcelo Rosembaum.
Como de praxe, o evento promoveu também o encontro do mercado com o poder público, que esteve presente com representantes do Ministério da Cultura, da Ancine, da RioFilme, da Spcine, das Secretarias Estaduais de Cultura e Indústria Criativa, e Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, além das Secretarias Municipais de Cultura do Rio, de São Paulo e de Salvador. A edição deste ano também ficou marcada pelos desdobramentos de encontros iniciados na Cidade das Artes.
“A construção do Rio2C sempre foi coletiva, aberta a parcerias. Nosso objetivo era ser um catalisador, criar ondas que se espalhassem para além dos nossos muros. Neste ano vimos isso de fato acontecer”, disse o CEO do evento.
O trabalho do Rio2C para transformar a cidade que o sedia na capital criativa do Brasil rende dividendos objetivos ao município: segundo estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro (SMDEIS), o encontro movimentou mais de R$ 315 milhões na edição deste ano.
Entre as novidades deste ano, um palco dedicado aos jogos eletrônicos (Game+, em parceria com a Player1), outro para a moda, arquitetura, arte e design (Arts&Crafts) e três summits inéditos: o de cultura digital (com a Play9), o de esportes (com o NWB/SBF) e o de mercado de capitais, com foco em criptoativos e ativos verdes (com a Forbes), além do já tradicional summit de marcas e conteúdo do Meio & Mensagem, uma colaboração iniciada em 2018.
Após quatro dias voltados principalmente aos profissionais das indústrias criativas, o fim de semana de encerramento deu espaço à Festivalia, que misturou shows de novos artistas (no PitchingShow) e apresentações de ídolos dos games com oficinas, masterclasses e bate-papos com executivos e empreendedores das indústrias criativas, oferecendo um contato direto e instrutivo para os jovens que almejam fazer parte deste mercado.
O Rio2C conta com o apoio do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado do Rio de Janeiro via Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Lei Estadual de Incentivo à Cultura) e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro via Secretaria Municipal de Cultura (Lei Municipal de Incentivo à Cultura). Banco do Brasil e Petrobras são os patrocinadores master do evento, que tem ainda patrocínio da Enel e da Ancine; parceria com a RioFilme; e apoio da Firjan, Cedae, Globo, OLX, Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, RioInnovationWeek, Bemobi e Oliveira Trust.
Entre as mais de 50 marcas que participaram do evento estão Heineken, SamsungTV, Netflix, Amazon, Warner/Discovery, Paramount, Conspiração, Windsor, Sympla, SpCine, Sebrae, Quanta, CNS, ICTIM Maricá, InPress, Deezer, ESPM, Anonymous Content, Paris Films, Artplan, Canal Like, SoundOn, Megatrax, Ompi, UBC, Abramus, Coqueirão Filmes, BigSync, ProFilms e Bravi.
O Rio2C é atualmente a maior plataforma de conhecimento, network, impulsionamento de negócios, mapeamento e formação de novos talentos da indústria criativa. Acreditando que a criatividade se origina no diverso, conta com uma rede de parcerias institucionais com associações, ONGs, federações e redes de ensino para democratizar conhecimento e gerar oportunidades. O evento distribuiu 2.947 ingressos para mais de 40 projetos sociais e instituições públicas de ensino, como Cufa, Afroreggae, Redes da Maré, Afrogames, CEFET, UniRio, UFRJ e UERJ, para citar alguns, e contou com a parceria de mais de 100 entidades parceiras.
Fotos: Divulgação