O São Paulo Coffee Festival será realizado, pelo terceiro ano consecutivo, na Bienal de São Paulo nos dias 21, 22 e 23 de junho, celebrando a cultura e a comunidade do café na maior cidade da América Latina.
O São Paulo Coffee Festival, que teve sua origem em Londres há mais de uma década e atrai grande público em cidades como Amsterdã, Cidade do Cabo, Londres, Los Angeles, Milão e Nova York, é organizado em São Paulo pela Espresso&CO.
Este ano, o São Paulo Coffee Festival conta com 130 marcas expositoras e espera receber mais de 15 mil visitantes, um aumento de 20% em relação às edições anteriores. Focado principalmente no consumidor final e destacando cafés especiais, o SPCF oferece uma variedade de experiências sensoriais, culturais e gastronômicas, incluindo degustações de diversas cafeterias e microtorrefações, atividades interativas, workshops, boa comida e atrações musicais. É um evento imperdível para todos os amantes do café, desde iniciantes até experts, assim como para apaixonados por gastronomia e cultura.
A edição de 2024 do São Paulo Coffee Festival ocupará todo o piso térreo e o primeiro andar da Bienal, com diversos estandes e ativações, incluindo A Cozinha. Patrocinada por 3 Corações e A Tal da Castanha, e com apoio do Senac, este espaço contará com convidados especiais que produzirão conteúdos gastronômicos para destacar a riqueza cultural da cidade, com comidas que giram em torno do universo do café. Entre os convidados estão Pedro Frade, chef pâtissier da Confeitaria Caramelo, Wanderson Medeiros, chef do restaurante Canto do Picuí, Fernanda Valdívia, da padaria Deli Garage, e Fábio Vieira, chef executivo do Santo Grão.
No espaço A Torrefação, apresentado por Orfeu com apoio da Carmomaq, os visitantes poderão torrar seu próprio café para levar para casa e aprender de forma rápida e lúdica sobre a produção da bebida.
No Latte Art Ao Vivo, patrocinado pela Nude, com a máquina oficial Storm e apoio do Café Store, baristas apresentarão os melhores designs de Latte Art, incluindo receitas de drinques clássicos e vaporização. Os visitantes também poderão participar de workshops e experimentar na prática a combinação de café com leite, uma das favoritas dos brasileiros.
Para aqueles interessados em conversar com importantes nomes do mundo do café, O Laboratório é essencial. Nesse espaço, haverá discussões interativas e oficinas com profissionais e especialistas que abordarão temas como a rotina de uma cafeteria, a história do café e métodos de preparo.
Outro destaque é a Sensory Experience, que oferece experiências sensoriais envolvendo os sabores do café e suas harmonizações. São duas salas com capacidade para 15 pessoas cada, oferecendo programações para desafiar os sentidos dos participantes.
O evento também apresentará a famosa Copa Barista, um campeonato que este ano conta com o patrocínio da Melitta e apoio da Nude, Café Store e Bunn, premiando em dinheiro os melhores competidores na preparação de espressos, cappuccinos e filtrados.
Para aqueles em busca de aprendizado, o Senac oferecerá Masterclasses durante os três dias do evento, divididas em dois temas: “Café sem medo: a arte de preparar o seu café na V60” e “Coquetéis com Café: a versatilidade da bebida mais amada do mundo”. Para participar, é necessário adquirir um ingresso específico para a atividade, no valor de R$ 50.
A música ao vivo também será um destaque, garantindo boas vibrações enquanto os visitantes apreciam um café. Este ano, o Café & Música, apresentado por Hershey’s com apoio da SumUp, estará localizado no mezanino da Bienal, com um line-up exclusivo no live Music Stage e DJs à noite.
A gastronomia será outro ponto alto, com o Food Stations reunindo restaurantes renomados de São Paulo, como Canto do Picuí, Fôrno, Komah, La Peruana, Pita Kebab, Shihoma Deli e T.T. Burger. Os pagamentos serão feitos nos totens de autoatendimento Kiosk da SumUp, que é a maquininha oficial do SPCF.
Para uma experiência ainda mais completa, o São Paulo Coffee Festival e a Cervejaria Tarantino criaram uma cerveja especial para o evento. Os visitantes poderão experimentar a exclusiva Tarantino Coffee Lager (5,1%), uma Vienna Lager com infusão de café à frio diretamente no tanque, disponível no Beer Bar.
“O festival, além de celebrar a paixão pelo café, desempenha um papel crucial no desenvolvimento do consumo no mercado interno. O São Paulo Coffee Festival oferece uma plataforma única que promove experiências imersivas, inovação e troca de conhecimentos entre profissionais, entusiastas e consumidores. Este ambiente interativo e educativo não apenas valoriza a cadeia produtiva do café, mas também estimula o crescimento sustentável e a criatividade no mercado.”, declara Caio Alonso, diretor da Espresso&CO, realizadora do São Paulo Coffee Festival.
Os ingressos, disponíveis na plataforma Ticket360, são divididos nas seguintes categorias: ingresso diário (sexta-feira R$ 60, sábado R$ 80 e domingo R$ 80), passaporte para três dias (R$ 160) e ingresso VIP diário (R$ 170). Todos os ingressos, exceto o VIP, estão disponíveis na modalidade meia-entrada. Os preços podem aumentar à medida que o evento se aproxima.
O São Paulo Coffee Festival é realizado pela Allegra Events e Espresso&CO, com patrocínio master de 3 Corações, Melitta e Café Orfeu. O evento também conta com o apoio da ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café, A Tal da Castanha, Café Store, Nescafé, Nespresso, Philips Walita, SENAC, SumUp e da Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Turismo.
Fotos: Divulgação