Ativação

Supercopa Desimpedidos lança formato inédito para TikTok em sua 6ª edição

Além da rede social de vídeos curtos, Nike, Nubank, Brahma, Clear, Guaraná Antarctica e Mercado Bitcoin embarcaram no formato que investe no esporte e na zoeira para se conectar com a comunidade esportiva.


A temporada 2022 da Supercopa Desimpedidos, o campeonato de futebol mais aguardado e divertido da internet, que reúne mais de 100 criadores de conteúdo, celebridades e atletas em campo, foi oficialmente aberta. 

Além da superseleção de craques da bola, do humor e da resenha, a 6ª edição do projeto chega com algumas novidades, incluindo, o formato híbrido e a transmissão multiplataforma, com apoio e patrocínio inédito do TikTok

Leia também: Paramount+ ativou nas alturas para 5ª temporada de The Handmaid’s Tale

Desde 19 de setembro, nomes como o apresentador Rodrigo Faro, o jornalista Tiago Leifert, os rappers Djonga, Hariel e Sidoka, o produtor musical Papatinho, os gamers Cerol e Nobru, os humoristas Joselito e Victor Sarro, a ex-jogadora de futebol Milene Domingues, a atleta de futvôlei Giu Araki, o ex-BBB Gustavo, o youtuber Júlio Cocielo, entre muitos outros, se juntaram à turma do canal Desimpedidos e a talentos da TEIA NWB para o torneio, que termina em 3 de novembro.

Além-disso, o squad do TikTok também trocou as câmeras pelas chuteiras, formado por representantes conhecidos na plataforma, como Jeff Bala, Johnogp, Lucas Freestyle, Pkllippe, Eudanlessa, e muitos outros.

Às vésperas da expectativa pelo hexa do Brasil, os participantes são separados em oito equipes para defender as camisas do Brasil, Catar, Croácia, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra e Nigéria em homenagem às seleções Nike. Na Supercopa Desimpedidos, eles serão divididos em 2 grupos com 4 times cada e só os dois primeiros colocados se classificam.

Ao contrário de 2021, os primeiros jogos serão gravados e somente a semifinal e a final serão ao vivo. 

“O formato híbrido nasce do novo momento da NWB, de ouvir a audiência e transformar suas contribuições e dados em conteúdos de entretenimento esportivo que privilegiam o que as pessoas querem ver. Ao escutar a voz da nossa comunidade entendemos que a Supercopa Desimpedidos nesse formato propicia resgatar a essência das edições passadas e adicionar ainda mais humor e zueira. E, por outro lado, manter o ápice do projeto em transmissão ao vivo traz o campeonato para o calendário oficial da galera”, revela Luiza Maggessi, diretora do Estúdio NWB, área da Content Tech que forma a maior rede digital de esportes no País.

O conteúdo feito para a comunidade esportiva digital também está presente nas ativações de marca. TikTok, Nike, Nubank, Brahma, Clear, Guaraná Antarctica e Mercado Bitcoin aderiram ao formato que conecta fãs do esporte e celebridades e criadores de conteúdo por meio da paixão pelo esporte traduzida em humor e resenha. 

Os patrocinadores tiveram envolvimento na Supercopa Desimpedidos de uma maneira orgânica no conteúdo, que vão desde assinar momentos de destaque, como em escalações, uniformes, análise de estatísticas e premiação do melhor jogador em campo, até participar de forma ativa das partidas, como foi o caso da Brahma, que se transformou no spray cremoso que sinaliza a marca das faltas e dos pênaltis, e Guaraná Antarctica que, depois de dois anos sem a galera presencial, traz a torcida com o quadro ‘Torcer é Coisa Nossa’.

“Essa abordagem torna o conteúdo mais fluido e pensado para a realidade, linguagem e maneira de se comunicar da Internet, que não combina com o tradicional modelo de merchan adotado nas transmissões esportivas de outros meios de comunicação”, aponta Gilberto Corazza, diretor de negócios da NWB

Essa experiência é resultado da expertise da NWB em transmissões ao vivo de campeonatos como Cariocão, Libertadores, Paulistão e Brasileirão Feminino através dos canais Desimpedidos, Camisa 21 e Passa a Bola. Somados, os conteúdos da vertical NWB Live já somam mais de 29,7 milhões de views.

Outro ponto alto da sexta edição do projeto é a presença do Observatório da Discriminação Racial junto com a NWB na fomentação do antirracismo no futebol. Todos os uniformes da competição terão a comunicação visual sobre o projeto, que já foi disseminado dentro da empresa com uma cartilha exclusiva sobre letramento racial.

A Supercopa Desimpedidos conta com transmissão no TikTok e no Youtube, e recheará todos os canais digitais do Desimpedidos com conteúdo sobre a competição. 

De maneira inédita, o TikTok fará uma transmissão vertical exclusiva no perfil do Desimpedidos, própria para o formato da ferramenta. E todas trabalharão com as hashtags:#SupercopaDesimpedidos e #SCD2022.

Os episódios, lances, gols e zoeiras vão ao ar todas ass segundas, terças e quintas-feiras, às 18h.

Os fãs podem esperar bastante diversão a cada episódio, além das redes repletas com os melhores momentos. A narração no Tik Tok fica a cargo de Baba Marcos com participação do comentarista André Bastos. No Youtube, a resenha fica por conta da voz do Hexa, o apresentador Chico Pedrotti; a cobertura de campo das repórteres Marília Galvão e Bianca Santos; e comentários do apresentador Fred diretamente da cabine.