O SBT Rio inaugurou, no dia 19 de agosto, sua sede própria no Rio de Janeiro. Em uma área de 829,12m² totalmente modernizada, o local passa a ter um novo estúdio com vista externa para a Marina da Glória e Urca, sendo dividido em quatro sets.
Além disso, câmeras com tecnologia 4K, nova infraestrutura da tecnologia da informação, fluxo de sinal realizado por meio de fibra ótica, investimentos em switcher, central técnica, telefonia, infraestrutura elétrica e moderno layout técnico e administrativo contemplam a área da emissora, que estará localizada na Avenida Marechal Câmara, centro do Rio de Janeiro.
Leia também: SBT traz Show do Milhão de volta à TV com PicPay.
Vale ressaltar ainda que todas operações estarão 100% migradas até o final de setembro deste ano. Os telespectadores acompanharam alguns detalhes da inauguração, que foi ao ar, ao vivo, pelo ‘Fofocalizando‘ e teve o comando de Isabele Benito diretamente do Rio.
“Hoje é um dia importante para a família SBT. Nós, cariocas estaremos conhecendo uma TV que funciona de forma ecologicamente moderna, depois de algumas tentativas para realizar este feito. Estou emocionada e grata pelos colaboradores que fazem parte desta equipe. Reconheço todo esforço e dedicação, e parabenizo os profissionais que participaram desse grandioso projeto. Esse sonho está se tornando realidade, e, neste momento, estou representando meu irmão, que é um grande empresário, e toda a diretoria que está participando à distância, com a mesma emoção de quem está presente na inauguração. Meus agradecimentos!”, comemora a diretora-geral do SBT RIO, Sara Benvinda Abravanel.
As novidades
Transmissão e recepção de sinais
Todo o fluxo de sinal é realizado por meio de fibra ótica entre o SBT Rio e SBT SP e o uso de links de rádio IP que interligam o prédio da Marechal Câmara e o Transmissor no Morro do Sumaré de forma bidirecional.
Estúdio
O estúdio é dividido em 4 sets: Jornal do SBT Rio, Jornal de Friburgo, entretenimento/esporte e croma key para o cenário virtual. O novo estúdio mantém a parte viva captada pela janela com fundo a Marina da Glória e Urca. Toda iluminação é realizada por meio de refletores e fitas de LED com baixíssimo consumo.
Switcher Produção
As câmeras que integram o projeto são PTZ (pan tilt e zoom) que não necessitam de operadores na cabeça e podem ser operadas remotamente, estas câmeras, utilizam tecnologia 4k através de conexões NDI, novo formato de vídeo sobre IP.
No estúdio possuímos 3 câmeras e na Laje duas câmeras que permitem captar imagens das belezas do Rio. O switcher, integra diversos recursos de corte, efeitos, grafismos e cenário virtual, incluí também a automação que conecta as estações de trabalho dos jornalistas com o equipamento permitindo criar um playlist de exibição de jornal reduzindo as interferências humanas durante o jornal.
Master
O layout do novo master dá mais conforto e segurança ao operador contemplando painel touch screen e um novo servidor com maior capacidade de armazenamento.
Central Técnica
De forma unificada todo o fluxo de sinais de entrada e saída, vídeo servidores, unidades eletrônicas, matrizes, processadores, servidores de TI ficam nesta sala, como isso controla o fluxo de acessos, o melhor condicionamento de ar-condicionado.
TI
Toda infraestrutura da tecnologia da informação é nova, compõe novos servidores com firewall aumentando a segurança nos acessos e a eficiência na operação diária.
Telefonia
A telefonia passa a utilizar a tecnologia IP que, por meio de uma conexão, fornece telefonia resultando menos cabos, menor custo de tarifação e capacidade operacional.
Sistema de ar-condicionado
Toda a área técnica passa a utilizar centrais de ar-condicionado VRF, menor ruído, controle eletrônico de temperatura e programação.
Infraestrutura elétrica
A estrutura da emissora na Marechal Câmara conta com energia redundante da concessionária, por meio de um grupo gerador e dois sistemas de nobreak que atende individualmente a área de TI e outro a área técnica.
Redação
Uma câmera PTZ foi colocado na redação para entradas ao vivo eventuais facilitando factuais e aumentando a capacidade de interação no jornal. A redação mais próxima às ilhas de edição melhora o controle e agilidade no fechamento do jornal.
Layout técnico e administrativo
Parte de um conceito clean sem ambientes fechados mantendo uma linha visual de toda a emissora, permite melhor integração entre os colaboradores.